TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  19/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.001 Palavras (17 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 17

QUESTIONÁRIO REFERENTE AO – ESTUDO DISCIPLINAR (ED)

Responder as 10 questões discursivas com argumentos adequados ao tema.

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

QUESTÃO 01 – Descreva e conceitue o tema escolhido, definindo assim a sua abrangência teórica e epistemológica. (Educação Ambiental, História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, Direitos Humanos). Educação Ambiental

R: A Educação Ambiental (EA) apresenta diferentes concepções, que refletem projetos distintos de sociedade; de um lado, uma concepção crítica/emancipatória/popular baseada na educação dialógica e libertadora de Paulo Freire (1996); a outra, conforme Bruguer (2004), adestradora , pois apenas ensina a cuidar do ambiente. A ausência de uma análise crítica, histórica, política e social da questão ambiental são alguns dos fatores que influenciam o contexto da crise ambiental. Esta fragmentação contribui muito nos diferentes modos dos professores entenderem e produzirem a EA. 

QUESTÃO 02 – Discorra sobre a importância do estudo deste tema específico para:  

  1. A sociedade

R: A sociedade atual é caracterizada por uma sociedade de risco ambiental, em que não se sabe exatamente quais os riscos, quais suas proporções e devidas consequências. A exploração irracional dos recursos naturais pelo homem desencadeou uma série de eventos negativos em que a própria vida do planeta se coloca em risco.

Destarte, o próprio homem se colocou na situação de crise ambiental e sociedade de risco, pois, os fatos como o advento da industrialização, globalização, crescimento populacional, guerras mundiais, fixação da cultura do consumismo, falta de estrutura e adequação, dentre outros, contribuíram para a atual crise ambiental.

Ainda, verifica-se que o modelo capitalista, irracional de exploração e apropriação dos recursos naturais não apenas alterou o meio natural, mas também houve o desencadeamento da miséria, de desigualdade social, concentração de renda e a própria violação aos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana. E, também, desestruturou ou extinguiu a identidade cultural de muitos povos.

Segundo, PHILIPPI Jr., o modelo de desenvolvimento econômico escolhido e assumido pelo governo brasileiro, nem sempre esteve associado ao meio ambiente, provocando, dentre outros, o incremento de uma sociedade dita consumista onde impera a força do mercado com regras que priorizam “ter” e não o “ser”, a quantidade, não a qualidade, de vida ou de qualquer outro objeto, de onde emerge o vocábulo “descartável”, neologismo que provoca a geração alucinada de resíduos sólidos, de todos os tipos, tamanhos e matérias. (Fonte: Urbanização e Meio Ambiente, Suetônio Mota, ABES, RJ, 2003, pg.50)

Isto é, o resultado desse tipo de desenvolvimento tem sido a degradação dos recursos naturais. Sendo que, respeitar a vida compreende respeitar ao meio ambiente e, sendo assim, o cuidado com o meio ambiente exige “ultrapassar fronteiras e gerações”, pois requer o “dever de atuação” da presente geração a fim de resguardar o “direito à vida” das futuras gerações.

  1. A sua formação profissional

R: A educação ambiental e a minha formação profissional,  é algo que tem que andar juntos para um entendimento melhor da nossa sociedade. Informar, discutir, avaliar a questão e a gestão ambiental nas empresas, olhar por uma nova perspectiva em que os cuidados ambientais deixam de ser obstáculo à atividade da empresa e tornam-se um diferencial competitivo e estratégico para que ela se firme no mercado, com maiores oportunidades de negócio. No caso específico dos cursos de Administração, deve-se responder não somente às necessidades do mercado de trabalho, mas também mudar o enfoque do administrador, como solucionador de problemas, reprodutor das forças produtivas e das relações sociais dentro de um contexto maior de responsabilidade ambiental e de desenvolvimento sustentável. Este profissional formado pelos cursos de Administração deve constituir-se em agente transformador capaz de ajustar-se com rapidez aos avanços das ciências e da tecnologia no estabelecimento de uma nova ordem econômica, social e ambiental. Para tanto faz-se necessário o desenvolvimento de estudos e pesquisas que possam desembocar num plano de inserção da Educação Ambiental no Ensino de Administração.

QUESTÃO 3 – Descreva e conceitue a seguir quanto ao segundo tema escolhido (Alguma temática das disciplinas contempladas neste ED) ou (Justiça Social, Saúde, Trabalho, Consumo, etc.), definindo assim a sua abrangência teórica e epistemológica. SAÚDE

R: A definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Saúde significa o estado de normalidade de funcionamento do organismo humano. Ter saúde é viver com boa disposição física e mental. Além da boa disposição do corpo e da mente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) inclui na definição de saúde, o bem-estar social entre os indivíduos. A saúde de um indivíduo pode ser determinada pela própria biologia humana, pelo ambiente físico, social e econômico a que está exposto e pelo seu estilo de vida, isto é, pelos hábitos de alimentação e outros comportamentos que podem ser benéficos ou prejudiciais. Uma boa saúde está associada ao aumento da qualidade de vida. É sabido que uma alimentação balanceada, a prática regular de exercícios físicos e o bem-estar emocional são fatores determinantes para um estado de saúde equilibrado. Por outro lado, as pessoas que estão expostas a condições precárias de sobrevivência, não possuem saneamento básico (água, limpeza, esgotos, etc.), assistência médica adequada, alimentação e água de qualidade, etc., têm a sua saúde seriamente afetada. As ciências da saúde formam profissionais com conhecimentos na prevenção de doenças, prática assistencial e promoção do bem-estar da população. As profissões na área da saúde são: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, veterinária, entre outras. Saúde não é somente uma palavra que caracteriza a ausência de doenças, uma vez que esse conceito envolve aspectos mais amplos, como o bem-estar físico, mental e social. Segundo a Constituição Federal de 1988, Artigo 196, ela é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Diante desses aspectos, fica claro que a promoção da saúde depende de comportamentos individuais e também de aspectos de dimensão coletiva sendo, este último caso, uma questão intimamente relacionada às políticas públicas. Nesse contexto, propiciar às pessoas condições dignas de vida é um fator determinante na prevenção contra a ausência de saúde – o que não significa que devemos esperar somente intervenções externas para que, de fato, conquistemos uma boa saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (188.9 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com