TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções de Conhecimento, Ciência e Administração.

Por:   •  1/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 4

NOME: LUCIANO AUGUSTO DA PAIXÃO

MATRÍCULA: 16113110187

CURSO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

POLO: PARACAMBI

DISCIPLINA: TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO II

Resenha

Unidade 1 – Conhecimento, Ciência e Administração.

A administração é vista como uma ciência, e as organizações são um sistema, ou seja, é um conjunto integrado de elementos dinamicamente inter-relacionados, desenvolvendo uma atividade ou função, para atingir um ou mais objetivos comuns ao conjunto. Podemos citar, por exemplo, uma empresa com diversos departamentos dentre os quais se podem destacar os setores de compra, de comercialização, de atendimento ao público e de produção, que apesar de estarem separados eles atuam de uma forma dinâmica e interdependente para atingir um objetivo maior que neste caso exemplificado é o lucro da mesma.

Esses sistemas são considerados sociais e podem ser encontrados na sociedade sob três formas:

• Sem organização definida ou inorganizadas: multidão, vila, público, povoado, nação, classe social, etc.

• Semi-organizados: cidade, família, região, tribo, feudo, turma, torcidas, etc.

• Organizados: empresas, igreja, clube, Estado, escola, partido político, exército, etc.

Vale ressaltar que esses sistemas tem uma responsabilidade muito grande perante a sociedade, por isso merecem muita seriedade com relação a análises que possam ser efetuadas sobre eles, e por isso que nós fazemos uso da ciência para analisar esses sistemas sociais organizados.

Mas afinal de contas o vem a ser ciência?

A ciência a princípio não é o senso comum, pois o censo comum é uma ideia muito particular de interpretação do ambiente em que o ser humano se encontra. Por séculos e séculos, a humanidade explicou fatos por meio de senso comum.

A administração também orienta suas explicações de fatos e fenômenos de sistema sociais de produção organizados e também de sistemas sociais inorganizados e semi-organizados por meio da ciência. A ciência sempre está em construção, é por isso que ela se destina a problemas sociais.

Fatos ou Paradigmas ocorridos nos sistemas sociais de produção organizadas, semi- organizadas ou inorganizadas que precisam ser explicados ou resolvidos, geram teorias para explicação ou resolução dos fatos em questão, por isso essas teorias são transcritas por cientistas ou teóricos e estes por sua vez geram ciência que pode ser classificadas em:

Ciência Básica: tem seu enfoque na descoberta de leis que permitam explicar a realidade dos fenômenos estudados em sua totalidade; e

Ciência Aplicada: tem seu enfoque voltado ao controle de determinados setores da realidade com a ajuda do conhecimento científico.

A administração sendo uma ciência social aplicada é u, campo determinado de estudo cujo objeto central da análise é a organização de produção e a aplicação dos seus recursos para alcance de objetivos específicos.

Unidade 2 – Primórdios da administração.

Ocorreram alguns indícios históricos que contribuíram e influenciaram para a consolidação da Administração como ciência aplicada. Por isso, precisamos estudar também as manifestações gerenciais ocorridas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com