TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia

Por:   •  25/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.440 Palavras (14 Páginas)  •  2.929 Visualizações

Página 1 de 14

Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16)

AMIGA DA MARIA

1. Avaliação I - Redação Individual (312535)

Prova: 3989785

1. O relevo apresenta diferentes formações que são consequências das ações de agentes endógenos (internos) e exógenos (externos). O relevo brasileiro é muito antigo, formou-se desde as primeiras eras geológicas e sua modelagem atual resulta da sucessão de ciclos climáticos e da ação das forças internas da Terra. Os geógrafos brasileiros Aroldo de Azevedo, Aziz Ab¿Saber e Jurandyr Ross fizeram importantes contribuições no estudo e na classificação do relevo brasileiro, em períodos diferentes, cada um utilizando determinados critérios às tecnologias disponíveis para os estudos na época. Escreva uma redação com o tema: A CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO DE CADA UM DESTES GEÓGRAFOS E OS CRITÉRIOS OBSERVADOS POR CADA UM DELES.

RESPOSTA ESPERADA:

A primeira classificação do relevo brasileiro em planícies de até 200 metros de altitude e planaltos com mais de 200 metros de altitude, bastante acidentados, é a mais simples feita pelo professor Aroldo de Azevedo. Ele se baseou no nível altimétrico, ou nas altitudes (altura dos terrenos em relação ao nível do mar). No Brasil, não existem montanhas com mais de 2.000 metros de altitude.
Na década de 1960, o professor Aziz Ab¿Saber estabeleceu outra classificação do relevo, um pouco mais detalhada, pois resultou em 10 unidades de relevo. Além da altimetria, foram considerados os processos geológicos de erosão e de sedimentação. Este geógrafo fez importantes contribuições na área da Educação Ambiental.
A partir de 1930, o professor Jurandyr Ross estabeleceu a terceira classificação do relevo brasileiro, bem mais detalhadas que a primeira e a segunda. Os critérios utilizados foram os níveis altimétricos, combinados com os processos de erosão, sedimentação e formação do modelado terrestre, associando-os às estruturas geológicas nas quais ocorreram. Para chegar a esta classificação em que são consideradas três principais formas, subdivididas em 28 unidades de relevo, o geógrafo utilizou as informações dos levantamentos aerofotogramétricos do Projeto Radambrasil. Esta é a classificação mais utilizada atualmente.

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (312537)
Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16)

Prova: 3989863

1. As etapas do desenvolvimento da criança são muito complexas, e a noção de espaço pode variar de uma criança para outra. O professor dos anos iniciais deve conduzir a criança a entender os conceitos adquiridos sobre o espaço, localizando-se e localizando os elementos em espaços cada vez mais distantes e desconhecidos (ALMEIDA; PASSINI, 2008). Estas habilidades e conceituações envolvem a tomada de consciência por parte do aluno do seguinte: do espaço ocupado por seu próprio corpo; da localização dos objetos no espaço; das posições relativas dos objetos no espaço, o que envolve deslocamento e orientação; e das distâncias, medidas e esquematização do espaço. Diante deste contexto, disserte sobre a base deste processo, ou seja, a tomada de consciência do espaço corporal, com exemplos de atividades.

FONTE: ALMEIDA, R. D.; PASSINI, E. O Espaço Geográfico: ensino e representação. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

RESPOSTA ESPERADA:

A exploração de espaço ocorre desde o nascimento, a partir das experiências que a criança realiza em seu entorno: rastejar engatinhar, andar, correr, esconder-se, entrar em gavetas e caixas etc. O esquema corporal e a lateralidade são a base da alfabetização espacial e cartográfica. As noções espaciais das crianças desde a Educação Infantil poderão ser trabalhadas através de brincadeiras como a ¿amarelinha¿, pois permite estabelecer a relação corpo-espaço ocupado. No mapeamento do eu, no tamanho real, em papel pardo, com auxílio do colega, as crianças tomam consciência de sua estatura, da posição de seus membros e dos lados de seu corpo. Ao representá-lo, terá necessidade de utilizar procedimentos de mapeador: generalizar, observar a proporcionalidade, selecionar elementos mais significativos, para que a representação não perca as características de sua imagem. Com as representações do papel pardo concluídas, poderão ser realizadas atividades complementares em que a criança indica, por exemplo, os membros do lado esquerdo, do direito, o que está em cima, atrás, olhando de frente para seus desenhos, na posição normal e depois espelhada.

2. Milton Santos foi o geógrafo brasileiro que produziu obras reconhecidas internacionalmente, e foi um ilustre brasileiro condecorado com títulos e prêmios. Dentre sua obras merecem destaque: "Por uma outra globalização"; "A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção"; "Atlas Nacional do Brasil Milton Santos". O geógrafo se preocupou  e escreveu sobre questão metodológica da Geografia, construiu conceitos e aprofundou o debate epistemológico. Disserte sobre a vida e obra de Milton Santos para a Geografia.

RESPOSTA ESPERADA:

Milton Santos nasceu na Bahia, era filho de funcionários públicos, estudou geografia no Brasil, mas concluiu seu doutorado na França, e lecionou em universidades daquele país durante a ditadura. Foi e ainda é considerado um grande geógrafo. Ao retomar autores da geografia clássica, renovou a geografia, contribuindo para a geografia crítica. Pode-se dizer que Milton Santos foi um dos expoentes da geografia crítica, sem ser marxista radical. Preocupou-se com o lado negativo da globalização, com a população pobre e excluída deste processo chamado por ele de perverso. Milton Santos foi o único brasileiro a receber o mais alto prêmio internacional da geografia, o prêmio Vautrin Lud, em 1994. Foi homenageado tanto no Brasil como no exterior. Entre os 13 títulos de doutor honoris causa, alguns foram recebidos no Brasil, França, Argentina e Itália. Foi consultor da Unesco e da OIT - Organização Internacional do Trabalho - e da OEA - Organização dos Estados Americanos.

3. A alfabetização geográfica e cartográfica tornar-se-á mais fácil e prazerosa se o professor dos anos iniciais utilizar uma metodologia acompanhada de um conjunto de recursos didático-pedagógicos e estratégias capazes de prender a atenção da criança ao mesmo tempo em que desenvolve competências cognitivas, de observação, comparações de grandeza, interpretação de distâncias e leituras da paisagem e de seus elementos geográficos. A utilização das maquetes como recurso didático-pedagógico, a qual utiliza uma representação tridimensional da superfície, auxiliará os alunos no raciocínio geográfico. No entanto, a construção de uma maquete só será significativa para o aluno se estiver vinculada a objetivos. Diante da contextualização, disserte sobre os objetivos que a elaboração e o uso de maquetes deve abarcar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (210.4 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com