TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional

Por:   •  22/2/2021  •  Resenha  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 5

1) O que é Personalidade?

Personalidade é o resultado psicofisiológico da interação entre genética/hereditário e meio ambiente, se manifesta por meio do comportamento e cada pessoa possui características próprias, o que nos torna únicos e, portanto, diferentes.

A formação da personalidade ocorre gradualmente na vida. Tudo começa na infância, ou seja, após o primeiro contato da pessoa com o ambiente familiar, casa e escola, o processo nunca termina, pois o ser humano é exposto a vários meios. Por exemplo; rodas de amigos, faculdade e trabalho.

2) Quais são as limitações ao poder dos traços de personalidade como previsores preciso do comportamento?

Não se pode descartar por inteiro o conhecimento provisor de traços de personalidade, todavia esses conceitos empíricos tem limitação claras quanto suas aplicações, com a possibilidade de definir o comportamento do individuo equivocadamente. No entanto, com a utilização da metodologia cientifica, aliada em conjuntos com esses propulsores de conhecimentos intrínsecos, há de fato uma melhor precisão na definição do traço.

3) Quais as previsões de comportamento você faria no caso de um funcionário que tivesse;

(a) um centro de controle externo?

Pode se prever que um funcionário com "centro de controle externo", pode ser visto como alguém que segue instruções e se destaca no trabalho orientado por terceiros.

(b) um baixo índice de maquiavelismo?

Pode-se prever que funcionário com baixo índice de maquiavelismo, terão melhor desempenho em exercer atividades onde não interajam diretamente com outras pessoas, como por exemplo, atividades voltadas à negociação diretamente face a face.

(c) baixa auto-estima?

Que necessita de avaliação positiva de outras pessoas, o que denota vulnerabilidade e pode levar a submissão de pessoas que admira. Dependendo da área de atuação, pode inclusive acarretar em baixo desempenho.

(d) uma personalidade do tipo A?

Pode-se prever um funcionário extremamente competitivo, com um senso de urgência para conquistas em pouco tempo. Diante disto, demonstra um grande desempenho à atingimento de metas, todavia pode apresentar dificuldade em relacionamentos e interação com outros indivíduos ou grupos de pessoas.

4) O que o indicado de Tipos Myers-Briggs?

É um teste de personalidade, com cem questões, que avalia como as pessoas agem ou se sentem em determinadas situações. Com base nas respostas dadas, as pessoas são classificadas como extrovertidas ou introvertidas (E ou I), sensoriais ou intuitivas (S ou N, segundo as siglas em inglês), racionais ou emocionais (T ou F) e julgadoras ou perceptivas (J ou P).

5) Quais são os seis tipos de personalidade identificados por Holland?

1. Realista

Essas pessoas gostam de coisas objetivas e concretas. São tidas como simples, sinceras e práticas. Para elas, o que importa é o reconhecimento objetivo de suas conquistas, tarefas e metas. Em geral, preferem trabalhar com objetos, ferramentas ou instrumentos, literalmente, “colocando a mão na massa”. Tendem a evitar trabalhos que lidem com papéis ou que exijam muito contato social. Possíveis áreas de atuação: engenharia, mecânica, agronomia.

2. Investigativo

Essas pessoas gostam de entender o mundo, as pessoas ou a natureza, seja para prever fenômenos, para controlar, analisar ou mesmo tomar decisões. Para elas, é importante trabalhar com informações, com conhecimentos e com sabedoria. Os outros as vêem como inteligentes e com facilidade para aprender. Geralmente, evitam atividades diretamente ligadas a pessoas. Possíveis áreas de atuação: física, biologia, matemática, sociologia.

3. Artístico

As pessoas desse tipo gostam de mudar, inovar e criar. Suas atividades principais estão ligadas à imaginação e á sensibilidade. Seja escrevendo, atuando, criando formas artísticas, ou mesmo por meio de observação ou criação de design, elas se sentem bem quando se expressam por meio da arte, em suas diversas formas de manifestação. Professores e vendedores costumam se identificar com esse perfil, já que se sentem bem ao tocar e impressionar as pessoas com suas idéias. Possíveis áreas de atuação: música, artes plásticas, teatro, literatura, vendedor, professor.

4. Social

Pessoas desse perfil gostam de gente e buscam contato com os outros, seja para ajudar, informar, treinar, desenvolver, curar, esclarecer, servir, ensinar, ouvir ou cuidar. Têm afinidade com a área de humanas. São extrovertidas e não gostam de tarefas mecânicas e impessoais. Possíveis áreas de atuação: professor, enfermagem, Assistente Social, Psicólogo.

5. Empreendedor

Os empreendedores gostam de dirigir, coordenar e supervisionar as atividades dos outros, seja para alcançar seus próprios objetivos, para atingir metas das empresas em que trabalham, ou ainda para conseguir resultados produtivos e obter lucro com seu trabalho. São ligados em status e poder. Apreciam desafios e liderança e têm boa aceitação para lidar com o risco. Possíveis áreas de atuação: gerência, advocacia, política.

6. Convencional

Pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com