TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cenário de atuação das organizações e o planejamento dos processos de RH

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.785 Palavras (20 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]



SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        DESENVOLVIMENTO        5-17

3     RECRUTAMENTO E SELEÇÃO :        6-11

4     DIREITOS TRABALHISTAS        11-15

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        16-17

6     REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        17


  1. INTRODUÇÃO:

    A presente pesquisa tem como tema “O Cenário de atuação das organizações e o planejamento dos processos de RH”, tendo como objetivo aprofundar os conhecimentos e refletir criticamente sobre os conteúdos estudados nas disciplinas do terceiro semestre, quais sejam Recrutamento e Seleção, Legislação e Práticas Trabalhistas e Auditoria em Recursos Humanos e é com base nestas, que os objetivos da pesquisa serão alcançados, procurando em uma linguagem simples, repassar o conhecimento por mim adquirido durante este semestre.

  1. DESENVOLVIMENTO

Não é de hoje que ouvimos que a área de recursos humanos está numa crescente e precisa assumir um papel estratégico dentro das organizações. Dentro deste contexto, as competências e habilidades do profissional de RH devem ser: a capacidade de elaborar diagnósticos, analisar cenários, pensar a médio e longo prazo, visualizar situações e resultados, formular estratégias, possuir visão sistêmica e inovadora, ser capaz de atuar em equipe multifuncional e possuir capacidade de negociação. “Tudo isto sem jamais perder o foco nos clientes”, pois hoje se exige não apenas qualidade de produtos e serviços, mas um atendimento de excelência. Além disso, o consumidor contemporâneo está atento ao comportamento ético das empresas, baseando nisso, muitas vezes, sua decisão de compra.

A assessoria do profissional de RH aos departamentos organizacionais é fundamental para que todos os planos de ações tenham um modelo harmonizado e equalizado no que diz respeito às pessoas, fornecendo as informações necessárias sobre os impactos dos custos de pessoal e, principalmente, orientando quanto às políticas e diretrizes internas de gestão de pessoas e nos aspectos legais e trabalhistas.

Recrutamento e Seleção

2.1 Considerando as exigências do mercado aos profissionais, você acredita que possui as competências técnicas e comportamentais que o mercado requer, justifique.

Diante desta nova era de competitividade, eu acho que possuo as exigências comportamentais necessárias para um novo modelo de gestão de pessoas no mercado de trabalho e dentro das organizações, porém a profissão que exerço é de Policial Militar então a formação técnica que possuo no momento está voltada para a área da Segurança Pública, porém estou buscando o aprimoramento através desta Graduação, pois certamente em um futuro próximo poderá acrescentar e muito em minha rotina de trabalho, já que exerço a função de comunicação social no 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira.

  1. Explique o que é a descrição e análise de cargo e discuta a importância das empresas adotarem essas práticas para os processos de gestão de pessoas.

Descrição de cargo: contém as relações de tarefas deveres e responsabilidades envolvidas na função.

Análise de cargo: visa conhecer o conteúdo do trabalho e as características das pessoas que devem ser contratadas para determinados cargos.

O objetivo desta prática dentro das organizações consiste em identificar as exigências, atitudes e comportamentos necessários para o desempenho das tarefas com eficácia. Com base nessas informações, a organização pode projetar o perfil de seus trabalhadores para determinado período considerando as mudanças previstas. (SOBRAL; PECI 2007,p. 334).

  1. Recrutamento interno: diz respeito ao recrutamento realizado dentro das organizações. Consiste na divulgação da vaga em aberto, focando o mercado interno como potencial recrutador de funcionários qualificados para assumir a oportunidade em diferentes setores e/ou atividades. O recrutamento interno ocorre quando a organização procura preencher uma vaga para um posto de trabalho mediante remanejamento de seus funcionários, que podem ser promovidos, transferidos (movimentação horizontal), ou transferidos com promoção (ascensão profissional). Araujo e Garcia 2009.

Já Chiavenato explica que recrutamento interno significa preencher as vagas e oportunidades com pessoas que já atuam na organização.

