TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  14/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 3

Comportamento Organizacional

O comportamento organizacional investiga o impacto que indivíduos grupos e organizações tem sobre o comportamento das pessoas dentro da organização, com o propósito de melhorar a eficácia organizacional. Para que isso ocorra é necessário a utilização das habilidades interpessoais que é de compreender os sentimentos e motivações dos indivíduos.

Os comportamentos são divididos em duas classes, respondente ou reflexo (atitudes involuntárias) e operante (atitudes voluntarias).

O comportamento organizacional surge no final dos anos 1940, quando pesquisadores da psicologia, ciências políticas, economia, criam uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais, porém o campo do comportamento organizacional tem resistido a essa unificação. A estrutura do comportamento organizacional está dividida em três áreas:

Micro Organizacional: Deriva da psicologia clínica, experimental, industrial e da pesquisa comportamental.

Meso Organizacional: Deriva das pesquisas de campo da comunicação, psicologia social sociologia internacionalista.

Macro Organizacional: Deriva da economia, sociologia estrutural, antropologia cultural e ciências políticas.

Função e habilidades de um administrador

Um administrador tem a função de planejar, organizar, direcionar e controlar, para realização dessas funções é necessário algumas habilidades como:

Técnica: Aplicação de conhecimento e habilidades especificas.

Humana: Capacidade de trabalhar em grupo compreendendo as informações e motivando- as.

Conceituais: Capacidade cognitiva de entender informações e diagnosticar situações.

A humanização pelo trabalho

Antigamente o trabalho era visto como um instrumento de tortura (Tripaliare), hoje em dia o trabalho já é visto como um meio de realização, enriquecendo a percepção do mundo.

Temos a divisão entre os que mandam e os que obedece, para algumas pessoas isso é algo natural porque uns tem mais capacidade para pensar enquanto outros mais capacidade para realizar trabalhos braçais, para outros essa divisão acontece não conforme a capacidade pessoal e sim a classe que cada um pertence.

Fundamentos do comportamento individual

A contribuição da psicologia está dividida em quatro conceitos, valores atitudes, percepção e aprendizagem.

Valores: Estão divididos em um conjunto chamado, valores terminais (desejáveis) e valores instrumentais (cumprir as metas dos valores terminais), os valores variam de um grupo para o outro. No final da década de 1970 houve um declínio dos valores nos meios dos negócios, o estudo feito por Geert Hofstede foi a base para a diferenciação entre culturas.

Atitudes: As pessoas possuem milhões de atitudes porem o comportamento organizacional foca somente na relacionada com o trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com