TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Clima Organizacional

Por:   •  7/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.624 Palavras (19 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ – CAMPUS APUCARANA[pic 2]

AROLDO CLEBER CALDEIRA

emerson franklin de oliveira

andré gustavo s.m. rocha

INTRODUÇÃO

CLIMA ORGANIZACIONAL

[pic 3]

Apucarana

2017

RESUMO

O presente artigo trata-se de um estudo sobre a importância do clima organizacional. A pesquisa foi realizada baseando-se em dados teóricos sobre o tema e, também, com uma pesquisa de campo utilizando a ferramenta Google Docs, onde foi disponibilizado um questionário online com doze questões sobre o tema, disponibilizado por sete dias, o questionário teve um total de oitenta e sete respostas. Com os resultados obtidos pode-se observar que a maioria dos entrevistados se demonstram desmotivado na organização em que atuam, sendo os principais motivos, remuneração; falta de reconhecimento; falta de oportunidade de crescimento e os principais fatores que trazem motivação são, o trabalho em si, estabilidade e remuneração; Oportunidade de crescimento. Contudo 90% dos entrevistados disseram que se dedicam para mostrar resultados melhores do que o esperado. Por fim a pesquisa constatou que a maioria dos entrevistos estão desmotivados nas organizações em que atuam por fatores que poderiam ser facilmente identificados e solucionados com uma pesquisa de clima organizacional e, portanto, ficou explicita sua importância.

Palavras-chaves: Clima organizacional. Motivação. Desempenho profissional.


  1. INTRODUÇÃO

Não se deve confundir uma estratégia de avaliação com um indicador de clima organizacional, a primeira é um meio utilizado pela empresa para conhecer, detalhadamente, o seu clima, enquanto que um indicador serve apenas como um indicio, um sinal, um alerta sobre o clima. Por exemplo, através de uma pesquisa de clima, a empresa pode conhecer efetivamente o seu clima, como ele está, quais as causas que mais contribuem para esse clima, como está o clima em cada unidade de trabalho etc. por outro lado, a rotatividade pode ser apenas um indicador de clima, uma forma de sua manifestação. Por seu intermédio, podemos deduzir se o clima vai bem ou não. Da mesma forma, os programas de sugestões podem ser também um indicador de clima, caso, por exemplo, seja baixíssimo o número de sugestões apresentadas pelos funcionários. Isso pode ser um sinal para a empresa de que algo vai mal, pois os funcionários, possivelmente, não estão comprometidos com a empresa.

A pesquisa de clima é também conhecida de pesquisa de clima humano, pesquisa de atitudes. É um trabalho cuidadoso as imperfeições existentes na relação empresa x empregado, com o objetivo de corrigi-las. Revela o grau de satisfação dos empregados em um determinado momento. Indica tendência de comportamento dos empregados, como, por exemplo, a sua predisposição para apoiar ou rejeitar determinados projetos a serem promovidos pelas empresas. Identifica problemas reais e potenciais, permitindo sua prevenção através da adoção de determinadas políticas de pessoal. Para os empregados ela representa, também, uma oportunidade para expressarem seus pensamentos e sentimentos em relação a empresa.

O clima Organizacional representa como o ambiente que existe em uma organização pode moldar o comportamento dos seus integrantes, assim, os sentimentos que as pessoas compartilham a respeito da organização, tanto positiva como negativa, afetam o comportamento humano dos colaboradores.

O clima organizacional é o conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho observado, direta ou indiretamente, pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação, satisfação e o comportamento dessas pessoas.

"Ele representa o conjunto de sentimentos predominantes numa determinada empresa e, envolve a satisfação dos profissionais tanto com os aspectos mais técnicos de suas carreiras e trabalho quanto aspectos afetivos/emocionais, refletindo em suas relações com os colegas de trabalho, com os superiores e com os clientes de modo geral. É a tendência de percepção que os membros de uma organização possuem a respeito de seu grau de satisfação em relação ao conjunto ou a determinada característica desta organização" (CHIAVENATO, 1997, p. 126).

Maximiano (2009) afirma que o Clima Organizacional em essência é uma medida de como as pessoas se sentem em relação à empresa e seus administradores, tendo seu conceito evoluído para o conceito de qualidade de vida no trabalho.

É muito importante que se tenha uma relevância ao clima organizacional dentro das empresas porque influencia principalmente na motivação e satisfação dos indivíduos que trabalham na organização pois o clima coincide à percepção dos indivíduos sobre a organização em que trabalham, então quando este ambiente é avaliado de forma negativa, são manifestados fatores que interferem na motivação destes colaboradores e também nos resultados alcançados com o desenvolvimento de suas funções.

Sendo assim, o clima organizacional precisa ser avaliado continuamente para que os administradores das organizações possam guiar seus trabalhos, considerando para isso, as expectativas e percepções das pessoas da organização pois influencia diretamente no comportamento do indivíduo no ambiente organizacional. E este indivíduo pode influenciar outro ou todo um grupo de trabalho. Com isso, o clima organizacional vai influenciar na motivação e na satisfação das pessoas nas empresas, pois se estas não avaliarem positivamente o ambiente em que atuam, não se sentirão motivadas e satisfeitas, e não terão um desempenho completo na realização de suas funções.


  1. REFERENCIAL TEÓRICO

  1. CLIMA ORGANIZACIONAL

O clima Organizacional representa como o ambiente que existe em uma organização pode moldar o comportamento dos seus integrantes, assim, os sentimentos que as pessoas compartilham a respeito da organização, tanto positiva como negativa, afetam o comportamento humano dos colaboradores.

Segundo Chiavenato o clima organizacional é o conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho observado, direta ou indiretamente, pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação, satisfação e o comportamento dessas pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (664 Kb)   docx (811 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com