  1. Vantagens: menor custo direto – mais econômico em relação ao tempo e investimento; aproveita investimentos da empresa em treinamento de pessoal; conhecimento prévio sobre o perfil do desempenho do candidato; estimula a preparação para a promoção, promovendo medidas especiais de treinamento e criando um clima sadio de progresso profissional; melhora o moral interno; demonstra a valorização do pessoal que já compõe a empresa.
  2. Desvantagens: requer pessoas muito bem preparadas e que conheçam muito bem todas as áreas da empresa; gera conflitos de interesses; não aproveitamento do elemento externo; perda da criatividade e inovação; os indivíduos chegam a um determinado nível e estaciona – Principio de Peter; manutenção do status quo, reduzindo a possibilidade de inovação e novas idéias na empresa.  
  1. Recrutamento externo: é o oposto do recrutamento interno, o recrutamento externo não busca preencher vagas com base nos recursos humanos existentes na organização, vez que busca captar novos talentos seja em unidades geograficamente distantes do local em que se faz a busca pelos candidatos potenciais ou fora da organização.

A introdução de novas idéias e de outros pontos de vista é uma das vantagens do recrutamento externo, como conseqüência, a renovação e o enriquecimento da cultura organizacional, porém há o lado negativo deste tipo de recrutamento que seria a socialização deste novo funcionário dentro da organização, vez que o candidato até então é desconhecido

  1. Vantagens: possibilidade de inclusão de novas personalidades e talentos; traz sangue novo para a organização; possibilidade de inovação da composição das equipes de trabalho; aproveita o investimento em treinamento e desenvolvimento realizados por outras empresas ou pelos próprios candidatos, possibilidade de atualização no estilo e nas tendências do mercado.
  2. Desvantagens: maiores custos no processo de seleção; processo pode ser bem mais demorado; o não aproveitamento de talentos internos; pode gerar desmotivação entre a equipe e resistência em aceitar o novo membro; afeta a motivação dos funcionários da empresa que pretendem desenvolver suas carreiras; necessita de maior cuidado, uma vez que o candidato é desconhecido; afeta a policia salarial.

  1. Recrutamento on line: é recrutamento virtual realizado á distância mediada pela internet Chiavenato (2010, p.123), diz que esta é uma ferramenta que trás facilidades tanto para a empresa quanto para os candidatos, dado o seu imediatismo e facilidade de interação, proporciona velocidade e  permite trabalhar grandes volumes de dados.Permite agilidade, e economia e o candidato pode concorrer á vária oportunidades no mercado, nacional e internacional, mesmo estando em casa (Chiavenato, 2009, p. 89).
  1. Vantagens: oportunidade de reduzir custos  de um processo de seleção e possibilidade de aumentar o universo de recrutamento, favorecendo aatração de talentos. Os candidatos podem se candidatar 24 horas por dia não havendo neste processo limitação geográfico.
  2. Desvantagens: segundo Chiavenato (2010 p. 123), algumas limitações são pontadas neste tipo de recrutamento, pois ela não é uma ferramenta de seleção de pessoas. Ela não substitui os contatos pessoais, as entrevistas face a face e outros passos importantes as atitudes e comportamentos que são vitais para buscar candidatos qualificados; os profissionais de GP sentem-se frustrados com a falta de um toque pessoal; a confidencialidade tornou-se um problema sério,pois as informações através dos sites da web podem ser violados por hacker. Diante dos fatos, cabe ao profissional de Gestão de Pessoas analisar as vantagens apontadas para esta nova técnica de recrutamento, decidindo quando e por que adotá-la, de acordo com as características das vagas e ao perfil de sua empresa.

2.6  Descreva sua experiência pessoal e/ou profissional com esses diferentes tipos de recrutamento. Por exemplo, você já procurou uma agencia de empregos para se candidatar a alguma vaga? Já conseguiu emprego através da indicação de amigos ou familiares? Você já cadastro seu currículo em alguma ferramenta on-line para participar de processos de seleção? se você atua na área de RH, quais são os tipos de recrutamento que a organização que você atua utiliza? O tio de recrutamento tem sido eficiente para atrair talentos para o processo de seleção?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (261.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com