TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  24/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: Ética Nas Organizações

Título:

Fundamentos Da Ética: O significado da ética vem do Grego ethos, referente ao modo de ser do individuo, ou ao caráter do ser humano. Na Grécia Antiga, período que coincide com o século IV A.C., os filósofos gregos foram os primeiros a pensar o conceito da ética, associando a tal palavra a ideia de moral e cidadania. Precisavam de honestidade, fidelidade e harmonia entre os cidadãos, porque suas cidades-Estado¹ estavam em desenvolvimento.

Resumo: No mundo contemporâneo, com um publico consumidor com tantas exigências, não basta apenas ter qualidade em seus serviços para que uma organização consiga particularidade no mercado, é necessário oferecer outras coisas, sendo eles a ética dentro das organizações e para um melhor entendimento das reflexões das administrações atuais. A ética é essencial para as organizações que sofrem com pressões constantes. As empresas estão de forma pratica motivando os funcionários para obterem sucesso, tento dessa forma uma associação com benefícios em ambas as partes para melhores resultados. A evolução das empresas esta ligada com a capacidade de aperfeiçoar as condutas marcadas pela humildade, direitos das pessoas e seriedade.

Ética: A ética esta comprometida com respeito e valores, segurança e confiança, modos que destroem ou constroem a imagem de uma organização. Ela auxilia o individuo a tomar decisões relacionadas ao ponto de vista da sociedade num determinado tempo. As praticas empresarias se originam em culturas corporativas éticas. Para melhorar esse comportamento é necessário desenvolver uma cultura que permita ligar as praticas com os padrões éticos, através do entendimento da filosofia da ética.         Esse conhecimento organizacional, faz com que haja respeito entre os funcionários da empresa, assim também estaremos reduzindo custos e tendo um grande aumento de produtividade agindo com a ética no ambiente de trabalho.

O que determina a palavra ética é a responsabilidade, sendo assim na forma que agimos e as consequências dos atos. O pensamento da ética traz o desafio, onde teremos que criar vínculos diários e verdadeiros. Para praticar a ética dentro de uma organização, precisamos questionar as teorias administrativas para podermos treinar o senso de observação, para obtermos sucesso na empresa. Um melhor resultado profissional e empresarial resulta de um padrão ético e moral que resultam bons negócios a longos prazos.

Referências: ABRH-RJ. Prática ética das organizações.

Disponível em: <http://www.abrhrj.org.br/

typo/index.php?id=184>. Acesso em: 20 jun.

2012.

ANDRADE, R.; ALYRIO, R.; MACEDO, M.

Princípios de Negociação: Ferramentas de

Gestão. São Paulo: Atlas, 2004.

JÚNIOR, Walter José da Silva. Ética nas

organizações. Disponível em: <http://www.

administradores.com.br/informe-se/artigos/

etica-nas-organizacoes/30580/>. Acesso em:

20 jun. 2012. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com