TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Argo Desafio 2020

Por:   •  13/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 5

Desafio 2 – argo menthor em dubai

Equipe linceu

  1. INTRODUÇÃO

Nós da equipe Linceu, escolhemos o tema em relação à dificuldade de contratação de mulheres. Entendemos que entre os desafios este seja o mais prioritário, em decorrência das políticas públicas que restringem a liberdade e os direitos femininos em Dubai.

Muito embora a igualdade de gênero tenha sido tomada como direito fundamental desde a Carta das Nações Unidas, em 1945, o relatório sobre igualdade de 2020 do Fórum Econômico Mundial aponta que a equidade de gênero no ambiente de trabalho ainda é uma realidade distante.

  1. JUSTIFICATIVA

Escolhemos o exemplo de sucesso da empresa de comércio varejista de materiais de construção Leroy Merlin, empresa multinacional com origem francesa. Assim como a Argo Menthor, a empresa possui uma atuação global, o que implica na possibilidade de presença em países com desigualdade de gênero. Além disso, ambas as empresas têm como foco a responsabilidade social e a diversidade. Sendo assim, a proposta da Leroy Merlin servirá de embasamento para a unidade de Dubai da Argo Menthor, que consistiu na criação de um programa de capacitação para liderança feminina, que teve como resultado não só mulheres capacitadas e prontas para assumir cargos de liderança, como foi capaz de mudar os vieses de pensamento e a percepção dos homens na empresa.


  1. ESTATÍSTICAS DA DIVERSIDADE

  1. MUNDIAL

Em 2015, as Nações Unidas aprovaram a Agenda 2030, composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que buscam concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas.

[pic 1]

A Agenda 2030, afirma que “a efetivação da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas dará uma contribuição essencial para o progresso em todos os objetivos e metas. (ONU,2015, p.7- 8).

Além de todos os fatores humanos envolvidos neste assunto, a equidade de gênero no local de trabalho pode ajudar a liberar mais de US$ 12 trilhões por ano e 380 milhões de empregos até 2030, segundo o relatório “Better Leadership, Better World” da Business and Sustainable Development Commission.

  1. BRASIL

Dados do IBGE mostram que as mulheres, além de serem a maioria da população (51,8%), atingem níveis de instrução superiores aos dos homens. No entanto, comparando a equidade de gênero em cargos de liderança, os homens chegam a ocupar 60,9% dos cargos gerenciais públicos e privados. O fato de não estarem sendo representadas suficientemente reforçaria a necessidade de políticas voltadas para a redução das desigualdades de gênero (IBGE, 2018).


  1. CASE DE SUCESSO LEROY MERLIN

  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A Leroy Merlin é uma empresa multinacional com origem francesa, compõe uma rede de lojas de materiais de construção, acabamento, decoração, jardinagem e bricolagem. Marca presença em diversos países, entre eles o Brasil, onde atua desde 1998. A empresa contabiliza 310 lojas no mundo, com 36 mil funcionários e faturamento de 18 bilhões de reais.

A Leroy Merlin se destaca como uma das melhores empregadoras do mercado varejista brasileiro, figurando no ranking anual Great Place to Work Brasil, divulgado em parceria com a Revista Época, de 2013 a 2019, ocupando o 23º lugar na lista das melhores em 2019.

  1. CONTEXTO DO PROBLEMA

• Apenas 25% dos cargos de liderança no Brasil são ocupados por mulheres, de acordo com a International Business Report.

• 67% das empresas não têm mulheres diretoras, segundo dados da FGV.

• A ambição feminina de crescer dentro das empresas é similar quando comparada à dos homens: 66% delas e 72% deles desejam chegar a líderes de negócios de nível sênior, de acordo com dados da Bain & Company.

Apesar de todo esse contexto negativo, um estudo realizado pela OIT com 14 mil empresas, mostra que empresas com políticas de equidade de gênero têm resultados melhores. Verificou-se que, entre essas organizações:

[pic 2]

No entanto, esse é um processo cheio de desafios. Quando falamos em equidade de gênero, alguns dos problemas enfrentados são:

As normas sociais e culturais

Tratando-se de uma empresa do segmento de construções, a Leroy Merlin representava um ambiente culturalmente e historicamente mais masculino.


