TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional

Por:   •  17/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.874 Palavras (12 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 12

1. Capitulo 1 5

Passo 2 5

Passo 3 5

2. Capitulo 2 7

Passo 1 e 3 7

Passo 2 10

3. Capítulo 3 10

Passo 1 10

4. Capítulo 4 11

Passo 1 11

5. Conclusão Final 14

6. Bibliografia 15

Introdução

Este trabalho abordará sobre o tema de Comunicação e Comportamento Organizacional, conforme discutido em sala de aula. Serão vistos os seguintes temas:

 Comportamento Organizacional que será abordado o estudo sistemático do comportamento humano, relacionado-o ao meio pessoal e profissional.

 Comparação entre definições de Comportamento Organizacional que será abordada uma comparação entre autores de pensamentos diferentes em relação ao Comportamento Organizacional.

 Comparação entre Sistemas Abertos e Fechados serão citados exemplos de cada sistema e suas definições.

 Conceito e Efeito de Inovação será retratado sobre a concepção de idéias em um determinada organização.

 Conceito de Percepção e Comunicação relacionado à arte de administrar.

.

1. Capitulo 1

Passo 2

Definição de Comportamento Organizacional

Poderíamos definir Comportamento Organizacional como um estudo que busca compreender e encontrar meios de melhorar o relacionamento das pessoas que trabalham em uma mesma empresa.

Tendo em vista que esse relacionamento é de fundamental importância para o ambiente de trabalho, e que este é determinante, a longo prazo para que produtos, ou serviços, sejam sempre desenvolvidos com qualidade, por que colaboradores desmotivados, ou frustrados em suas necessidades serão antagonistas no processo de evolução da empresa em que trabalham.

Passo 3

Conceito de autores diferentes:

“Muito do comportamento que hoje nós vemos em uma típica organização industrial não é uma consequência da natureza humana; é uma consequência da forma como nós organizamos, da forma como nós gerenciamos as pessoas.” (Douglas McGregor, in The Professional Manager).

“Em geral, nós podemos dizer que a teoria administrativa pode basicamente salientar dois produtos, duas consequências; uma é a produtividade econômica, a qualidade dos produtos, o lucro etc.; a outra, é o produto humano, isto é, a saúde psicológica dos trabalhadores, seu movimento em direção à auto atualização, seu crescimento em segurança, pertencimento, lealdade, habilidade para amar, auto respeito etc.” (Abraham Maslow, in Maslow on Management).

* Essas duas fontes foram retiradas do PLT (Programa Livro Texto), 3ª edição, 2010, autores: Geraldo R. Caravantes, Cláudia B. Caravantes, Mônica C. Kloeckner; Editora Eletrônica AG- Assessoria Gráfica e Editorial LDTA.

Conclusão após comparação entre conceitos:

Em relação à definição de Douglas McGregor, a teoria citada, indica que em uma organização não temos a autonomia de agir conforme o nosso pensamento, mas sim, conforme as regras já determinadas na organização.

Já a teoria de Abraham Maslow, é totalmente oposta a de Douglas, pois ele leva em consideração que as duas partes envolvidas, devem estar em harmonia e sincronismo, com isso a organização terá uma produtividade maior com qualidade e o colaborador terá uma qualidade de vida melhor.

Quadro comparativo entre sistemas abertos e fechados

Em relação ao Sistema Aberto, define-se como um sistema onde possui um fluxo de energia útil, possibilitando o trabalho do sistema ou a transformação de forma de energia. Assim devem ser os sistemas vivos. Já no Sistema Fechado é onde tende a aumentar sua entropia podendo ocasionar sua deterioração. Veja os exemplos no quadro abaixo:

SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

A semente de um eucalipto que obtêm nutrientes, água do solo, carbono do ar e energia solar é um sistema aberto onde com colaboração de outros componentes cresce uma grande árvore. Uma semente da qual e simplesmente jogada ao solo não cresce e após um tempo se transforma em pó.

Um carro é feito de peças sendo assim é um sistema aberto onde sempre irá precisar abastecer e consumir oxigênio. Um carro na qual não é abastecido não funciona e em algum tempo se deterioriza.

Uma empresa precisa de capital de empregados e outras coisas que obtêm do mundo que lhe é externo.Com a comunicação a empresa tende a melhorar. No sistema fechado onde os funcionários não podem se expressar a empresa tende a decair, pois o rendimento dos mesmos não serão lucrativos.

Uma cidade precisa de recursos naturais e financeiros que lhe são externos. Uma cidade onde que não há ajudas externas, não terá recursos necessários para progressão da população.

2. Capitulo 2

Passo 1 e 3

Inovar é criar ou transformar um produto (objeto, serviço, ideia etc.) que atenda as necessidades atuais do público. Inovação não é simplesmente uma ideia que surge na mente de um suposto "gênio", mas sim o resultado de pesquisas sistemáticas.

Um inovador é na verdade uma pessoa empreendedora que está atenta a tudo que está acontecendo a sua volta. Extremamente atualizado ele "caça" problemas e necessidades na sociedade. Quando encontra, ele explora a fundo esse problema ou necessidade e então, se tiver uma solução criativa, simples, que resolva de maneira prática e com baixo custo, ele saberá, depois de uma nova e profunda pesquisa, se deve ou não investir neste produto, ou seja, nesta solução.

As inovações de sucesso são, em sua maioria, as que demandam pouco investimento, pouca mão-de-obra, são simples e práticas e que inicialmente atendam uma pequena área. Estas têm a maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com