TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Clima Organizacional

Por:   •  17/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  17 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

André Guimarães Ferreira R.A: 7552225106

Hellen Moura Pinheiro R.A: 7552225181

João Vitor Silva Gonçalves R.A: 7552224878

Juliana Aparecida Martins Factori R.A: 7552315512

Welber Fernando de Lacerda R.A: 7552224860

Solange Regina de Souza Pereira     R.A: 7552225009

CLIMA ORGANIZACIONAL

Presidente Prudente - SP

2023

INTRODUÇÃO

Clima Organizacional é a percepção que os colaboradores têm sobre a empresa e sobre o ambiente em que eles estão inseridos. Quando se fala em clima, fala diretamente de desempenho, porque pensamos nas variáveis que podem ser a estrutura física, o modelo de gestão, o relacionamento com as lideranças ou com liderados e diversos outros aspectos do ambiente que vão influenciar o desempenho do colaborador.

Quando o colaborador está satisfeito dentro da empresa, o nível de contribuição individual que ele dá para a empresa aumenta. Dessa forma, falar de clima a gente está falando de uma melhoria para ambas as partes, para a empresa que consegue alcançar esse desempenho melhor do colaborador e para o colaborador que tem mais qualidade de vida no trabalho e mais satisfação.

Assim o clima organizacional é decisivo para garantir o bom desempenho da equipe, quando ele está positivo há mais produtividade e menos conflito na corporação. Os trabalhadores se sentem motivados e engajados, assim atendendo melhor os clientes e promovendo negociações mais efetivas e com bons resultados.

Um colaborador feliz ele é mais produtivo, profissional satisfeito contribui para bons resultados, quando o colaborador gosta do clima de onde trabalha, dificilmente ele considera sair desse lugar. Isso porque, antes de aceitar uma nova proposta, o colaborador considera não apenas o salário, mas todas as questões do ambiente no qual está inserido.

Por isso, uma organização que ouve seus funcionários e se importa com o clima organizacional consegue manter seus colaboradores contentes e diminui a taxa de turnover em sua equipe.

Para a elaboração de pesquisa a seguir, foi aplicado um questionário de 10 perguntas, em uma empresa do setor de ensino superior da área de Educação no setor de almoxarifado.

Empresa:

[pic 2]

QUESTIONÁRIO:

Questionário feito por nós, utilizando o aplicativo Canva, com questões criadas baseadas na proposta de atividade e nas aulas do curso.

[pic 3]

TABULAÇÃO DOS DADOS:

[pic 4]

[pic 5]

ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO SOBRE O AMBIENTE DE TRABALHO NO SETOR DE ALMOXARIFADO EM UMA EMPRESA DO ENSINO SUPERIOR NA ÁREA DE EDUCAÇÃO

O questionário aplicado na empresa do setor de ensino superior da área de Educação, especificamente no setor de almoxarifado, teve como objetivo coletar informações sobre a percepção dos funcionários em relação a diferentes aspectos do ambiente de trabalho.

Vamos analisar os resultados obtidos para cada pergunta, de acordo com o quadro abaixo,          com a análise detalhada das respostas de cada questionamento:

ANÁLISE DETALHADA:

[pic 6]

Analisando o ambiente de trabalho, a maioria dos funcionários (40%) classificou a comunicação interna como "regular". É importante ressaltar que houve uma quantidade significativa de funcionários que expressaram opinião positiva sobre o assunto, conforme demonstra quadro acima em quantidade.

Na avaliação da cooperação e do trabalho em equipe, 40% dos funcionários consideraram a situação "bom", enquanto 20% a classificaram como "regular". Os resultados mostram um equilíbrio entre opiniões positivas e neutras.

Quanto à liderança e supervisão, a maioria dos funcionários (60%) avaliou o desempenho de seus superiores como "bom". No entanto, 20% consideraram "regular" e 20% não expressaram opinião.

Em relação ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional, houve uma distribuição diversa de respostas. A opção "regular" foi escolhida por 50% dos funcionários, indicando que existe espaço para melhorias nessa área. Além disso, 10% dos funcionários não expressaram opinião.

A motivação no trabalho teve resultados variados, com 30% dos funcionários considerando-a "regular" e 20% escolhendo a opção "ruim". No entanto, uma parcela significativa de funcionários (30%) não expressou opinião.

Em relação às oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional oferecidas pela empresa, 30% dos funcionários as avaliaram como "bom". Além disso, 20% consideraram-nas "muito bom", mas 30% escolheram a opção "regular". Uma parcela considerável dos funcionários (20%) não expressou opinião.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com