TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  21/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.153 Palavras (17 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 17

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

DIMENSÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL


COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL:

DIMENSÕES DE COMPORTAMENTO DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho de atividade supervisionada

apresentado à banca examinadora da

Universidade ….

EPÍGRAFE

                                                       Trabalhe, estude e ame como se estivesse brincando.

                                                     Procure, lembre dos pontos divertidos do seu trabalho,

                                                 estudo e relacionamento. Sobreponha os pontos positivos

                                               dos negativos. Mas lembre-se também que seu trabalho,

                                           estudo e relacionamento não são brincadeiras,dessas

                                                 casuais, então trate-os com seriedade e responsabilidade.

Exerça o paradoxo: Suave e Firme!

(Autor: Robson Feitosa)

Introdução

 Um dos requisitos para se administrar uma empresa nos dias de hoje é o entendimento do contexto do comportamento nas organizações, entender a personalidade de cada indivíduo para que isso colabore no sucesso da empresa, pois as grandes pressões sobre as empresas são cada vez maiores e vem exigindo cada vez mais das pessoas nelas envolvidas, principalmente dos seus gerentes que buscam maneiras úteis diferentes para alcançar melhores resultados sem que seja complexa ou tardia demais para se adotar tal medida de aperfeiçoamento ou correção para a deficiência ou problema apresentado.

    Nesse intuito de melhores resultados é necessário analisar cada individuo no seu contexto de personalidade, história, cultura e ambiente. O comportamento organizacional pode ser analisado por qualidade e quantidade, através de indicadores de absenteísmo, índices de acidentes de trabalho, além dos indicadores contábeis, representados pelo desempenho econômico financeiro. Uma grande ferramenta para essa análise é a percepção que utilizamos quando vemos, tocamos, ouvimos, fazemos através de nossas emoções e pela inteligência que resultam em ideias, compreender e distinguir os estímulos.

   O comportamento organizacional estuda três fatores: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações atuem com mais eficácia. A concretização e o diferencial competitivo num mercado de rápidas e complexas transformações têm exigido das organizações uma reformulação nos seus sistemas de gestão. As organizações precisam obter consciência da importância das pessoas e da necessidade de gerenciar de maneira constante as tratativas de mudanças através de um novo comportamento organizacional.

“A eficiência consiste em fazer certo as coisas e a eficácia em fazer as coisas certas”, definiu o estudioso Peter Drucker. Na administração os profissionais lidam muito, mesmo que indiretamente, com a rotina dessas duas palavras, contudo o processo de lidar é atribuído na prática. Para gerar resultado no seu trabalho e no objetivo primordial de toda a empresa, o profissional precisa ser o tempo todo eficiente, mas para isso há um porém: o profissional deseja estar sempre agregado à eficácia de suas ações.

A eficiência é nada mais do que a competência administrativa para ter um produto de qualidade sem usar tantos recursos, já a eficácia bem por através da forma certa de concretizar este desafio, melhores forma de elaborar o produto que se encaixe com a necessidade e exigência do mercado.

Capítulo 1

Definição de Comportamento Organizacional

É um estudo de indivíduos e grupos em organizações a fim de se obter o aprimoramento da produtividade, qualidade e satisfação. Em suma, o comportamento organizacional é um corpo de conhecimento que se aplica a todos os tipos de ambiente de trabalho. Pequenas e grandes empresas lucrativas ou sem fins lucrativos. Trata-se do comportamento humano no trabalho e como tal, o conhecimento do comportamento organizacional é claramente um repositório para que qualquer gerente dele tire proveito. Todavia, a mesma informação que pode impelir um gerente no sentido de se exceder também pode ajudar os que contribuem individualmente para se tornarem adaptáveis e eficientes. Profissionais não administrativos, funcionários na área de tecnologia, representantes de vendas e provedores de serviços de todos os tipos certamente se beneficiam das percepções e da análise que o comportamento organizacional transmite, da mesma forma que o fazem os gerentes e gerentes em potencial. Assim, Todos são bem vindos neste “guarda-chuva”. Dentro das organizações trata-se o termo Comportamento Organizacional como uma forma de analisar as relações de um determinado grupo, minimizar impactos causados pela falta de administração de pessoas, estruturar o grupo de forma com que se obtenha um resultado almejado por influencia, motivação, finalidades administrativas sem que o número de pessoas envolvidas no plano de determinada organização se sintam pressionados a cumprir o planejado.

Um dos temas mais difíceis do comportamento organizacional está na questão ética das organizações. Temas como a motivação, a confiança nos relacionamentos, contratos psicológicos, influência e persuasão, estabelecimento de metas e modificação do comportamento, todos com forte conteúdo ético.

A aplicação de conceitos de Comportamento Organizacional em atividades gerenciais, tais como, gerência por objetivos, avaliações de desempenho, centros de avaliação e sistemas de controle e recompensa, bem como as questões geradas pela estrutura, liderança, poder e política na organização, também são influenciadas por preocupações de referências éticas. De fato, as decisões difíceis que os gerentes precisam tomar no seu cotidiano profissional demonstram que as fontes mais frequentemente citadas de preocupação com a ética recaem na área de gerencia de recursos humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (176.1 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com