TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO HUMANO E GESTÃO

Por:   •  4/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 4

                                                             [pic 1]

                UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

               DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E GESTÃO SOCIAL

                       COMPORTAMENTO HUMANO E GESTÃO I

                                        ALUNA: ANA CAROLINA SOUZA DA SILVA

                                                           NATAL/RN

                                                                2021

 

         A inovação das instituições de ensino na pandemia da covid 19

No inicio de 2020, o mundo se deparou com um novo vírus, altamente contagioso, chamado de corona-vírus, o qual em pouco tempo, se disseminou por todos os países causando uma grande Pandemia.

Com o inicio do virús se alastrando, o mundo foi pego de surpresa onde tiveram que fazer grandes mudanças em todos os meios, tendo isso, a pandemia provocada pelo novo coronavírus gerou diversos impactos na educação, tanto para estudantes quanto para as instituições de ensino de mais de uma centena de países pelo mundo.

Diante do risco representado pelas aglomerações, comuns na educação presencial, autoridades decretaram medidas bastante rígidas, começando por férias e suspensão temporária das aulas. as instituicões de ensino que  foram afetadas pelo fato das limitações causadas pela pandemia.

Com isso o (MEC) Ministério da Educação para orientar instituições de ensino da educação básica e superior sobre as práticas que deveria ser adotadas durante a pandemia, o Ministério da Educação homologou um conjunto de diretrizes, aprovado pelo Conselho Nacional da Educação (CNE).

Tanto escolas de níveis de ensino fundamental, médios e superior tiveram que se adequar ao um novo sistema, sobre uma das instituições afetadas pelas limitações do novo corona-vírus foi a Instituição Federal do Rio Grande do Norte.(IFRN). Com seu altos números de alunos e servidores seria impossível de continuar com as aulas de forma presenciais, dentre isso se deram a  inovação por meio de mudanças necessárias, onde foi estabelecido o sistema de aulas na modalidade EAD (Ensino a distância), ou o método de aulas remotas.

Os alunos passaram a assistir às aulas de forma remota em casa, no horário normal, enquanto os professores tiveram que se adequar e se planejar para um novo sistema de ensino síncrono, para que dessa forma fosse passado o conteúdo aos seus alunos as atividades e provas também eram feitas de forma remota. 

A tecnologia e ensino a distância se tornaram aliados para dar continuidade ao ano letivo, mas enfrentaram barreiras como a desigualdade no acesso à internet. Para que isso fosse possível ser feito para alunos menos favorecidos, foram disponibilizados auxílios aos alunos comprovadamente de baixa renda, para que estes tivessem acesso à internet, para que assim, pudessem acompanhar as suas aulas, e da continuidade ao seu ensino.

Segundo Jacobsen (2009), esse tipo de mudança é denominado reativo, e ocorre quando alterações no ambiente já afetaram o bem-estar da instituição. Isto é, ela se dá após a ocorrência do problema. Mas, além disso, ocorre uma ligação também com o conceito de uma mudança motivada por um  desempenho, ou pela mudança reativa que acontece, para que o nível do mesmo, tivesse o índice de satisfação, para que, se possível, haja um rendimento ainda melhor do produto, serviço, recursos e pessoas.

Dentre isso, se atém ao exemplo que serve para fazer as organizações e os gestores ao entendimento de que a inovação não deve ser apenas um conceito teórico, mas uma prática necessária e saudável dentro de uma instituição que está atenta ao seu quadro de colaboradores e ao ambiente externo que o conduz, para assim, se manter no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (91.4 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com