TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Assédio nas Empresas: Um Desafio para a Gestão Organizacional

Por:   •  13/2/2024  •  Bibliografia  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 2

Título: Assédio nas Empresas: Um Desafio para a Gestão Organizacional

Introdução:

O ambiente de trabalho é um espaço onde os funcionários devem se sentir seguros, respeitados e valorizados. No entanto, o assédio nas empresas é uma realidade que afeta a saúde, o bem-estar e a produtividade dos colaboradores. Este trabalho visa explorar o tema do assédio nas empresas, analisando suas definições, prevenção, consequências e estratégias de gestão.

Definição de Assédio nas Empresas:

O assédio nas empresas pode se manifestar de várias formas, incluindo assédio sexual, moral, psicológico e discriminação. Comportamentos como intimidação, humilhação, chantagem, discriminação e abuso de poder caracterizam o assédio no ambiente de trabalho.

Prevenção do Assédio nas Empresas:

A prevenção do assédio requer a implementação de políticas claras e procedimentos eficazes. Treinamentos regulares para funcionários e gestores são essenciais para promover uma cultura organizacional de respeito e inclusão. Além disso, é fundamental estabelecer canais de denúncia seguros e confidenciais para que os funcionários possam relatar casos de assédio sem medo de retaliação.

Consequências do Assédio nas Empresas:

O assédio nas empresas tem várias consequências negativas, incluindo impacto no bem-estar psicológico dos funcionários, diminuição da produtividade e moral da equipe, riscos legais e reputacionais para a empresa, e aumento da rotatividade de pessoal.

Estratégias de Gestão para Lidar com o Assédio:

Uma gestão eficaz do assédio nas empresas requer investigação imparcial de denúncias, ações disciplinares adequadas para os assediadores, apoio e acompanhamento das vítimas e comunicação transparente sobre as medidas tomadas pela empresa.

Considerações Finais:

O combate ao assédio nas empresas é um desafio contínuo que requer o comprometimento de líderes e colaboradores em promover um ambiente de trabalho seguro, respeitoso e inclusivo para todos. A conscientização e ação são fundamentais para prevenir e combater o assédio no local de trabalho.

Este trabalho oferece uma visão geral do assédio nas empresas, destacando a importância da prevenção, gestão e combate a essa prática prejudicial. Ao adotar políticas e práticas que promovam um ambiente de trabalho saudável e respeitoso, as empresas podem proteger o bem-estar de seus funcionários e promover uma cultura organizacional positiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (34.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com