TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  23/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.195 Palavras (9 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Gabriela Monego Matos – RA 2847247447

Sabrine Rosa Lobato – RA 1706196752

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS:

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

ESTRATÉGIA E DINÂMICA COMPETITIVA

GESTÃO DA QUALIDADE

JOGOS DE EMPRESAS

PESQUISA OPERACIONAL

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E INCLUSÃO

PORTO ALEGRE – RS

2018

Gabriela Monego Matos – RA 2847247447

Sabrine Rosa Lobato – RA 1706196752

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho desenvolvido para o curso de Admnistração, disciplinas norteadoras: Adninistração de Materiais e Logística, Estratégia e Dinâmica Competitiva, Gestão da Qualidade, Jogos de Empresas, Pesquisa Operacional e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Inclusão, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional do 8º semestre 2018, sob orientação do tutor (a) EAD Marlon Augusto Gatti.

PORTO ALEGRE – RS

2018

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        APRESENTAÇÃO DO DESAFIO PROFISSIONAL        4

2.1.        Administração de Materiais e Logística e Gestão da Qualidade        4

2.2.        Estratégia e Dinâmica Competitiva        6

2.3.        Pesquisa Operacional        7

2.4.        Jogos de Empresas        8

2.5.        Inclusão Social        9

3.        CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11

  1. INTRODUÇÃO

Este Desafio tem como objetivo ampliar a discussão sobre os temas abordados nas disciplinas norteadoras através da elaboração de um relatório de consultoria para a empresa Cia. Do Gás S/A com sugestões de ações estratégicas, ações de responsabilidade social e análise mercadológica.

A Cia. Do Gás S/A trata-se de uma empresa de distribuição de GLP, já há 60 anos no mercado e que foi criada por um imigrante alemão. Em 1978 após o filho de o fundador assumir a presidência, a empresa teve uma mudança em sua estrutura onde deixou de ser uma empresa familiar se abrindo ao mercado de capitais. Hoje a empresa possui, em nível nacional, cerca de 3000 funcionários e possui diversas ações de responsabilidade socioambiental, pois se preocupa com seu papel para a inclusão social e a proteção ambiental, por meio de constante avaliação do processo e otimização dos recursos.

  1. APRESENTAÇÃO DO DESAFIO PROFISSIONAL

Neste desafio serão apresentados assuntos referentes ao estudo de caso da Cia Do Gás que estarão relacionados às disciplinas estudadas neste semestre, assim faremos uma breve apresentação destas disciplinas conforme seu referencial teórico e ensinamentos aprendidos.

Sobre Administração de Materiais podemos dizer que é definida como um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa destinadas a suprir as unidades com os materiais necessários ao desempenho das suas respectivas atribuições. Já a logística compõe-se de dois subsistemas de atividades: administração de materiais e distribuição física, cada qual envolvendo o controle da movimentação e a coordenação demanda-suprimento.

Vimos ainda que de acordo com Miguel (2005, p.86) a Gestão da Qualidade consiste no conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização com relação à qualidade, englobando o planejamento, controle, a garantia e a melhoria da qualidade.         

Aprendemos que devemos utilizar a estratégia como posicionamento da organização para a obtenção de vantagem competitiva. Que conforme Guetzkow (1962), os jogos de empresas são usados para o ensino e pesquisa acadêmica, especialmente nas áreas de sistemas econômicos, teoria organizacional, psicologia, produção e marketing.

Pesquisamos que Andrade (1998) apresenta a Pesquisa Operacional como um método científico para tomar decisões, por meio da elaboração de modelos, que permitem simulações e servem de auxílio para as decisões.

E nos sensibilizamos sobre a importância da inclusão social nas organizações.

  1. Administração de Materiais e Logística e Gestão da Qualidade

A administração de materiais está fortemente ligada à logística, seu foco é determinar o que, quando, como e quanto comprar, garantindo a existência continua de um estoque sem tornar excessivo seu investimento total. Sempre visando atingir o equilíbrio ideal entre estoque e consumo.

O ciclo da administração de materiais se dá na sequência de operações abaixo:

  • Conhecimento da demanda;
  • Identificação do fornecedor;
  • Compra;
  • Transporte;
  • Recebimento;
  • Transporte interno;
  • Armazenagem;
  • Expedição;
  • Transporte e distribuição;
  • Cliente.

As principais ferramentas na administração de materiais são:

1 – WMS (Warehouse Management System) – Sistema de automação e gerenciamento de depósitos, armazéns e linhas de produção. O WMS tem seu foco dirigido aos estoques, visando otimizar a utilização dos espaços na armazenagem.

2 – TMS (Transportation Management System) – Sistema para otimização do processo de distribuição. Ele faz a integração entre todas as unidades de transporte, visando aumentar a velocidade do processo ao menor custo possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (175.8 Kb)   docx (102.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com