Autoconfiança

Muitas mulheres foram ensinadas, de forma inconsciente, que os homens podem mais. A falta de oportunidades igualitárias e a existências de vieses podem comprometer a autoconfiança e, para uma mudança de cenário, isso precisou ser ressignificado.

  1. AÇÕES TOMADAS

Criação do “Programa Coaching de Liderança Feminina”, um projeto contínuo que envolveu mentoria, workshops e sessões de coaching. As sessões foram essenciais para desenvolver competências importantes como autoconfiança, networking e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Adesão da empresa ao #HeForShe, iniciativa da ONU Mulheres que busca reduzir a desigualdade entre mulheres e homens em diversos aspectos, como acesso à educação, saúde, identidade, política, violência e trabalho.

Criação do programa Apoio às mamães, onde oferecem às colaboradoras a licença-maternidade estendida, que dá direito a mais 60 dias, além daqueles já garantidos por lei – somando um total de 6 meses de licença-maternidade.


  1. RESULTADO

  1. Apresentação dos Resultados

Como resultados, as colaboradoras observaram ganhos relevantes na ampliação de consciência, autoconfiança, autoconhecimento, equilíbrio de vida pessoal e profissional, relacionamento interpessoal e planejamento de carreira e vida.

Além dos resultados intangíveis do case da Leroy Merlin, não podemos deixar de analisar os dados oficiais da companhia em números de contratações nas posições de diretoria e supervisão, através do relatório de sustentabilidade de 2018 foi identificado que os cargos tiveram um aumento significativo da presença feminina no comparativo ao ano anterior, representando respectivamente um aumento de 20% e 93%.

2017

2018

Comparativo

Cargos de Gestão

Quantidade

Cargos de Gestão

Quantidade

Variação Unit

Variação %

Supervisor

29

Supervisor

56

27

93%

Diretor

10

Diretor

12

2

20%

Total

39

Total

68

29

74%

FONTE: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2018

Segundo Camila Conte, Coordenadora de Desenvolvimento na Leroy Merlin:

“Cuidar da equidade aumenta a produtividade e a satisfação de homens e mulheres. As mulheres tendo mais repertório, protagonismo e segurança entregam mais e melhor, saem do papel operacional e passam a ser estratégicas também, não só por competências desenvolvidas, mas também por espaços que vão ganhando e conquistando.”

  1. PERSPECTIVA DA EMPRESA SOBRE O RESULTADO

Como próximos passos, fica clara a oportunidade de se estimular outras discussões no sentido de ampliar a cultura sobre o tema, por meio da criação de um canal para troca de conteúdos sobre os temas abordados e para expandir os resultados.

Da mesma forma, a manutenção periódica de encontros entre as participantes será uma importante estratégia de sustentação da mudança.

Acreditamos que existe muito trabalho pela frente para que, não apenas a Leroy Merlin, mas outras empresas do Brasil e mundo, possam adotar posturas mais equânimes. Nosso grande objetivo é muito bem expressado pela frase de Sheryl Sandberg

“No futuro não haverá liderança feminina. Haverá apenas líderes.”


  1. REferências

Relatório de sustentabilidade - Leroy Merlin https://sustentabilidade.leroymerlin.com.br/assets/pdf/LeroyMerlin-Relatorio-Sustentabilidade-2019-190514-Web.pdf

Estudo de caso Leroy Merlin - Crescimentum

https://crescimentum.com.br/case-lideranca-feminina-leroy-merlin/

IBGE

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101551_informativo.pdf

ONU

https://brasil.un.org/pt-br/91863-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustentavel

Business & Sustainable Development Commission

https://d306pr3pise04h.cloudfront.net/docs/publications%2F2018%2FWomenRising2030-Better-Leadership-Better-World.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (228.2 Kb)   docx (299.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com