TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  25/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.128 Palavras (9 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO ADMINISTRAÇÃO

1ª SÉRIE

VALDEREZLOPES LUIZ ANTONIO CYPRIANO  RA: 2850187072

O PLANO DE NEGÓCIOS – RESTAURANTE SMAK

Atividades Práticas Supervisionadas apresentada a disciplina de EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, como requisito a adquirir conhecimento e parcialmente frequência avaliativa para conclusão do semestre.

Orientador: Profº Henrique Lanchi

PRINCIPAIS MOTIVOS DE INSUCESSO

        Pesquisas apontam que a cada dez pequenas empresas brasileiras fecham suas portas em dois anos de atividade. Segundo dados do SEBRAE, as empresas culpam a falta de clientes, a alta carga tributária, ausência de capital de giro, brigas entre sócios, falta de apoio do governo, vendas insuficientes para ter o retorno de lucro esperado, dívidas mal avaliadas, falta de informação, falta der criatividade, inexperiências, falta de crédito, falta de iniciativa,  incapacidade de organizar detalhes, medo de competição com os ourtros, deslealdade, ausência do bom senso, falta de disposição para fazer o que se pede para outros fazerem.         Existem também outras causas tendo cinco com maior destaque:

        

        ORGULHO – Profissionais que já alcançaram sucesso e a perda da humildade. Tais pessoas acham que sabem de tudo e tem respostas para tudo, por esse motivo acabam perdendo a modéstia e foco. Elas têm olhos apenas para si próprias.                                

        

        INDIVIDUALISMO – Não há como mater uma empresa quando se esquece da mesma e das outras pessoas que a compõem. Quando temos uma equipe temos que trabalhar todos juntos com um só objetivo. Caso seja um empreendedor individual, muda-se o contexto, mas ainda assim deve-se pensar em um todo, pois sua opinião é de total importância, mas pode não ser a melhor.

        ROTINA E APEGO À TRADIÇÃO – Visando hoje, empresas, empregados e  gerentes, necessitam frequentemente reiventar renovar a si mesmos. No mercado competitivo seus valores de ontem não sustentam a realidade de hoje ou de amanhã.

        

        

        PROMOVIDO AO SEU NÍVEL DE INCOPETÊNCIA – Conhecido como “ O Príncipe de Peter”, motivo esse fundado na idéia que todo empregado tende à subir seu nível de incompetência, ou seja, ter promoção enquanto trabalha de forma competente. Chegando ao seu limite de aptidão, o indivíduo, não possui mais sua capacidade suficiente para se manter no cargo e fracassa.        

        VOCÊ PERDEU A FÉ NA EMPRESA – Nem sempre a culpa é do profissional. A qualquer hora ou momento, as empresas podem ir para direção errada. É dificil trabalhar todos os dias com total eficácia quando, no fundo, você sente que os negócios não estão indo pra lugar nenhum.

        

        Quem é empreendedor saber que não existe fórmula mágica para um negócio dar certo, porém é possível diminuir a probabilidade de falência.                                                 

        Muitos empresários começam a atuar sem fazer um plano de negócio. Antes de tudo é necessário  planejar, organizar, dirigir e controlar, o objetivo do Plano de Negócios é este, para que a empresa não tenha problemas futuros. Deve-se também pesquisar o público-alvo, fornecedores, variáveis, localização adequada, quanto mais informaçãoes o empreendedor tiver sobre seu ramo de atividade maiores são as chances de sucesso.                                        

        O pequeno empreendedor, ao abrir sua empresa muitas vezes não se preocupa com o controle das finanças e esquece que há impostos que devem ser pagos em alguns meses do ano, que podem não ser nos melhores meses de faturamento. Por isso é preciso ter cautela e saber guardar, sem fazer retiradas antecipadas.        

                                                                

        

        

        

        É necessário também que o empreendedor tenha uma equipe qualificada e eficiente, que trabalhe com ele em equipe, pricnipalmente o funcionário que terá contato direto e diariamente com o cliente, visando assim um excelente contato para que o cliente seja fiel aquela empresa ou produto por ela lançado. Nunca abandonar seu cliente, dar a ele sempre o amparo que precisar, isso com certeza o fará se sentir bem, confiante e jamais o abandonará.        Lembrando sempre: “Cliente satisfeito é um cliernte fiel”

        

        Demostra-se também que são poucos aqueles empreendedores individuais que procuram orientações qualificadas, para informar-se da realidade do mercado e o contexto econômico social. Lembra-se que atualmente existe uma série de políticas públicas que levam os empresários a procurar agências como o “SEBRAE”, que pode promover auxilio profissional adequado e necessário na manutenção de uma empresa. Na maioria dos casos mostram o principal fator de insucesso é a falta de conhecimento acadêmico e prático de gestão empresarial, além disso, ausência e falhas na confecção do plano de negócios da empresa, que resulta em boa parte das altas taxas de mortalidade empresarial.                                

        Conclui-se que em relação ao insucesso precoce das empresas, tem-se como principal fator a falta de investimento e desqualificação dos empresários na constitruição e gerenciamento de suas empresas. E mais falta der incentivo na diminuição de impostos, que rersultam em altas taxas de mortalidade prematura de pequenas e médias empresas.

A IMPORTÂNCIA DE UM PLANO DE NEGÓCIO EM UMA EMPRESA

        Todo bom consultor empresarial, antes de qualquer passo na prática normalmente monta um Plano de Negócios. Mas você sabe o que é? Pois bem  geralmente é um documento grande, com muitas formalidade, ele nada mais é que uma espécie de roteiro a ser seguido para se conseguir chegar ao sucesso. Totalmente individual e deve ser feito um para cada empresa, pois cada uma deles tem necessidades diferentes. Mesmo que seja o mesmo segmento de mercado de um amigo, melhor um Plano de Negócio se, pois suas condições são diferentes das dele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (150.7 Kb)   docx (59.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com