TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Humano

Por:   •  30/6/2016  •  Ensaio  •  2.175 Palavras (9 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

JOSÉ AUGUSTO RODRIGUES DE SOUZA

O COMPORTAMENTO HUMANO E SEU IMPACTO NO CLIMA ORGANIZACIONAL

CUIABÁ-MT

2016

JOSÉ AUGUSTO RODRIGUES DE SOUZA

O COMPORTAMENTO HUMANO E SEU IMPACTO NO CLIMA ORGANIZACIONAL

.

CUIABÁ-MT

2016

1 INTRODUÇÃO

Segundo Chiavenato (1999), as pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro das organizações. Elas criam, inovam e produzem. As organizações em si, dependem dessa dedicação, desse empenho e motivação de seus colaboradores, para que seja possível almejar uma margem positiva de lucro, manter a qualidade em seus produtos, executar com eficiência os seus serviços prestados e garantir a vantagem competitiva no mercado.

Com essas variáveis tornam-se evidente que exista uma relação entre ambas as partes. Cada qual em seu modo faz-se benefícios ao outro. Na certeza de que as empresas necessitem de um corpo um funcional produtivo e que esse grupo, precise de uma remuneração para alcançar suas necessidades pessoais e realizações, o objetivo geral desse estudo será de descrever o comportamento humano e o seu impacto no clima organizacional das empresas.  

        Este trabalho será estruturado em quatro seções, além dessa. Abordaremos um referencial teórico em seu desenvolvimento, com conceitos teóricos e visões autorais, para que possa ser compreendido o objetivo do estudo. Seguiremos com as considerações finais, onde relataremos os pontos observados. A última seção será mostrada as referências bibliografias utilizadas. Como metodologia adota-se uma pesquisa bibliográfica, que parte do princípio de analisarmos materiais e obras existentes, pertinentes ao assunto proposto deste estudo.

2 DESENVOLVIMENTO

        

Com as modificações de mercado e os avanços tecnológicos, as organizações passaram a ter uma visão mais abrangente à respeito dos seus colaboradores, logo porque a sua lucratividade está diretamente ligada ao processo produtivo e o desempenho de seu quadro funcional. Gerir, monitorar, acompanhar, treinar e administrar pessoas são os principais desafios dos gestores atuais. Isso se dá ao fato do quanto tem mudado o comportamento humano em seus ambientes organizacionais.

2.1 Comportamento Humano

        

Atualmente, busca-se o equilíbrio funcional entre as equipes nas organizações. Motivação, satisfação, realização, empenho, pacote de benefícios, tarefas, gestão e liderança, são fatores que vem sido estudados e trabalhados pelos pesquisadores e gestores. Tudo isso é relevante, pois existe a necessidade da sinergia nas empresas. Essa integração entre os funcionários, gestores e clientes, possibilita de imediato, um reconhecimento motivador aos funcionários e logo possibilita o almejo dos objetivos e metas propostos pela empresa.

Chiavenato (2005) afirma que o comportamento individual nas organizações é influenciado não somente pelas características individuais das pessoas, mas também pelas características do contexto organizacional. Essas maneiras pela qual o ser humano se comporta, age, trabalha, executa e melhora as suas atividades, estará diretamente ligada as suas funções, as suas metas e as políticas internas da empresa as quais estão vinculados.

Diante desse contexto, são diversos os fatores que interferem no comportamento e desempenho dos colaboradores. Segundo Chiavenato (1998, p. 99): “[...] o comportamento das pessoas é orientado para a satisfação de suas necessidades pessoais e para o alcance de seus objetivos e aspirações [...]”.

E assim então, Chiavenato (2009, p.66-67), diz que as ciências do comportamento trouxeram à teoria administrativa uma variedade de conclusões a respeito da natureza e características do ser humano, e são essas:

  • O homem proativo: o comportamento das pessoas é orientado para a satisfação de suas necessidades pessoais e para o alcance de seus objetivos e aspirações. De modo geral, o comportamento nas organizações é determinado tanto pelas práticas organizacionais como pelo comportamento proativo (orientado para objetivos pessoais) dos participantes da organização.
  • O homem é social: a participação em organizações é importante na vida das pessoas porque as conduz ao envolvimento com outras pessoas ou grupos. Nos grupos ou nas organizações, os indivíduos procuram manter a identidade e seu bem-estar psicológicos e usam seus relacionamentos com outras pessoas para obter informação sobre si mesma e sobre ambiente em que vivem.
  • O homem tem diferentes necessidades: as pessoas são motivadas por uma diversidade de necessidades. Um fator pode motivar o comportamento de uma pessoa hoje e pode não ter potência suficiente para determinar seu comportamento no dia seguinte. Por outro lado, o comportamento das pessoas é simultaneamente influenciado por um grande número de necessidades que apresentam valências e quantidades diferentes.
  • O homem percebe e avalia: a experiência da pessoa com o seu ambiente é um processo ativo porque seleciona os dados dos diferentes aspectos do ambiente, avalia-os em termo de suas próprias experiências passadas em função daquilo que está experimentando em termos de suas próprias necessidades e valores.
  • O homem pensa e escolhe: o comportamento humano é proposital, proativo e cognitivamente ativo. Pode ser analisado em termos de planos comportamentais que escolhe, desenvolve executa para lidar com estímulos com que se defronta e para alcançar seus objetivos pessoais.
  • O homem tem limitada capacidade de resposta: a capacidade é limitada de acordo com o que pretende ou ambiciona. As pessoas não são capazes de se comportar de todas as formas, pois suas características pessoais são limitadas e restritas. As diferenças individuais fazem com que as pessoas tenham comportamentos variados. A capacidade de resposta é função das aptidões (inatas) e da aprendizagem (aquisição). Tanto a capacidade mental como a capacidade física está sujeita a limitações.

Assim, é importante ressaltar que não existe comportamento ideal ou perfeito para se formar um grupo. É preciso identificar o perfil de cada colaborador e dentro de suas habilidades, buscarem extrair os melhores resultados, sem que os mesmos percam a sua essência, gerando resultados favoráveis para ambas as partes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (161 Kb)   docx (64 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com