TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre o Filme: “E o seu nome é Jonas”

Por:   •  29/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Disciplina: Língua Brasileira de Sinais- Libras

Professora: Ms. Liciara Daiane Zwan.

Aluno(a): Laura de Morais Ribas

Trabalho sobre o Filme: “E o seu nome é Jonas”.

1- Como Jonas era visto pela sociedade? E pela Família?

Jonas era visto como deficiente intelectual, pois ele estava internado em um hospital psiquiátrico após receber um diagnóstico médico errado.

2- Quais foram os resultados do atendimento que foi proporcionado para Jonas? De que modo contribui em seu desenvolvimento?

Não contribuiu, pois a maior necessidade de Jonas era se comunicar com o mundo à sua volta e ele passou 3 anos no hospital psiquiátrico fazendo um tratamento inadequado. Os pais de Jonas acabam o tirando desse hospital e o levam para uma escola “apropriada” para ele, mas ele não consegue acompanhar seus colegas de sala, pois nessa escola a Língua de Sinais era proibida porque acreditavam que o uso dos sinais deixaria o surdo preguiçoso para aprender a falar, isto é, o surdo não seria oralizado, fazendo com que ele se comunicasse apenas com quem também é surdo.

3- Em que momento Jonas conseguiu interagir com o mundo? Explique.

A partir do momento em que a mãe de Jonas conhece uma família de surdos e nota que eles se comunicam através da Língua de Sinais, somente então eles começam a participar da comunidade surda e passam a aprender a Língua de Sinais e sobre a cultura surda.

4- O que a Língua de Sinais, representou na vida de Jonas? Quais são os resultados?

Ele passou a conhecer o mundo a sua volta, conseguiu se comunicar e ser compreendido pelos outros, Jonas passa a descobrir um novo mundo.

5- Qual sua opinião sobre o filme?

O filme nos mostra como as barreiras apresentadas no filme ainda são presentes nos dias de hoje, pois muitas vezes não atentamos para as dificuldades que os surdos enfrentam e também retrata a realidade de uma criança surda tentando se comunicar com um mundo que não o compreendia.

6- Qual seria o melhor método de ensino para os surdos?

Através da aprendizagem da Língua de Sinais e do convívio com outros surdos, o surdo conquista sua identidade como pessoa não ouvinte e passa a ter consciência diante a sua condição de surdo, assim passa a ampliar suas relações de convívio com surdos e ouvintes, sem dependências, fazendo suas próprias escolhas.

7- As escolas estão preparadas para atender alunos surdos? E os professores? Explique.

A grande maioria não, pois mesmo que todos tenham LIBRAS em seu currículo acadêmico é insuficiente, pois não continuam a estudando e não convivem com a comunidade surda e por fim acabam esquecendo o que aprenderam por não praticar e também pouco conhecem sobre a cultura surda

8- Atualmente, como os surdos são vistos pela sociedade? Estão incluídos?

Com certeza estão mais incluídos do que anos atrás, pois eles conquistaram muitas coisas no decorrer dos anos e conseguiram se destacar, porém muita coisa ainda precisa melhorar, então totalmente incluídos não estão. Na escola regular por exemplo, os professores tem uma grande dificuldade de se comunicar com os alunos surdos e esses alunos  tem dificuldade para compreender o conteúdo principalmente quando o professor não considera as necessidades deles na apresentação dos exemplos durante as explicações do conteúdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (132.5 Kb)   docx (38 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com