TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cenário de Atuação das Organizações e o Planejamento dos Processos de RH

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.977 Palavras (8 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 8

O Cenário de Atuação das Organizações e o Planejamento dos Processos de RH

Objetivo: Aprofundar conhecimentos e refletir criticamente sobre os conteúdos estudados nas disciplinas do semestre, identificando a interdisciplinaridade.

introdução

O cenário de atuações organizacionais sofreu uma transformação nas ultimas décadas, a revolução tecnológica impulsionou a competição entre as organização, em razão  disto a tecnologia passou a ser considerada como fator estratégico para as organizações. As empresas tiveram que se estruturar para obter eficiência operacional, uma vez que o mercado possui cada vez mais clientes exigente eles não querem apenas qualidade de produto e serviço, mas um atendimento de excelência. Os procedimentos no cenário tiveram que se atualizar de acordo com os avanços tecnológico seria necessário acompanhar as mudanças transformar-se.

Planejar é a base! Pra tudo! Quando se planeja se consegue analisar o estado atual da estrutura de RH e as necessidades futura, para todo bom começo está a frente o planejamento, empresa nenhuma vai chegar ao sucesso sem planejamento, quando você planeja você sabe para onde seguir, o planejamento é o nosso guia nos processos de RH, com ele encontramos a diversão certa que levara a empresa ao sucesso!

DESENVOLVIMENTO

O cenário organizacional passou a ser competitivo nos últimos anos, devido a revolução das tecnologias de informação e comunicação essa revolução traz consigo inovação para o cenário, crescimento para as empresas, redução dos números de postos de trabalho, aumento de desemprego, os avanços tecnológicos deveria trazer beneficio, oportunidades para todos, mas nesse caso a vantagem lucrativa, os benefícios são somente as empresas sim! Porque uma vez que diminui os números de postos de trabalho aumenta o numero de pessoas desempregada logo somente  uma parte foi beneficiada!

As novas tecnologias passou a ser considerada como fatores estratégicos para as organizações, desse modo surgiu um mundo de inovação, muita facilidade para empresa se relacionar com seus clientes e parceiros nesse embarque surge a necessidade de formação de capacitação, para acompanhar os avanços tecnológico, isso significa que os trabalhadores atuam com patamares tecnológicos o que requer maior nível educacional dos profissionais.

Com tatos requisitos para não ficar deixado para trás, as empresas mais antiga no mercado tiveram que buscar rapidamente soluções para não perder o passo, essas soluções, não deve ser aderida somente pelo empregador, e sim por todos que fazem parte da organização.

Uma empresa de sucesso é uma corporação  que trabalha de mãos dadas se adaptando  as mudanças oferecidas pelos avanços da tecnologia.

Sim! Claro que procuro sempre melhorar, nos locais que já trabalhei foram só elogios! Isso é um sinal bom de que a forma que me comporto e trabalho tem agrado.

Descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidade do cargo.

Analise de cargo – é o detalhamento dos conhecimentos, habilidades e capacidades necessária para que o ocupante de um cargo possa realizar adequadamente as atividades prevista para este cargo. Para realizar uma seleção, é fundamental que o selecionador tenha em mãos a discrição e a analise do cargo com as informações sobre o perfil da vaga do profissional que a ocupa é de extrema importância que as empresas adotem essas praticas, basicamente para saber justamente quem selecionar, onde vai encaixar dento da empresa, visando o setor que se encontra em deficiência de funcionário requisitados , e de acordo com o setor carente a descrição e analise, já separa quem pode ou não ser selecionado para determinado cargo em aberto.

Recrutamento interno é aquele recrutamento feito dentro da própria organizações, ocorre através de transferência ou promoção. As vantagens  é menos custo, a empresa já conhece o colaborador suas competência , por outro lado, deixa de agregar novidade, sangue novo para empresa, cabeça com outras perspectiva.

Recrutamento externo é aquele feito com pessoas fora da empresa, pessoas que estão disposta a somar juntamente com a organização, vantagens, sangue novo na empresa, pessoas com disposição para levar a corporação ao topo, desvantagem maior custo, investimento em anuncio, tempo gasto para seleção e recrutamento.

Recrutamento online, é feito pela internet é um método muito prático, os candidatos já ficam com seu perfil exposto em um click o selecionador já vê todas as informações que precisa. Vantagem, muita rapidez e eficiência, custo nenhum, limitações, contato pessoal, na verdade existe mais vantagens tanto para empresa quanto para o candidato.

Nunca procurei agencia de emprego o atual emprego que estou atuando fiquei sabendo da vaga através de uma amiga, coloquei o currículo fui selecionada passei pela entrevista e estou trabalhando. Não ! Nunca cadastrei currículo em lugar nenhum, ainda não atuo na área de RH, apenas estudo, mas na loja que trabalho o processo de recrutamento funciona pela entrega de currículo depois passa pela entrevista.

Objetivo da entrevista, para aprofundar na pesquisa sobre os dados dos candidatos chegar informações após a realizações de outros etapas. Levantar aspecto sobre o candidato que não podem ser medidos através das outras etapas, integrar todos os dados obtidos para fechar um parecer final, não é incomum que o processo tenha mais de 03 fases somente de entrevista, o fluxo do processo seletivo é definido pela empresa baseando –se em sua politica de RH.

O roteiro é peça fundamental  já na entrevista ou em outras realização, o roteiro é uma espécie de direção, com ele sabemos exatamente o que vamos fazer, perguntar, ele é a principal base para uma boa e produtiva entrevista.

Minha experiência pessoal com os processos de seleção, digamos que não tenho experiência neste quesito, passei pela primeira seleção recentemente. Pelo fato de não atuar na ares de Recursos Humanos, não tive oportunidade de realizar um processo desse tipo. Bom! Com já falei antes, passei por um recentemente, no caso não havia uma variedade de candidatos, era apenas eu e outra candidata, entreguei o currículo o proprietário da loja marcou o dia para entrevista, no dia marcado compareci, fui entrevistada, com quinze dias recebi o telefonema para comparecer para meu primeiro dia de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com