TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CENÁRIO DE ATUAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES E O PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.334 Palavras (10 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

O tema do trabalho é O cenário de Atuação das Organizações e o planejamento dos processos de RH.

O planejamento de Recursos Humanos atua na garantia que a empresa possui a quantidade correta de mão-de-obra, sendo assim capaz de concluir as tarefas necessárias para a realização dos objetivos.

Os três principais passos para a realização do planejamento do recursos humanos (PRH) são:

- avaliação dos Recursos correntes (Analise de cargo para definir os cargos e os comportamentos para desembrenhá-lo). Com as informações coletadas permitem elaborar uma descrição de cargo.

- Avaliação das necessidades futuras de Recursos Humanos.

- Desenvolvimento de um programa para satisfazer necessidades futuras de RH.

2 DESENVOLVIMENTO

1-1 Com a revolução da tecnologia de informação e comunicação, possibilitam a abertura de mercado de trabalho criando uma economia global.

Para de manter a frente no mercado de trabalho, passaram a atuar com um novo padrão de qualidade, produtividade e de competitividade. As corporações incorporaram de tecnologias para substituir tarefas repetitivas por maquinas que fazem esse serviços, tendo assim efeitos como redução de numero de cargos e modificação do conteúdo do trabalho. Precisando assim de pessoas qualificadas para executa essas tarefas com eficiência.

As empresas buscam talentos. Pessoas automotivas e com capacidade para autodesenvolvimento e para autoliderança, com habilidade de comunicação, relacionamento interpessoal, preparo para o trabalho em equipe e para atuar sobe pressão. Então além do profissional ter uma qualificação ele tem que procurar evoluir e expor essas qualidades.

Em relação a mim, estou em busca da minha competência técnica fazendo o curso de Recursos Humanos e possuo muito das competências comportamental que o mercado exige; então acredito sim que possuo as competências que o mercado requer.

1-2 Descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades, ele define o que fazer (tarefa e atividade a executar) quando fazer (periodicidade: diária/semanal/mensal/anual) como fazer (local e ambiente do trabalho). E porque fazer (objetivo do cargo, metas e resultados).

E a analise de cargo define os requisitos em termo de qualificação para o cargo. Requisitos mentais, físicos, responsabilidade, condições de trabalho, ou seja, formação necessária e a necessidade de experiência na função.

E importante no auxilio do processo de recrutamento e seleção de candidatos, porque a descrição de cargo descrimina as atribuições de quem trabalha em determinado cargo e a analise aponta para nos os requisitos necessários para ocupar o cargo.

1-3 Para contratar novos funcionários para a empresa existem três tipos de recrutamento.

Recrutamento interno: é um recrutamento realizado dentro da organização, dando oportunidade de crescimento dentro da empresa; seus pontos positivos são o menor custo direto, o conhecimento prévio sobre o perfil da empresa, demonstra valorização do pessoal que já compõe a empresa e a desvantagem é que não aproveita do elemento externo (novas idéias), maior custo.

Recrutamento externo: procura novos talentos no mercado de trabalho para preencher a(as) vaga(as) na organização; Suas vantagens são possibilidade de inclusão de novas personalidades e talentos, aproveita investimentos em treinamentos e desenvolvimentos realizado por outras empresas ou pelo próprio candidato; e o negativo é o custo que se torna maior, e mais demorado, não aproveitando os talentos internos provocando desmotivação.

A internet modificou a forma como as empresas se relacionam com os seus diferentes públicos. Nesse sentido, tornou-se uma ferramenta de recrutamento através de meios eletrônicos. Os candidatos cadastram seu currículo no site da empresa, fica mais fácil para a empresa selecionar e para o candidato que não tem que se locomover para entregar o currículo. E já tem muitas empresas que já fazem uma parte do processo pela internet através de vídeo conferência.

1-4 No meu emprego atual, conseguir através de indicação de uma colega, fiz um processo seletivo em grupo na primeira etapa, e na segunda uma entrevista com o gerente. Mas utilizo muito a internet para cadastrar o meu currículo em algumas empresas e sites de seleção como inforjob.

1-5 O objetivo da entrevista é conhecer melhor o candidato para saber se ele se encaixa ou não no perfil da empresa. Existe varias formas de entrevistas, são elas:

- Entrevista padronizada: Entrevistas com perguntas fechadas, estruturada com um roteiro previamente estabelecido. Esse tipo de entrevista geralmente é utilizado quando há limitação de conhecimento sobre a função pelo entrevistador.

- Entrevista estruturada: Trata-se de perguntas elaboradas, mas que permitem uma resposta aberta. São conduzidas com a descrição de cargo

- Entrevista coletiva: um único candidato é cercado de entrevistadores sendo que esses fazem perguntas alternadas. Esse tipo de processo diminui a possibilidade de discriminação e proporciona uma decisão conjunta.

O roteiro de uma entrevista auxilia o entrevistador, principalmente se ainda não tiver experiência. Estabelece um plano de entrevista

1-6 Nunca realizei um processo de seleção, mas o processo que participei no meu atual emprego foram duas partes a primeira uma entrevista em grupo, que fiz com outros candidatos e dois entrevistadores, nessa entrevista eles perguntaram das minhas experiências profissionais e sobre os cursos que possuo, perguntaram sobre minha vida pessoal e depois deram uma prova de conhecimentos básicos (Português, matemática e redação). Os candidatos que passaram para a segunda etapa da entrevista fizeram uma entrevista individual estruturada, falaram sobre o sistema da empresa, sobre a função e salário, passando todas as informações necessárias. Os candidatos que foram selecionados receberam um telefone de aviso para comparecem a empresa.

1-7 Não me sinto totalmente preparada porque possuo somente o conhecimento teórico, preciso de um conhecimento pratico para que possa por em pratica tudo que aprendi e para poder ter mais segurança no meu trabalho.

2-1 Insalubridade: “ expõe o trabalhador aos agentes nocivos a saúde, acima dos limites de tolerância fixadas em razão da sua natureza, intensidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com