TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  17/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

Evolução do pensamento administrativo

1

Por que demonstram a divisão do trabalho, assim como as características de autoridade, hierarquia e comunicação. Os organogramas nos possibilitam ter uma visão panorâmica da estrutura organizacional, consideradas todas as suas subdivisões.

2

Organograma estrutural – Representa a estrutura por meio da apresentação das unidades que a compõem, como, por exemplo, Conselho Administrativo, Superintendência, entre outras. ▪

Organograma funcional – Apresenta as funções da às organizações 25 organização e é usado em organizações pequenas, nas quais existem poucos chefes para uma série de atividades e/ou funções. ▪

 Organograma matricial- Naquelas organizações que trabalham com projetos. Por meio dele, a organização pode ser vista sob o prisma estrutural e de desenvolvimento de projetos. ▪

Organograma circular ou radial – É um novo modelo usado pelas organizações, com estrutura circular. No centro do círculo, concentram-se os níveis mais altos da hierarquia e, nas extremidades, os mais baixos. Com esse modelo, é possível visualizar uma maior aproximação das equipes diretivas com a gerência e o restante da organização.

AMARU, A. C. Teoria geral da administração. São Paulo: Atlas, 2002. ARAÚJO, L. C. G. Organização, sistema e métodos: as modernas ferramentas de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.


Questão 1

Ana-Idealização: Refere-se a uma valorização dos aspectos positivos de uma determinada situação, para não enxergar os aspectos negativos.

Joaquim-Racionalização: Criação de justificativas bem elaboradas, lógicas e coerentes que não correspondem a idéia ou sentimento real, pois este poderá ser muito doloroso ao Ego.

Rafael-- Formação Reativa: É o mecanismo que visa transformar um sentimento ou uma atitude em formas opostas de manifestação.

David- Regressão: Caracteriza um retrocesso a formas anteriores de pensamento ou desenvolvimento causado por frustrações ou conflitos.

Questão 2

 Na fase adulta o objeto transicional pode estar relacionado a um grupo de trabalho, a uma tarefa, a uma filosofia e até pessoas da organização da qual faz parte. Mas se por outro lado houver uma maior fixação por determinado objeto, com incapacidade para renunciá-lo reflete um adulto com rígido comprometimento com algum aspecto particular e que não aceita mudanças.

Questão 3

A importância da compreensão destes mecanismos refere-se ao fato de que nas organizações as pessoas não estão atentas para seus motivos inconscientes. A busca do autoconhecimento é essencial para compreender estes mecanismos e então transformá-los em força para uma melhor adaptação.

Referências Bibliográficas

Capítulos  1 a 5 do livro da disciplina.

11 Moscovici, 2003 12 Anna Freud, 1968, cap. 3, 4, 5 e 9

3 Foguel, 1985


O discurso feminista de Susanita é responsável pelo efeito de humor, já que o tema é tratado de forma irônica, denotando certo machismo por parte do autor da tirinha.Mafalda opõe-se ao discurso da amiga Susanita e, através de suas feições em todos os quadrinhos, percebe-se nitidamente seu descontentamento. A linguagem verbal não contribui para o melhor entendimento da tirinha, pois todo efeito de humor está contido na linguagem não verbal através da expressão exibida por Mafalda no último quadrinho. Susanita apresenta um discurso de acordo com as teorias feministas que pregam a libertação das práticas tradicionalmente atribuídas à mulher. Contudo, no último quadrinho, a personagem defende o uso de uma tecnologia que apenas reforça os padrões tradicionais.


1

Significa um fenômeno caracterizado pela cultura e que pode nominalmente ser influenciada pela religião dos partidários. O termo pode também se referir especificamente à convicção de que algum texto ou preceito religioso considerado infalível, ainda que contrários ao entendimento de estudiosos modernos

 2

O papel da religião é o de explicar os conteúdos existenciais do ser humano: de onde viemos, o que estamos fazendo aqui e para aonde vamos depois da morte. Quando indagamos sobre o papel da religião, associam-lhe as idéias do  sentimento religioso, um dos mais complexos sentimentos
que fundamentam a essência do ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com