TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional

Por:   •  21/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Gestão da Administração Pública

Disciplina: Comportamento Organizacional

Professor: Josimar Ribeiro de Almeida

Aluno: Carlos José Barcelos Felício

Atividade I        

Pense sobre os motivos que levaram você a ser inscrever neste curso. Quais eram as suas motivações? Eram questões internas (realização pessoal, interesse, etc.) ou externas (melhoria do salário, status, conhecer pessoas, etc.)? Faça um pequeno texto expressando os seus motivos.

Resposta:

Sou servidor da Guarda Municipal da Cidade do Rio de Janeiro desde abril de1994, no início estava satisfeito por ter atingido o meu objetivo de passar em um serviço público. Com o passar dos tempos foram aparecendo as oportunidades para ser promovido e um dos critérios de pontuações eram cursos e nível de instrução. Comecei a verificar que para atingir outras metas e fazer melhor as minhas atividades deveria investir em cursos, então iniciei fazendo vários cursos na área fim, porém a cada promoção notava a necessidade de se especializar na área pública, devido a necessidade e vontade de apresentar uma melhor qualificação, comecei a fazer cursos e especialização, não somente na minha área de atuação, mas também em administração, gestão, projetos e finanças.

A cada curso, especialização e seminários que participava e cada promoção que ganhava, assumia novas atribuições que necessitavam de mais conhecimentos em administração pública para desenvolver as novas funções, entretanto não tinha tempo e condições financeiras de investir em uma especialização em uma conceituada Instituição de ensino particular. Desde então, comecei a procurar nas Universidades Públicas cursos voltados em administração, até encontrar o curso de administração pública da UFF, fiquei muito motivado, principalmente por ser EAD, e ainda dava para conciliar o horário de trabalho e de estudo.

Minha motivação em fazer o curso foi a necessidade de me aperfeiçoar, a oportunidade de ter um crescimento profissional nas áreas de gerenciamento, coordenação, direção e comandar outras pessoas e notar que há uma necessidade das organizações públicas em aperfeiçoar e desenvolver sua administração. Com está motivação, e observando que administração é uma disciplina que tem a possibilidade de aprender e colocar em prática todos os dias, iniciei o curso de Administração Pública na Universidade Federal Fluminense, com objetivo de se especializar, desenvolver a carreira no setor público e utilizar o que adquiri de conhecimento para ajudar no crescimento da minha Instituição.

Segundo Robbins (2005, apud BERGUE, 2012, p. 21), a motivação está associada a um processo responsável pela intensidade, pela direção e pela persistência dos esforços de uma pessoa orientados para o alcance de determinado propósito.

Já para Lopes (2003, p. 20 - 21) o comportamento humano é determinado por causas (necessidades e motivos) que vão evoluindo no decorrer do tempo, quando um objetivo é comtemplado, esse deixa de ser incentivadora do comportamento, dando ensejo para que um nível mais elevado de necessidade possa se despontar, porém, a motivação existe dentro do ser humano e se dinamiza através de suas necessidades que muitas das vezes são chamados de desejos, aspirações, objetivos ou motivos. Essas são forças que influenciam e conduzem o ser humano a buscar diversas situações na vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com