TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional

Por:   •  3/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

Mas afinal, o que é Comportamento Organizacional?

O trabalho apresentado, insere-se numa apresentação realizada e como introdução ao Comportamento Organizacional, os vários estudiosos sobre o assunto (como Henry Fayol, Max Weber, etc., às várias práticas e estudos). Contudo, hoj as práticas empresariais levam a que haja uma interpretação mais ampla e que deve ser olhada sobre diversas perspectivas. Ou seja, interpretar do ponto de vista dos trabalhadores (ou funcionários) e o tipo de trabalho que exercem na empresa, os próprios objectivos da empresa, tipo de empresa (a média de idade dos trabalhadores da empresa, a sua composição entre homens e mulheres, habilitação literária, etc.). Só assim se pode ter uma visão mais próxima dos grupos e da cultura da empresa, tem que haver, por isso, um trabalho mais dirigido e não somente o trabalho mais generalista.

Por outro lado, o papel do administrador em compreender a sua organização e qual o modelo organizacional que vai adoptar ou que está a ser implementado nessa empresa, bem como na relação com os próprios funcionários e na criação de modelos de gestão empresarial (deve-se por isso olhar aos estudos realizados sobre: Team Management; Building Effective Organizations; Leading People.)

O comportamento Organizacional de ser tratado sobre várias perspectivas, quer ao nível da sociologia, quer ao nível da gestão empresarial, quer ao nivel da gestão de recursos humanos, não esquecendo a localização da empresa (Europa, Estados Unidos da América, Brasil, etc.) já que podem haver diferentes formas de atitudes e comportamentos.

Ele pode ser visto como o conjunto de comportamentos e atitudes praticadas pelas pessoas que compões a empresa, tanto funcionários quanto seus diretores, e o impacto que tais condutas e costumes têm sobre o andamento e desenvolvimento da organização. Dessa maneira, o Comportamento Organizacional influencia todo o clima da corporação e pauta quais são as visões e impressões que as pessoas ligadas à ela possuem desse local de trabalho em questão.

Por que estudar o comportamento organizacional de uma empresa?

Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria dos processos de gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores, bem como estruturar métodos de liderança e estratégias de gestão efetivas para o alcance de metas e resultados desejados.

Fazer o estudo e avaliação do comportamento organizacional também visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais no sentido comportamental e cultural para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções afim de: atrair e reter talentos, evitar o turnover, promover engajamento, produtividade e harmonia entre os stakeholders.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com