TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CENÁRIO DE ATUAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES E O PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH

Por:   •  21/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.986 Palavras (12 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho pretende analisar “O cenário de atuação das organizações e o planejamento dos processos de RH”. O objetivo é obter conhecimentos identificando a interdisciplinaridade das disciplinas abordando assuntos e problemas, como descrição de cargos, análise, vantagens e desvantagens, recrutamento interno, externo e on-line, seleção, adicional de periculosidade, insalubridade e penosidade, 13º salário, férias, plano de auditoria, auditoria de primeira, terceira parte, análise de causa, ação imediata, corretiva, preventiva.

Atualmente a área de Recursos Humanos assume uma posição estratégica, uma vez que se faz necessário a gestão de pessoas, com vistas a gerir bens intangíveis como o conhecimento, a criatividade e a motivação. Vivencia-se, então, o desafio de transformar a área de Recursos Humanos em um componente essencial à estratégia organizacional a partir da utilização do planejamento estratégico como ferramenta da gestão. Diante deste novo desafio, o planejamento estratégico de Recursos Humanos permite direcionar as ações de RH dentro de um plano previamente determinado composto por metas e estratégias globais da organização, agregando, assim, maior valor ao negócio da empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

As mudanças decorrentes do aumento da competitividade, globalização, complexidade no cenário empresarial, e outras forças, fizeram com que as empresas exigissem cada vez mais dos profissionais da área de Recursos Humanos e os profissionais mais promissores da área de Recursos Humanos estão se preparando para uma nova etapa na Gestão de Pessoas.

. Segundo Lucena (1999, p.24), as empresas já incorporam em sua filosofia empresarial os princípios, valores, as políticas e estratégias adequadas para atuarem em um ambiente em constante mutação. Para isso, certamente elas devem ser inovadoras e flexíveis, estando abertas às mudanças qualitativas e quantitativas da sociedade, da economia, do mercado e de seu público interno. É necessário ter cada vez mais uma visão de futuro e não um olhar em resultados e medidas passadas.

As organizações passam a visualizar seus colaboradores como um diferencial do negócio, conforme menciona CHIAVENATO (2004: p.4):

“As pessoas passam a significar o diferencial competitivo que mantém e promove o sucesso organizacional: elas passam a constituir a competência básica da organização, a sua principal vantagem competitiva em um mundo globalizado, instável, mutável e fortemente concorrencial”.

A capacitação é essencial para conseguirmos alcançar nossos objetivos. A necessidade de profissionais cada vez mais especialistas se faz imprescindível. Os gestores de RH necessitam pensar como gestores do negócio.

A Descrição e Análise de Cargos são processos que consiste em determinar os elementos ou fatos que compõem um cargo. Para isso é importante descrever e analisar esses processos que detalham essas atribuições, como funciona cada cargo, a forma de execução do mesmo, o seu objetivo, o tipo de profissional adequado. A descrição de cargos focaliza o conteúdo do cargo. A análise de cargos procura determinar quais os requisitos físicos e mentais que a pessoa deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser realizado.

O recrutamento de pessoal, entendido como um processo tem o objetivo de atrair pessoas para trabalhar na organização, mas não precisa ocorrer somente quando há vagas, mas sim de forma continua.

Segundo Griffin (2007, p. 270), define-se como “o processo de atrair pessoas qualificadas para ocupar vagas de trabalho disponíveis”.

As fontes de profissionais a serem exploradas podem ser através de: recrutamento interno, externo ou on-line. Todas possuem vantagens e desvantagens.

Recrutamento Interno – A busca de candidatos se dá na própria empresa, contemplando apenas os funcionários que nela trabalham e que podem vir a ser aproveitados em outras vagas podendo ser promovidos, transferidos ou transferidos com promoção. Suas vantagens são: baixo custo para a organização, mais rápido, motivação para os empregados, desenvolve um espírito sadio de competição entre o pessoal. As desvantagens: geram um conflito de interesses, baixo nível de renovação de talentos, exige que os novos empregados tenham condições de potencial de desenvolvimento.

Recrutamento Externo –Consiste na divulgação de vagas em aberto de forma externa à empresa, o processo externo pode ser feito através de banco de dados externo, contatos com universidades, anúncios, agencias de recrutamento e etc.. Como vantagem há a possibilidade de manter contato com a maior variedade de perfis profissionais existentes no mercado, e maior quantidade de candidatos sendo recrutados. Como desvantagens: custos elevados principalmente se a empresa contratar alguma consultoria em RH. Além, de promover certa insatisfação em alguns colaboradores internos, por não serem utilizados neste processo seletivo. Afeta a política salarial da organização é menos seguro do que o recrutamento interno, é mais demorado devido ao grande número de candidatos.

Recrutamento On-line – é um processo que tem por base a utilização de ferramentas web. Na grande maioria dos casos, significa que as empresas optam por eliminar a participação de terceiros (como empresas de recrutamento) nos processos de seleção de candidatos, recorrendo essencialmente aos sites próprios ou redes sociais ou ainda páginas de divulgação de ofertas de emprego. As vantagens são: Baixo custo do processo, possibilidade de poder ter ao seu dispor um universo de candidatos consideravelmente maior, permite ao candidato ter acesso ao anúncio a qualquer hora e em qualquer lugar com internet. Como desvantagem são: Elevado volume de respostas, é um processo impessoal, páginas de recrutamento desatualizadas ou sites pouco “amigáveis”

A entrevista de seleção tem como objetivo levantar maiores informações a respeito do profissional participante. É o primeiro contato entre a organização e o candidato. É uma técnica utilizada para escolher o candidato melhor qualificado para preencher determinada vaga de trabalho. É bom usar roteiros ou lista de perguntas padronizadas ao entrevistar vários candidatos a um mesmo cargo, para que sejam comparados os dados das entrevistas.

Dentre os direitos dos trabalhadores, podemos destacar: Adicional de Periculosidade, Insalubridade e Penosidade.

PERICULOSIDADE: Aos que trabalham em atividade perigosa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com