TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional

Por:   •  19/9/2018  •  Exam  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

Comportamento Organizacional

  1. Defina, com suas palavras, comportamento organizacional. Como este conceito se aplica à administração de empresas? 

De acordo com o capitulo estudado, podemos concluir que o comportamento organizacional se conceitua no estudo sobre 3 pilares presentes em uma organização, sendo eles: os indivíduos, os grupos e a estrutura. Tal estudo visa como objetivo, contribuir para uma melhor desenvoltura organizacional por parte das empresas, já que o dito comportamento organizacional está diretamente ligado ao desempenho das organizações.

  

  2) Compare as contribuições da psicologia e da sociologia para o estudo do comportamento organizacional. 

O estudo da psicologia está voltado ao indivíduo, enquanto que na sociologia, se estuda o ambiente no qual as pessoas exercem seus papéis. Em vista disso, muito se têm de ambas ciências no que diz respeito as contribuições para o estudo do comportamento das pessoas dentro de uma organização. A psicologia traz estudos, por exemplo, sobre personalidade, avaliação de desempenho, estresse profissional entre outros. Já a sociologia nos permite conhecer e estudar as variáveis como: trabalho em equipe, comportamento intergrupal, a cultura organizacional entre muitas outras contribuições. Ambas trazem conhecimento de grande valia para o mundo organizacional. Tal conhecimento complementando um ao outro se torna muito mais eficiente para a compreensão do comportamento organizacional, e como este pode melhorar a eficácia de uma organização.

  

 3) O que são eficiência e eficácia? Como esses conceitos se relacionam com comportamento organizacional? 

Coloquemos o seguinte exemplo: em um determinado dia a mãe de José pede que ele vá à padaria comprar pães. José vai e depois de meia hora retorna para a casa com os pães solicitados pela mãe. No dia seguinte, a mãe de José pede a irmã dele, Maria, para que ela vá à padaria naquele dia e traga os pães para o café da manhã. Maria vá e retorna em 15 minutos com os pães em mãos. Nesse caso, podemos dizer que José foi eficaz, já que trouxe os pães solicitados, e Maria não só foi eficaz (por também ter levado os pães para o café da manhã), como também foi mais eficiente se comparada com o irmão já que demorou metade do tempo dele. No que tange a correlação desses conceitos com o comportamento organizacional, podemos inferir que as empresas buscam pessoas cada vez mais produtivas e que saibam desempenhar seus trabalhos de forma eficiente e eficaz. Portanto, a relação se dá em descobrir o que induz um funcionário, ou um grupo e até mesmo a organização como todo a desempenharem esses conceitos.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com