TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  22/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL – UA 03

Apresente suas respostas neste mesmo arquivo.

As questões valem 2,0 pontos cada.

  1. A teoria de Inteligências Múltiplas desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Howard Gardner se contrapõe ao paradigma de inteligência única. Segundo Gardner, a inteligência é formada das seguintes dimensões: linguística; lógica; espacial; musical; corporal – cinestésica; interpessoal, intrapessoal; naturalista; e existencial. Sabe-se que o gestor atual deve realizar uma análise sistêmica das diferentes habilidades intelectuais da sua equipe no momento de tomada de decisão. A partir do estudo sobre a teoria de Inteligências Múltiplas, avalie as afirmações abaixo:
  1. Inteligência Interpessoal é aquela confirmada pelo teste de Coeficiente Intelectual (QI).  Falso
  2. Inteligência Intrapessoal refere-se a entender a si mesmo e possuir capacidade de se automodelar.  Verdadeiro
  3. Inteligência Intrapessoal é equivalente à Inteligência Interpessoal.  Falso
  4. Inteligência Lógica é a capacidade de realizar cálculos de forma rápida e precisa.  Verdadeiro
  5. Inteligência Espacial está ligada a habilidade de ver o mundo em 3D, ou seja, imaginar como um objeto se encaixa em diferentes espaços.  Verdadeiro

É correto o que se afirma em:

(    )

a)

I, apenas.

(    )

b)

II, apenas.

(    )

c)

I, II e III.

(    )

d)

II, III e IV.

( x )

e)

II, IV e V.


  1. Segundo Henri Fayol, as funções essenciais da administração são Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar. Essas funções atualizadas formam a sigla PODC (Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar) que é chave para o gestor atuar na empresa contemporânea. Para definir cada uma dessas funções, associe a coluna 1 com a coluna 2.

Coluna 1

Coluna 2

a)

Planejar

D

Mensurar resultados, compará-los com as metas e agir adequadamente. Não se trata de policiar ou de vigiar, mas de garantir que ações de apoio, preventivas ou corretivas serão feitas para garantir que as metas sejam alcançadas, a partir da análise dos resultados.

b)

Organizar

B

Captar e estruturar recursos (humanos, financeiros, patrimoniais, materiais, tecnológicos e informacionais) para que a organização tenha condições de executar os planos de ação para alcançar as metas e os objetivos.

c)

Dirigir

C

Direcionar os recursos para a execução dos planos de ação. Nesta função, o administrador tem de saber seu nível de autoridade, de responsabilidade e de poder decisório.

d)

Controlar

A

Prever cenários futuros da indústria, com apoio de ferramentas estatísticas, para estabelecer objetivos, metas e planos de ação para a organização.

  1. A exaustão do indivíduo pode gerar uma patologia ocupacional, como o estresse. Comente brevemente sobre os fatores que corroboram para esse problema.  

Patologias ocupacionais como problemas psicossociais (depressão, estresse ou de outra ordem emocional), geralmente são associados a ambientes com muita pressão, carga horária excessiva ou mesmo desavenças no trabalho, causando tristeza profunda, desmotivação e a sensação de impotência, geralmente associada a queda de produtividade.

 

  1. Discuta a teoria de Aprendizagem Social, destacando quais são os processos que influenciam o comportamento do indivíduo.

Segundo a Teoria da Aprendizagem Social o indivíduo pode aprender a partir da observação de outras pessoas, explica a natureza das crianças de aprenderem ao observar pessoas ao seu redor, e eventualmente, imitando-as, a chamada aprendizagem observacional. Existem 3 modelos básicos de aprendizagem observacional: um modelo ao vivo e que envolve uma pessoa desempenhando um comportamento, um modelo de instrução verbal que envolve a descrição de detalhes sobre um comportamento, e, um modelo simbólico que envolve um personagem real ou fictício que demonstra um determinado comportamento através de mídias diversas dentre outros recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (47.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com