TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing na Administração

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.143 Palavras (9 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

7º SEMESTRE

ALCÉLIO DUARTE DE OLIVEIRA                RA 1107296844

DEBORAH MARIA DA SILVA GALLO        RA 4236822631

FELIPE EDUARDO VANTIN                        RA 4200054557

JAQUELINE CRISTINA COCA                RA 4440813994

LAURIENE GABRIELE ALVARES                RA 4259835303

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

PROFESSOR ALEX ZOMPERO

Leme-SP

2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO                   _                                                           2

2 CONCEITOS BÁSICOS DE MARKETING                                        3

        2.1 Propostas de Mudanças                                                        4

3 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING                         6

        3.1 Análise de Ambiente “Cacau Sabor”              _                                 6

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                         8

REFERÊNCIAS                                                                          9


1 INTRODUÇÃO

        Este trabalho apresentará os principais conceitos de Mix de Marketing e Plano de marketing e como eles auxiliam na construção do branding e da proposição do valor ao produto ofertado, a fim de fidelizar e satisfazer os clientes. Será elaborada uma breve análise de mercado onde a empresa “Cacau Sabor” está inserida e por fim, serão apresentadas ideias de mudanças e inovações, visando a fixação da marca no mercado e diversificação na gama de produtos ofertados pela empresa.


2 CONCEITOS BÁSICOS DE MARKETING

        Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas necessitam ter uma visão bem mais ampla do ambiente onde está inserida. O Mix de marketing, também conhecido como 4 P’s, é o conjunto de ferramentas e ambientes que a empresa deve estar atenta, para concluir seus objetivos e ganhar espaço no mercado.

        O Mix de marketing é formado basicamente por quatro ferramentas:

  • Produto: Produto ou serviço oferecido ao mercado com o objetivo de suprir desejos e/ou necessidades;
  • Promoção: Conjunto de ferramentas que visam a divulgação do produto aos clientes e ao incentivo de sua compra, gerando uma necessidade e desejo de adquiri-lo, os meios mais conhecidos são: marketing direto, força de vendas, relações públicas e publicidade, promoção de vendas e propaganda.
  • Preço: é o valor monetário cobrado pelo produto e/ou serviço, quanto custa ao consumidor para adquiri-lo. O preço definirá o lucro, obtida pela relação custo x preço e influenciará na escolha de compra pelo consumidor, pois o preço deve estar diretamente ligado à qualidade.
  • Praça: são as organizações e meios usados para ligar os fabricantes aos usuários finais, disponibilizando ao cliente o produto e/ou serviço da forma mais fácil e conveniente.

        Na atividade proposta, utilizaremos 2p’s (Produto – Promoção) para elaboração de uma estratégia com a finalidade de resolver o problema com a variação das vendas e reduzir o percentual de faturamento sobre um único produto.

2.1 Proposta de Mudanças

        Seja qual for o ramo de atividade, a marca de uma empresa hoje é o bem mais importante que ela possui, a marca deve ser lembrada pelo logo da empresa, pelo nome, produto ou até por uma frase ou música ligada à mesma. A correta gestão dessa marca é ponto vital para alcançar o sucesso, e a empresa “Cacau Sabor” falhou em um ponto importante neste trajeto, mudou de logotipo diversas vezes em um curto espaço de tempo, o que não possibilitou a fixação da marca pelos clientes, o que pode levar um tempo até que isso seja estabelecido.

        Como proposta de um novo logotipo, temos a opção que segue abaixo, simples e criativa, seria uma imagem com o intuito de ligar o nome da empresa aos produtos que ela oferta ao mercado. A cor marrom representa o chocolate, e esse formato reflete algo derretido, chocolate “derretido e saboroso”.

[pic 2]

        Além deste importante fator, que é o logotipo da empresa, a gama de produtos que ela oferece está relativamente baixa, em um mercado onde os consumidores buscam inovações e variedades com maior frequência, a organização precisa se adaptar e mostrar ao mercado que está presente e que veio para ficar, inovando e oferecendo produtos de qualidade, ou seja, agregando valor aos seus produtos.

        Tendo em vista a necessidade de colocação de uma maior variedade de produtos no mercado, obtivemos com uma pesquisa de mercado/consumo, o que os consumidores estão procurando com maior frequência durante o ano todo.

        

PRODUTO

JUSTIFICATIVA

Confetes de chocolate

        Um dos doces mais vendidos no mundo, sempre é procurado pelos consumidores, independente da época do ano.

Chocolate Aerado

        Um exemplo é o Suflair (Nestlé), como um dos chocolates mais vendidos no Brasil, os amantes desse tipo de chocolate não costumam trocá-lo por outras opções.

Trufas abertas

        A trufa sempre se destaca em vendas no Brasil, a trufa aberta, que pode ser consumida com colher, pode ser oferecida em diversos sabores e ocasiões.

Linha Diet/Light/Nutricional

        Desde barras de cereais a chocolates com menor porcentagem de açúcar, os cuidados com a saúde e o corpo estão em crescente expansão nos últimos anos, quem oferecer produtos que contribuam com isso e ainda assim, oferecer um produto com qualidade, se destacará.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (156.6 Kb)   docx (37.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com