TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  14/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO (UNIJORGE)

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

 AVALIAÇÃO DAS UNIDADES 3 E 4

Comportamento Organizacional

Salvador

2016

DANIELA TORRES DOS SANTOS

 AVALIAÇÃO DAS UNIDADES 3 E 4

Comportamento Organizacional

Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial ao Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), Curso de Administração, na disciplina Comunicação Organizacional, orientada pelo professor Bruno Leite.

Salvador

2016

Gestão de Pessoas e Comportamento organizacional

Atualmente o foco nas pessoas tem desenvolvido muitas questões enquanto a sinergia entre empresa, funcionário, gestão, qualificação e desenvolvimento. A ampliação do mercado e seu desenvolvimento têm exigido cada vez mais eficiência e eficácia das organizações assim como capacitação e qualidade de pessoal, levando ao gestor a desenvolver melhores formas de gerir seu pessoal extraindo o melhor de sua funcionalidade.

Portanto o que significa Gestão de Pessoas?

Segundo Chiavenato (1999), Gestão de Pessoas são Conjunto de políticas e praticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho. Considerando  também que a gestão de pessoas é a função na organização que está relacionada com provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados.

Cada organização mediante ao seu perfil adequa sua gestão, controlando e desenvolvendo suas atividades. entrando na questão de conhecer o perfil da equipe, e adequá-la a melhor forma para que haja satisfação mutua entre empresa e funcionário. O gestor precisa além de habilidades técnicas, para um bom desempenho precisa de habilidades interpessoais, pois a equipe e sua funcionalidade é o reflexo de sua gestão. A Partir deste ponto associamos ao comportamento organizacional, na qual é estabelecido através de sua gestão, postura, perfil profissional e relacionamento interpessoal.  Se a equipe é gerida com eficiência e possui uma comunicação clara e motivadora entre lideres e equipe, o reflexo estará nas ações e comportamento organizacional.

Segundo Stephen P. Robins, o comportamento organizacional são as ações e atitudes das pessoas dentro da organização e seus impactos no desempenho de pessoal (produtividade, absenteísmo e rotatividade). Se o gestor consegue identificar os pontos fracos e fortes de sua equipe e trabalha em prol de seu aperfeiçoamento, sua rentabilidade será estável.

Toda organização é motivada a partir de seus objetivos e metas, na qual compartilhada com seus integrantes torna-se um objetivo comum e as inovações tem mudado a visão da gestão mediante a melhoria e a importância no capital intelectual e motivacional.

Em uma entrevista registrada na tabela anexa a este relatório, podemos perceber a base da organização pesquisada, a Oki Brasil, possui seu perfil matricial e também com o foco no trabalho em equipe e com objetivo de atender a solicitação e realizar a atividade com eficiência. Este ponto de vista reflete nas ações do gestor e sua equipe, a partir da demonstração do gestor de confiabilidade na sua equipe e visão ampla na responsabilidade grupal e liberdade de comunicação e desenvolvimento entre equipe e chefia representando a ética empresarial.                  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (88.4 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com