TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional

Por:   •  9/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.890 Palavras (8 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Itapecerica da Serra

2017

GABRIELLA PEREIRA DE GÓES[pic 6]

a relevância das TRANSFORMAÇÕES da cultura no bom desenvolvimento das organizações.

Projeto apresentado ao Curso de Administração da Instituição Faculdade Anhanguera de Itapecerica da Serra.
Orientador: Carina Alfieri Silva

ITAPECERICA DA SERRA

2017


1.1 O Problema

A cultura organizacional tem um papel de extrema importância dentro das organizações, e principalmente nos indivíduos que a formam, isso porque é o papel da cultura organizacional estabelecer normas, valores.

Observa-se que a cultura de uma organização nada mais é do que um espelho, e nele é representando percepções comuns, que são compartilhadas entre os funcionários. Ou seja, é um grupo de pessoas com costumes e hábitos diferentes, que convivem em um mesmo ambiente e que são pré-estabelecidos a seguir esse conjunto de normas, valores.

Qual a relevância das transformações da cultura no bom desenvolvimento das organizações?

2.1 Objetivo Geral ou Primário

Em uma abordagem mais sucinta o trabalho baseia-se em demonstrar a importância da transformação da cultura no bom desenvolvimento das organizações.

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários

Conceituar clima e comportamento organizacional;

Apresentar a influência do comportamento organizacional no bom desenvolvimento das atividades;

Apresentar as transformações no bom desenvolvimento das organizações.

3 JUSTIFICATIVA

O que impulsionou a realização deste trabalho, é querer entender melhor a importância que o clima e a cultura organizacional tem dento das organizações principalmente sua influência com os indivíduos que fazem parte da mesma.

Apresentando então conceitos e definições sobre o que vem a ser esse conjunto de hábitos e crenças, além também dos impactos que elas trazem.

Ressaltando sempre a opinião de grandes autores da área, para gestores ou futuros gestores, e também a todos que tem interesse em entender um pouco mais sobre esse conjunto de valores, normas e atitudes que é expressa a todos da organização e que são estruturas para o bom desenvolvimento da mesma, voltados para o gerenciamento de pessoas.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

CLIMA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

A cultura organizacional é composta de crenças, comportamentos, histórias, mitos, valores, metáforas e outras ideias que reunidas, representem o modo particular de uma organização funcionar. Pode ser entendida como regras, modo de pensar e de agir.

Segundo Chiavenato (2005, p. 128) a cultura organizacional apresenta algumas características principais que são elas:

  1. Regularidade nos comportamentos observados: as interações entre os participantes é caracterizada por uma linguagem comum;
  2. Normas: padrões de comportamentos, ou seja, a maneira de fazer as coisas;
  3. Valores dominantes: os principais valores que a organização advoga e que espera que seus colaboradores compartilhem entre si;
  4. Filosofia: são políticas que afirmam as crenças sobre como seus colaboradores e clientes devem ser tratados;
  5. Regras: são guias estabelecidos e relacionados com o comportamento da organização;
  6. Clima organizacional: sentimentos transmitidos- como os participantes interagem, como se sentem.

Para compreender mais facilmente o que é clima organizacional, é importante algumas definições.

Segundo CHIAVENATO (2005), “Clima organizacional influência a motivação, o desempenho humano, e as satisfações no trabalho.” Ainda segundo o autor “o clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes, produzindo elevação do moral interno. E desfavorável quando proporciona frustações daquelas necessidades.”

Para BERGAMINI (1997), “clima organizacional nada mais é do que indicador do nível de satisfação ou de insatisfação experimentado pelos empregados no trabalho.”

Desta forma nota-se que o clima organizacional interfere diretamente no ambiente de trabalho das organizações, e que as causas que podem interferir variam de acordo com a cultura do indivíduo, com a comunicação, com a situação econômica e psicológica do mesmo.

Também pode-se definir o clima organizacional como um conjunto de valores, ou seja, o que define o colaborador como um ser humano que nada mais é do que, sua cultura, crenças e valores. Essas diferenças culturais são importantes dentro das organizações, pois assim mostra a visão de cada um dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho.

Para MAXIMIANO (1997 p. 168) “o clima é representado pelos sentimentos que as pessoas partilham a respeito da organização e que afetam de maneira positiva ou negativa sua satisfação e motivação para o trabalho”.

Para MELLO (2003), “A pesquisa de clima organizacional é o meio mais eficaz para se entender o que os colaboradores querem, o que eles pensam e esperam da organização.”

O estudo do comportamento organizacional é dividido em três sistemas, é um estudo do indivíduo, da equipe e da combinação de ambos na organização. Desta forma fica claro a importância e junção deste três aspectos no desenvolvimento e crescimento da organização, proporcionando maior compreensão no ambiente de trabalho, e harmonia entre as pessoas que fazem parte da mesma.

Existem vários fatores que comprovam a importância de avaliar o clima organizacional, entre eles temos:

  • Avaliar o clima organizacional é importante porque ele pode afetar o comportamento das pessoas;
  • Pode ser decisivo na capacidade de atrair e reter talentos para a organização;
  • Porque pode ser modificado;
  • Porque é um importante indicador de satisfação dos membros da organização, em relação a aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como as políticas de recursos humanos, gestão, missão da empresa e identificação da mesma;
  • Porque pode apontar a origem dos problemas, permitindo então uma ação que evite a ocorrência dos mesmos;
  • Porque o clima é mais perceptível que as fontes que o originaram;
  • Porque as organizações e pessoas variam intensamente.

De acordo com CHIAVENATO (2005, p. 8)

As pesquisas de clima organizacional procuram coligir informações sobre o campo psicológico que envolve o ambiente de trabalho das pessoas e a sua sensação pessoal neste contexto.

Para que aconteça essa pesquisa de clima organizacional é essencial que exista:

  • Preparação;
  • Plano de pesquisa- formulação das pesquisas a serem examinadas;
  • Execução da pesquisa- coleta de dados;
  • Interpretação dos dados- preparação e análise dos dados recolhidos, e tentar de dar respostas as questões de pesquisa;
  • Analise de dados- comparar com os resultados anteriores;
  • Relatório- registro das informações;
  • Plano de ação- planejar as medidas necessárias para possíveis mudanças.

Deste modo, percebemos a importância de conhecer os principais elementos que compõem uma instituição, e a influência que esses fatores exercem sobre seu clima, assim percebendo que a pesquisa de clima organizacional é o meio mais eficaz de se compreender o que os colaboradores querem, o que esperam e o por que continuam na organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (197.1 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com