TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional

Por:   •  22/7/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

Comportamento organizacional

Avaliação unidades 3 e 4

Atualmente, diz-se que as empresas vivem em um ambiente complexo e com muitos desafios a enfrentar diante da globalização e da diversidade. Por que esse ambiente é complexo e como se pode vencer seus desafios?

Por que esse ambiente é complexo e como é possível vencer seus desafios?

O ambiente atualmente mostra-se complexo por causa das constantes mudanças de comportamento na sociedade,os grandes avanços tecnológicos e como as pessoas se relacionam com esses avanços e seus benefícios.Isso representa uma grande mudança de valores e rompimento de paradigmas que norteiam a sociedade.

Diante dessas mudanças empreendedores e gestores são constantemente desafiados a atuarem de forma dinâmica,consciente e sensível para lidarem com todo o tipo de diversidade que possa surgir,pessoas com valores e formações diferenciadas e as minúcias de suas relações num ambiente socioeconômico bastante complexo e efêmero,pois a cada minuto as interações se modificam.Dessa forma é necessário enxergar a cultura como uma das variáveis fundamentais para o ambiente organizacional.

O comportamento organizacional e suas estruturas vem como uma ferramenta altamente eficaz para vencer esses desafios,é preciso se levar em conta a Cultura organizacional,a cultura é um fenômeno social e depende das pessoas que formam a organização,ela se torna um traço de personalidade que diferencia a organização das demais.Ela se evidencia através da missão institucional,visão e valores sociais da organização.

É possível vencer esses desafios elaborando projetos e soluções concretas,definindo prioridades e promovendo iniciativas de desenvolvimento socioeconômico tendo em vista que os líderes precisam fazer com que a cultura organizacional não se torne um fator negativo formando barreiras de resistência a mudanças,diversidades e aquisições e/ou fusões.

É necessário que até a seleção de colaboradores seja munuciosa tendo em vista pessoas que tenham uma visão compatível com a cultura organizacional da empresa para que os desafios sejam vencidos e se tornem fatores positivos para a empresa.

Não há uma “fórmula mágica” para que desafios sejam transpostos,para cada organização acontece de uma forma,mas o que tem que se ter como foco é que é preciso sempre estar atento as mudanças e exergar nelas oportunidades e que diversidades existem e precisam ser tratadas com ética,o comportamento ético na organização deve refletir o comportamento ético da sociedade e cumprir o código de ética da própria instituição que é um instrumento que traduz para seus funcionários, clientes e sociedade, os princípios, a visão e a missão da empresa, e orienta atitudes e comportamentos a partir de políticas e práticas específicas.

Dessa forma líderes e gestores estarão preparados para os adventos da tecnologia e os desafios que o ambiente de turbulência e de mudança, cujo ritmo intenso ameaça a sobrevivência de praticamente todas as empresas que não forem capazes de transformar o seu estilo de gestão e métodos detrabalho trazem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com