TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional

Por:   •  15/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

POLIANA SOUZA DE MIRANDA

Relatório

Rio de Janeiro

2018

POLIANA SOUZA DE MIRANDA

Comportamento Organizacional: Entrevista

Entrevista apresentada ao Programa Graduação em Administração da Faculdade Veiga de Almeida, do Rio de Janeiro.

Orientador: Prof. Denize Veiga.

Rio de Janeiro

2018

RESUMO

Poliana, Comportamento Organizacional: Entrevista. (Graduação) – Faculdade de Administração, Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro, 2018.

O trabalho analisa questões relacionadas a gestões de pessoas, objetivos organizacionais, motivação e comunicação organizacional. A pesquisa de campo foi realizada través de entrevista. As ferramentas foram: informações sobre a empresa entrevistada, Sobre o gestor entrevistado e questões pesquisadas junto ao gestor. Partimos da hipótese de que não só o gestor se encontra como principal atuante na analise da empresa x funcionário como também qual sua função dentro dessa instituição, discutimos ‘para quê’ e a ‘quem’ servem a atuação do gestor na percepção comportamental do individuo perante a organização. Realizamos uma breve analise do Comportamento Organizacional e no que se refere à Gestão de pessoas, Objetivos organizacionais, motivação e comunicação organizacional. De que em 1912 já se embasa algumas ideias sobre o comportamento organizacional por Frederick W. Taylor “é que o papel do gestor é estudar o carácter, a natureza e o desempenho de cada trabalhador com o objetivo de descobrir suas limitações e as possibilidades de desenvolvimento através do treinamento”. E com advento da Segunda Guerra mundial tornou-se conhecido de que o gestor bem treinado alcançaria com eficácia os objetivos comportamentais, a motivação e teria uma comunicação clara e concisa com os indivíduos mediante da sua boa gestão.

Palavras-chave:

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

DESENVOLVIMENTO 6

1.1 Comportamento Organizacional

1.2 Entrevista com o gestor

CONCLUSÃO

REFERENCIA 3

INTRODUÇÃO

Este trabalho busca compreender o comportamento organizacional. Inclusive, o papel do gestor em uma organização. E a importância da motivação para o desenvolvimento do individuo tanto coletivo, quanto individual. Além disso, a comunicação concisa entre funcionários e gestor. Em paralelo o conteúdo relatado por meio de entrevista nos ajuda a enfatizar a importância do gestor em uma organização e da colaboração eficaz da sua função, sendo ela feita por uma boa percepção.

DESENVOLVIMENTO

1.1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Com o avanço no mercado industrial a busca por novas formas de organização e produtividade deu uma nova roupagem para o mundo administrativo. Inclusive, a importância de organizar o ambiente, tornando-o saudável para trabalhar. Logo, o comportamento organizacional adveio da preocupação com o desenvolvimento humano. Segundo Robbins (2005, p. 6): “é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional”.

Toda via o gestor é responsável por analisar os comportamentos dos indivíduos, frisar pontos relevantes que contribui na produtividade, motivação e na comunicação na organização. Assim, a gestão segundo Robbins (2014, p.7), “é fazer as coisas de forma eficaz e eficiente, por meio das outras pessoas e junto com elas”. Por certo, os empresários considera a motivação como um incentivo para alcançar um objetivo, pois, funcionários motivados agem e fazem todo o possível para a realização de suas tarefas.

Nas observações de Castro (2002):

A motivação, um dos temas mais estudados e debatidos na prática organizacional, é a ação ou efeito de motivar, e a geração de causas, motivos, sentidos ou razões para que uma pessoa seja mais feliz e efetiva em suas relações.

Do mesmo modo, a comunicação evoluiu e contribui para a disseminação de conteúdos para a boa convivência, se passada de forma coesa. Pois, a comunicação incoerente produz confusão e improdutividade em uma organização. Segundo Maximiano (2004, p. 336-337):

O processo de comunicação compreende a transmissão de informação de significados. Se não há transmissão de informação ou de significado, não há comunicação.

O poder de um boato

Fonte: A comunicação como fator de sucesso organizacional

(disponível em: www.ppq.com.br/web_parafanuncio.php?id_parfanuncio=1037&id_catanuncio=8).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com