TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOMES TÍTULO DO TRABALHO

Por:   •  18/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

NOMES

TÍTULO DO TRABALHO

Porto Velho- RO

2019

NOME DO AUTOR

 

TÍTULO:

                                             

Trabalho apresentado ao Curso de Administração do Centro Universitário São Lucas, Com o requisito parcial para a aprovação na disciplina de Logística, sob a orientação do Professor Marcos Vinicius Moreira.

INTRODUÇÃO

Nos primórdios de sua história, os seres humanos gravavam suas atividades em formato de símbolos, desenhos e palavras em pedras e metais. O papel é utilizado para contar a história da humanidade. Tem como origem remota o papiro - planta nativa dos pântanos egípcios, o qual começou a ser utilizados para gravações três milênios antes de Cristo.

Por cerca de 600 anos, os chineses mantiveram sigilo a respeito do primeiro sistema de fabricação de papel, onde se utilizava fibras de árvores e trapos de tecidos cozidos e esmagados. A massa o qual se formava após a mistura, era espalhada sobre uma peneira com uma moldura de bambu e um pano esticado e exposto ao sol para um processo antural de secagem. Somente em 751 foi desvendado o segredo da fabricação do papel, durante uma boa parte de sua história, o papel foi fabricado a mão. No século XV11, os holandeses começaram a aplicar a força hidráulica para mover as grandes pedras que preparavam as fibras para a produção de papel.

A primeira máquina de fazer papel foi inventada em 1799, na França por Nicholas-loius. Algum tempo depois, os irmãos Fourdrinier apresentaram uma forma de fabricação contínua do papel com aperfeiçoamento na Inglaterra. A tecnologia foi se aprimorando conforme o tempo passava e os avanços na composição química do papel tambem, atingindo um alto grau de automação e produtividade.

No Brasil, o papel começou a ser fabricado somente em 1809, no estado do Rio de Janeiro, chegando ao estado de São Paulo com o desenvolvimento industrial porporcionado mediante a vinda de imigrantes europeus para trabalhar nas safras de café. Junto de sua bagagem trouxeram os conhecimentos que tinham sobre o processo produtivo de papel. Atualmente, diversos estados brasileiros produzem diferentes tipos de papel.

Apesar do avanço da tecnologia e a conscientização da diminuição do uso de papel, esse tipo de produto é um dos mais consumidos no mundo e há muito tempo faz parte do cotidiano da humanidade. Um meio básico de educação, comunicação e informação para uma boa parte das pessoas, por forma de livros, jornais, revistas documentos e cartas fazendo assim a transmissão do conhecimento.

DESENVOLVIMENTO

As indústrias do segmento de produção de papel e celulose possuem uma cadeia de valor bem complexa, abrangendo diversas etapas de formação das florestas, processamento da madeira, fabricação de celulose, conversão de papel em artefatos, produção gráfica, produção editorial e reciclage do papel (LOPES,1998). O Brasil está entre os quatro produtores mundiais de celulose (BRACELPA,2012), tornando-se cada vez mais suscetível a competição estrangeira. A produção de celulose e papel tem sido um grande avanço no desenvolvimento socieconômico do Brasil. Há 12 anos esse segmento gerou no país cerca de 110 mil empregos diretos, tanto no setor industrial quanto na área florestal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (52.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com