TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Habibs

Por:   •  1/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 3

Matriz de atividade individual*

Módulo: 4

Fórum

Título: Habib’s um caso de sucesso

Aluno:

Disciplina: Fundamentos de Marketing

Turma: 

Introdução

Dentro do atual cenário econômico, onde a crescente oferta de produtos e serviços tornam a concorrência cada vez mais acirrada, estabelecer uma estratégia de marketing adequada ao negócio é crucial para o atingimento dos objetivos de qualquer organização. Nesta atividade, serão apresentadas as principais decisões de promoção tomadas pela rede de fast food Habib’s, que apresentou desde a sua inauguração em 1988 um crescimento surpreendente e representa um caso de absoluto sucesso, tendo atingido a marca de 305 endereços distribuídos pelo Brasil e 150 milhões de consumidores, o que colocou o Habib´s como a maior rede de fast food genuinamente nacional¹.

Público-alvo e objetivos do composto promocional

O Habib’s aposta na diferenciação de seus produtos para atingir diferentes públicos-alvo. Com a disponibilização de produtos de baixo preço, a rede atinge as classes de menor poder aquisitivo, e com a oferta de alta variedade e alta performance em qualidade, consegue atrair o público das classes de maior poder aquisitivo.

Dentro de sua estratégia de marketing, o Habib’s investe em patrocínios esportivos, parcerias com programas sociais e na manutenção de um canal eficiente de comunicação com os seus consumidores. As iniciativas mostram como a empresa compreende seu público-alvo, desenvolvendo ações de marketing tender a ser vistas de forma positiva pelos seus diferentes públicos-alvo, o que acaba tendo como consequência uma percepção positiva de seus produtos pelos consumidores.

Características e aplicações dos instrumentos

1. Propaganda

É um ponto onde a empresa investe significativamente, tendo como exemplos os patrocínios a diversos clubes de futebol (esporte mais popular do país) e também do maior campeão nacional de tênis de mesa (Hugo Hoyama).

2. Promoção de vendas

Neste instrumento podem ser citados diversos exemplos utilizados pela rede. A promoção realizada em 1999 chamada “Preços que começam com zero” destacava três produtos com preço inferior a R$ 1,00. Na criação do serviço de entregas “28 minutos ou o cliente não paga”, lançado em 2002, o foco já era maior na questão da qualidade, onde o Habib’s firma um compromisso de entrega do produto ao consumidor dentro do prazo.

3. Relações Públicas

A rede criou um canal de relacionamento chamado “Alô tia Eda”, com o objetivo de estreitar o relacionamento com os seus clientes.

Comparação de instrumentos promocionais com os dos principais concorrentes

Avaliando-se o material disponível no website da empresa, nota-se que apesar de apresentar um diferencial em relação à gama de produtos quando comparado com os principais concorrentes, o Habib’s se utilizada de instrumentos promocionais semelhantes aos de seus concorrentes. Um exemplo disto é o kit Habib’s, que oferece brindes pela compra de um combo. Esta estratégia foi muito utilizada pelo Mac Donald’s, com seu kit Mac Lanche Feliz. O próprio lay out dos sites é bastante parecido, e as lojas oferecem ao consumidor uma estrutura bastante semelhante também.

Conclusão

O Habib’s pode ser considerado um caso de sucesso no ramo dos fast-foods, tendo apresentado um crescimento expressivo desde sua fundação em 1988, e consolidando-se hoje como uma das principais redes em atuação no mercado brasileiro. Sua capacidade de atender a uma gama diferenciada de públicos garante a expansão e sustentação da empresa dentro do mercado, graças à uma estratégia sólida de marketing, onde a empresa é capaz de entender a atender aos anseios de diferentes tipos de consumidores.

Referências bibliográficas

1) Texto Habib’s: Genial como os brasileiros

2) Material didático FGV

3) www.habibis.com.br

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com