TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade On-line (Trabalho)  

AP3 - Atividade On-line (Trabalho)

DATA DE ENTREGA:

29/05/2018

ENUNCIADO:

Conforme verificamos ao longo das unidades de aprendizagem da nossa disciplina, o comportamento pode ser influenciado por diversas áreas, sendo: área microrganizacional (percepção, motivação, personalidade, entre outros), mesorganizacional (socialização, dinâmica do grupo, entre outras) e macrorganizacional (poder, conflito, cultura, negociação, entre outras). As duas primeiras áreas foram discutidas no nosso fórum avaliativo, desta forma, trataremos, neste trabalho, da área macrorganizacional através de uma perspectiva prática.

De acordo com a nossa unidade de aprendizagem 1, a análise da área macrorganizacional “é importante observar como fluem o poder e a política, como se estabelecem as relações intergrupais e quais são os níveis de conflito presentes”. Para complementar este trecho, o gestor deve considerar como estas relações influenciam a organização como um todo e como influenciar positivamente este processo.

Ao final do trabalho, você deverá responder a seguinte pergunta: como um gestor pode compreender e influenciar o comportamento dos seus funcionários utilizando os conceitos da área macrorganizacional (cultura, liderança, mudança, comunicação)?

ORIENTAÇÕES DE COMO CONSTRUIR A ATIVIDADE:

O primeiro passo desta atividade é escolher um gestor, que pode ser o dono ou presidente de uma empresa, o gerente de recursos humanos, o gerente de marketing, o gerente de logística, gerente de operações, entre outros. Os requisitos necessários para este gestor são: 1. Ter cursado um nível superior na área de gestão (recursos humanos, administração, marketing, logística, processos gerenciais) e 2. Ter uma equipe de funcionários subordinados ao mesmo.

O segundo passo é fazer uma entrevista com este gestor. Abaixo estão algumas perguntas que podem te auxiliar no desenvolvimento da entrevista. Você pode adicionar novas questões desde que utilize as que estão citadas abaixo:

Nome do Profissional:

Curso:

Atuação:

- Quais os critérios que te levaram a optar por esta carreira? Há quanto tempo atua na área?

- O líder é aquele que influencia os funcionários para o alcance dos objetivos organizacionais. Você se considera um líder? Quais são as características necessárias para um líder, nos dias atuais?

- Qual é a importância da comunicação organizacional nas empresas hoje em dia? De que forma você se comunica com seus funcionários?

- Um gestor tem de ser capaz de solucionar conflitos no ambiente organizacional? Qual a melhor forma de solucionar estes conflitos?

- O conflito pode ser positivo para a organização? Se a resposta for sim, de que forma o conflito pode ser positivo? Se a resposta for não, por que?

- Na sua opinião, as mudanças são necessárias para as organizações se manterem competitivas no mercado?

- Qual o conselho que o entrevistado deixa para os jovens profissionais da sua área que estão se formando?

O terceiro passo é o arquivo que deve ser encaminhado por meio do ambiente virtual de aprendizagem. A proposta é que você realize a entrevista e desenvolva conclusões próprias utilizando os conceitos das unidades 5, 6, 7 e 8. IMPORTANTE: Você não deve encaminhar a entrevista ou as respostas do entrevistado, mas sim as suas conclusões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com