TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  10/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.256 Palavras (18 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE PORTO ALEGRE

Curso de Administração

ALEXANDRE DE OLIVEIRA CARDOSO – R.A. 6506283190

ANDERSON CARLOS DE OLIVEIRA CARDOSO – R.A. 6501248791

EDIANE DA SILVA OLEIAS – R.A. 6791429835

MARCOS PINTO SAMPAIO – R.A. 6398266014

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Porto Alegre – RS

Abril/2013

ALEXANDRE DE OLIVEIRA CARDOSO – R.A. 6506283190

ANDERSON CARLOS DE OLIVEIRA CARDOSO – R.A. 650124879191

EDIANE DA SILVA OLEIAS – R.A. 6791429835

MARCOS PINTO SAMPAIO – R.A. 6398266014

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Projeto multidisciplinar apresentado como requisito para colação de grau no Curso de Administração da Faculdade Anhanguera, turma 1ª Série, sob a orientação do Prof. EAD: Jose Pedro Gomes Kleinn e a Tutora EAD: Aleczandra K. M. Piazza.

Porto Alegre – RS

Abril/2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

CAPÍTULO 1        5

   1.1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL        5

   1.2 DEFINIÇÕES DE AUTORES RENOMADOS        5

   1.3 CONCLUSÃO CAPÍTULO 1        6

CAPÍTULO 2        8

   2.1 RESULTADOS DA PESQUISA        8

   2.2 EFEITO DA INOVAÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES        9

   2.3 A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA        10

   2.4 CONCLUSÃO CAPÍTULO 2        11

CAPÍTULO 3        12

   3.1 ANÁLISE SOBRE TRABALHO EM EQUIPE        12

   3.2 GERADORES DE FRACASSO        13

   3.3 CONCLUSÃO CAPÍTULO 3        13

CAPÍTULO 4        15

   4.1 PERCEPÇÃO X COMUNICAÇÃO        15

   4.2 CONCLUSÃO CAPÍTULO 4        16

CONCLUSÃO        17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        18

ANEXOS        19


INTRODUÇÃO

Abrangendo a definição de comportamento organizacional como sendo o estudo das ações dos indivíduos e como os grupos se comportam dentro de uma organização, pesquisamos as definições de grandes estudiosos a fim de formar um parecer lógico e organizado sobre as estruturas que permeiam o comportamento organizacional e como este atua dentro das organizações.

Com as definições de Chiavenato e Vecchio, pudemos observar as disparidades conceituais e seus pontos em comum, como a percepção de que o comportamento organizacional depende única e exclusivamente do meio ou que as ações do homem são as únicas interferências responsáveis pelas mudanças no comportamento dinâmico do meio de trabalho.

Constatamos as diferenciações de eficiência e eficácia como a primeira ligada aos fins e a segunda ligada aos meios. A eficiência é diretamente relacionada à execução de mais com menos. Já a eficácia é relacionada à execução dentro de prazos e metas e a satisfação dos clientes.

A fim de aprofundar ainda mais o estudo, realizamos pesquisa de campo referente às inovações pelas quais passaram os entrevistados, como essas mudanças interferiram na rotina de trabalho e se eles eram a favor da mudança no meio de trabalho.

Segue abaixo resultados obtidos pelo grupo, caracterizando de forma acadêmica a cadência e as interferências sofridas nas organizações pelo comportamento organizacional.


CAPÍTULO 1

1.1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O comportamento organizacional engloba o estudo das ações dos indivíduos e como os grupos se comportam dentro de uma organização, a fim de promover um melhor ambiente de trabalho, praticando a ética e a responsabilidade visando garantir mais eficiência na produtividade. Busca-se encorajar os colaboradores em expor novas ideias e assim achar aqueles que se destacam acima dos demais e, automaticamente, dar motivação para o seu crescimento profissional.

1.2 DEFINIÇÕES DE AUTORES RENOMADOS

Para Chiavenato, comportamento organizacional é o estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações.  Há influências das pessoas e grupos sobre as organizações e vice-versa. A cultura, a classe social, a família, os amigos, as instituições, as experiências e leituras são fatores que influenciam o comportamento humano. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido relativo a pessoas, grupos e o efeito da estrutura sobre comportamento para fazer com que as organizações trabalhem de forma mais eficaz.

Já para Vecchio, comportamento organizacional engloba tópicos como atitudes, motivação e desempenho dos colaboradores. E o conteúdo se estende para fatores organizacionais e societários mais amplos, como a estrutura das organizações e as pressões ambientais, que influenciam o comportamento e as atitudes de uma pessoa. O campo do comportamento organizacional aproveita muitos conceitos e métodos das ciências comportamentais e sociais, incluindo psicologia, sociologia, ciência política e antropologia, porque todos são relevantes para a compreensão do comportamento das pessoas em cenários organizacionais. Como resultado, temas e tópicos referentes a muitas disciplinas acadêmicas podem se tornar matéria de estudo do comportamento organizacional.

Traçando um comparativo entre os autores, Vecchio aborda de forma mais ampla o universo do campo organizacional, destacando o meio como vital nas ações e atitudes do ser humano. Ele procura abordar as outras áreas da ciência objetivando caracterizar o comportamento organizacional. Já Chiavenato acredita que o comportamento do homem atuando dentro da organização é único e plenamente responsável pelas mudanças no meio de trabalho, variando suas ações pelos conhecimentos próprios de vida traçados através da classe social, família, amigos e experiências pessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (199.9 Kb)   docx (38.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com