TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional

Por:   •  25/3/2019  •  Resenha  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha – Unidade 1

Motivação e Processos Organizacionais

O comportamento organizacional tem por objetivo estudar o campo comportamental das relações humanas nas organizações buscando elevar atitudes e motivação, promovendo a melhoria da eficácia organizacional. Neste contexto, podemos verificar níveis que se interagem em si: micro, o meso e macro-organizacional.

OS agentes públicos são considerados recursos, pois são indispensáveis ao bom desempenho das organizações. Estes agentes são classificados em agentes públicos, servidores públicos e particulares em colaboração com o Poder Público. Provimento é o ato ao qual o servidor público é investido no exercício do cargo, emprego ou função. Este provimento dos cargos e empregos públicos é cuidado pela Administração Pública podendo ser originário, ou seja, efetiva por meio de concurso público ou derivado, a qual agentes públicos detêm vinculo anterior com a Administração Pública, em condições especiais, acessar os cargos e empregos públicos.

O sentimento de motivação é algo intrínseco ao interesse de uma pessoa para a ação que o conduz a se esforçar para conseguir determinado desempenho resultando na conquista de certas expectativas. Dessa forma, aos gestores públicos cabe a capacidade de compreensão dos mecanismos motivacionais e de comportamento dos indivíduos, que podem ser mensurados através da avaliação de desempenho transitória.

Conforme, Maslow os indivíduos obedecem a uma hierarquia de necessidades, que são fisiológicas, segurança, sociais, estima e autorrealização.

Ainda no campo da motivação, Herzberg afirma que a motivação para trabalhar depende de dois fatores, a saber: motivacionais oriundos do sentimento em relação ao cargo e os higiênicos provindos do sentimento extrínsecos ou em relação à sua empresa.

A teoria da expectativa preceitua que a intensidade do esforço para certa ação do individuo está diretamente relacionada à sua expectativa em relação ao resultado decorrente desta ação. Esta teoria envolve quatro aspecto: esforço, desempenho, recompensa e objetivo.

Há a existência de programas e alternativas de aplicação para elevar a motivação. O programa de reconhecimento dos servidores inclui o reconhecimento público, melhoria de processos e sugestões; programa de envolvimento ampliado dos servidores propõem grupos de estudo de melhorias, deliberativos, de interface com o cidadão, de racionalização de consumo de materiais e de planejamento e definição de metas de trabalho; o programa de remuneração variável que envolve a incorparação de parcela variável à cesta de remuneração e rodízio de gratificações; programa de remuneração por habilidades adquiridas envolve a realização de cursos de treinamento e desenvolvimento; programas de benefícios correspondem aos vales e concessão de bolsas e auxílios; programas de envolvimento social e flexibilização do horário de trabalho.

O gestor público deve apreciar o desenvolvimento das capacidades de compreender os procedimentos de trabalho, suas procedências conceituais, seu horizonte de dissipação e ponto de crise.

Há três diretrizes gerais orientadoras dos atos de gestão, a saber: adoção do ponto de vista do usuário dos serviços públicos; a concepção de processo como meio de a organização fazer o necessário para produzir valor para o usuário-cidadão e a satisfação do usuário com o produto do processo assume posição preponderante como parâmetro de avaliação de desempenho organzacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com