TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E EMPREENDEDORISMO

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.253 Palavras (10 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIDADE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DESAFIO PROFISSIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E EMPREENDEDORISMO

AMANDA SILVA DO CARMO GOUVEA – RA 2817792834

ELIZANGELA BEZERRA ALVES – RA 2870852877

JÉSSICA IGARASHI DE SOUSA – RA 2859108257

LILIANE DE AZEVEDO BRAZ PAVONI PEREIRA – RA 1767171316

MARINA SILVA COSTA – RA 2858159951

 

SOLUÇÕES PARA O RESTAURANTE SMAK

São José dos Campos, 16 de abril de 2015.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        PRINCIPAIS MOTIVOS DE FRACASSO NOS NEGÓCIOS NO BRASIL        

3.        PLANO DE NEGÓCIO        

3.1.        SUMÁRIO EXECUTIVO        

3.2.        APRESENTAÇÃO DA EMPRESA        

3.2.1.        DADOS DO EMPREENDIMENTO        

3.2.2.        SETOR DE ATIVIDADES        

3.2.3.        FORMA JURÍDICA        

3.2.4.        LOCALIZAÇÃO        

3.2.5.        FUNCIONÁRIOS        

3.2.6.        DESCRIÇÃO DA EMPRESA        

3.2.7.        PLANO DE MARKETING        

3.3.        PLANO OPERACIONAL        

3.4.        ANÁLISE ESTRATÉGICA        

4.        DIAGNOSTICO E PROPOSTA DE SOLUÇÃO        

5.        CONCLUSÃO        

6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


  1. INTRODUÇÃO

Como podemos observar, para solucionar os problemas do Restaurante Smak não será uma missão tão fácil. Para solucionar os problemas, envolverá uma série de mudanças a longo prazo com metas a curto prazo.

Nesses tempos de turbulência, manter o caixa com saldo positivo torna-se uma tarefa muito difícil. Sanar os problemas financeiros exige disciplina. Atitudes básicas e severas para diminuir custos e aumentar a produtividade são bem-vindas. É nas crises que surgem as melhores oportunidades de valorizar o potencial dos empregados e explorar novos mercados.

  1. PRINCIPAIS MOTIVOS DE FRACASSO NOS NEGÓCIOS NO BRASIL

Todos os dias nascem empreendedores no Brasil e no mundo, a paixão pelos negócios e a vontade de conquistar sua independência financeira motivam muitas pessoas abrir o seu próprio empreendimento, sendo ele familiar ou não.

Porém muitos desses não chegam a sobreviver nem um ano no mercado, sendo obrigados a fechar o seu negócio pelos seguintes motivos:

  • Falta de planejamento compatível com o mercado atual, estudo da empresa antes de abrir como: localização, concorrência, tecnologia, público, etc.
  • A ausência de estudo financeiro, produto que irá comercializar, o quanto será investido, carga tributária a pagar, contas fixas como água, luz, aluguel, funcionário, reposição de mercadorias, entre outros.
  • Funcionários sem preparo, treinamento ou incentivo de um bom desenvolvimento profissional pela empresa, falta de controle interno como vendas, estoque, finanças, recursos humanos, contabilidade, entre outros.
  • Desentendimento entre sócios, retirada de capital sem controle, misturar contas pessoais com contas da empresa.
  • Fazer grandes empréstimos e acumular dívidas para conseguir manter a empresa com juros altos.

  1. PLANO DE NEGÓCIO
  1. SUMÁRIO EXECUTIVO

O restaurante Smak é de tradição familiar há décadas. A população se sustenta pela agricultura familiar e, principalmente pelo aumento de turistas na região, que vão em busca das paisagens naturais e passeios em família e amigos. Aos sábados e domingos ocorrem passeios, com pequenas paradas para observação da natureza. Está localizado no centro da cidade, próximo de mais 03 (três) restaurantes, os quais servem comidas a quilo, churrasco e lanches prontos. O Restaurante Smak, por mais que tenha anos de funcionamento, ultimamente não tem conseguido bons ganhos no negócio. Tudo isso vem acontecendo devido à falta de investimento e inovação no negócio. A proprietária do restaurante, Irena Partala, resiste nas mudanças da sociedade, não permitindo que seu cozinheiro, o qual tem grande experiência na culinária, inove com pratos diferenciados, fazendo assim, servir os mesmos pratos sempre. Além disso, o cardápio é escrito à mão em língua polonesa, o que dificulta a escolha do prato, principalmente pelos turistas. Durante a semana, quando tem menos movimento de clientes, a Irena Partala realiza algumas atividades, como fazer compras para abastecimento do restaurante, pagamento de boletos, cotações e pagamentos de fornecedores. Em meio a tantas atividades ela acaba esquecendo-se de fazer tarefas, pois a mesma não faz planejamento financeiro e administrativo do Restaurante. Nos finais de semana, quando o movimento aumenta, ela precisa se desdobrar no caixa, serviços de limpeza, atendimento aos clientes, pois existe somente um funcionário, que é um antigo amigo da família.

Diante do exposto, algumas propostas de soluções serão dadas para a melhoria no Restaurante, tais como:

  • Delegar funções aos seus funcionários para que tenha um melhor resultado;
  • Reformular o cardápio, colocando especificações do prato, inserindo fotos ilustrativas e traduzindo-o; porem mantendo a tradição da língua de origem. Todo cardápio terá que ser digitado, para melhor visualização e interpretação do cliente e poderá colocar curiosidades do prato;
  • Implantar um sistema de divulgação do restaurante, por meio de rádio, panfletos e no site do município. Fazer parcerias com pousadas, hotéis e outros tipos de estabelecimentos, seria uma boa opção para aumentar a divulgação, a renda e atrair clientes;
  • Implantar um sistema de entrega em domicilio (delivery), contando com o atual garçom para fazer as entregas e automaticamente aproveitando o contato com os moradores, e assim fazer a divulgação do restaurante expondo seus diferenciais e promoções;
  • Fazer promoções, tais como: “almoço com sobremesa de cortesia”; “na compra de 02 (dois) lanches, ganhe um copo de suco”; fazer brindes para clientes que consumirem acima de X reais; e
  • O restaurante poderá aderir ao sistema Self-Service, com comida a quilo com preço acessível.
  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

  1. DADOS DO EMPREENDIMENTO
  • Nome da Empresa: Restaurante Smak

  1. SETOR DE ATIVIDADES
  • Serviço Alimentício
  1. FORMA JURÍDICA
  • Empresária: Irena Partala
  1. LOCALIZAÇÃO
  • Centro da cidade
  • Município: Vale da Felicidade
  1. FUNCIONÁRIOS
  • Quantidade: 02.
  • Garçom: Lourival.
  • Cozinheiro: Sérgio.
  1. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

Smak é um restaurante de tradição polonesa, criado pela família Partala há décadas. Está situado no centro do município Vale da Felicidade, povoado por descendentes de imigrantes poloneses, desde a década de 1950. O Restaurante é aberto todos os dias, mas tem seu maior movimento nos fins de semana, que é quando ocorrem passeios turísticos na região. O cenário do Restaurante é composto com características da arquitetura polonesa, a fachada leva seu nome entalhado em madeira, as mesas são rústicas de cedro e o interior do estabelecimento é decorado com as cores branco e vermelho. O cardápio é escrito totalmente em polonês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (130.2 Kb)   docx (490.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com