TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 1

Nome da empresa:

Sampaio Consultoria

Passo 2

Liderança: É o processo de conduzir um grupo de pessoas, os transformando em uma equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os demais, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização. Liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um ser vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos.

Segundo Chiavenato, a liderança é estudada a partir do conhecimento do comportamento das pessoas e que muitos traços da liderança fazem parte da personalidade do indivíduo. 

Maiêutica: foi elaborada por Sócrates. Através desta linha filosófica ele procura dentro do Homem a verdade. Através de questões simples, inseridas dentro de um contexto determinado, a Maiêutica dá à luz idéias complicadas.

Primeiro leva o individuo  a duvidar de seu próprio saber sobre determinado assunto, revelando as contradições presentes em sua atual forma de pensar, normalmente baseadas em valores e preconceitos sociais. Depois, levava o mesmo a vislumbrar novos conceitos, novas opiniões sobre o assunto em pauta, estimulando-o a pensar por si mesmo.

Visão Sistêmica: Considera a organização como um sistema, passando a analisar o ambiente, o conjunto de forças que possam ter alguma influência sobre o funcionamento desse sistema. O conhecimento mais profundo da dinâmica dos sistemas e a interação entre as variadas forças atuantes, permite que as organizações proponham ações mais eficazes, não só de curto prazo, mas também de médio e longo prazo.

Passo 3

Empresa em análise: Fone – Rig Telecomunicações LTDA

Passo 4:

  1. Qual a importância das ações do Senhor Luis Augusto para mudança organizacional?

 Após uma rigorosa análise, notou-se um descontentamento de alguns funcionários, visto que os mesmos se sentiam menos valorizados do que os outros.

A mudança de postura do Senhor Luis, valorizando o grupo como um todo, dando as mesmas oportunidades de crescimento junto a empresa, seria de suma importância para a satisfação e com isso uma mudança considerável dentro da organização.

  1. Qual a importância da loja e da sua equipe adaptarem as novas mudanças do mercado e as demandas do consumidor?

Visto que atualmente a facilidade em fazer compras pela internet esta aumentando, o bom atendimento, o interesse em satisfazer o cliente, o pós - atendimento, contam muito, tanto para efetuar a venda, como a satisfação do comprador, consequentemente farão o mesmo retornar ao estabelecimento.

  1. Qual a importância de um colaborador ter uma visão sistêmica do negócio e entender, claramente, a visão, missão e valores e os objetivos que a organização pretende atingir em médio prazo?

O colaborador precisa entender que ele, os colegas e a Empresa são um só e possuem um único objetivo. Viabilizando assim, uma maior dinâmica aos trabalhos desenvolvidos e por conseqüência, melhores resultados. É de suma importância todos agirem no coletivo, visando a meta a alcançar, dividindo tarefas, só assim, chegarão em seus objetivos, O que não ocorre se funcionarem como componentes isolados. O conhecimento e o reconhecimento do trabalho realizado por todos, faz com que o sentido da palavra “colaborador” possa ter uma função apropriada ao ambiente organizacional. Cada pessoa colabora para o melhor desempenho do todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com