TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional

Por:   •  24/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 3

Exercício para aprendizagem

 

 

 

“Os esquimós do Alasca vivem numa região onde na época do inverno, o frio mata uma pessoa em cinco minutos se ela não estiver adequadamente vestida. Eles têm sido tradicionalmente caçadores e muitos ainda o são e, no inverno, essa atividade torna-se bastante árdua. Partindo desse fator geográfico básico, os esquimós desenvolveram durante muitos séculos uma série de leis que lhes permitem sobreviver num dos ambientes mais hostis da terra. Uma dessas leis é: quem tem excesso de carne ou outro alimento deve reparti-lo com os outros. Armazenar comida é um crime mortal na visão desse povo. Em seu ponto de vista, é natural as pessoas dividirem os seus bens. Devido a essa crença, os primeiros comerciantes ingleses nunca puderam instalar um posto comercial em território esquimó. Os esquimós estavam sempre dispostos a dividir suas peles e alimentos com os ingleses, porém, nunca conseguiram entender porque estes mantinham um estoque enorme de alimentos sem dividi-lo. Tal procedimento não lhes era natural, ou melhor, era crime. Por três vezes os ingleses estabeleceram postos comerciais no território esquimó no século XIX e por três vezes, após algumas discussões sobre justiça e divisão, as comunidades esquimós simplesmente mataram os comerciantes ingleses e distribuíram seus alimentos. Isto foi justo para o direito esquimó, já que, para eles, o crime mortal não era o roubo, mas sim a ganância.” (SHIRLEY, Robert Weaver)

 

Com base no texto acima responda as questões 1 e 2.

Responda as questões 3 e 4 com base nos assuntos discutidos em aula.

 

  1. É possível identificar um comportamento etnocêntrico por parte dos esquimós? Justifique.

RESPOSTA: Sim, pois os ingleses tentaram abrir postos der comércios visando facilitar o comércio na região, porém pelo povo esquimó tal ação foi vista como imperdoável tanto que mataram esses comerciantes, fica claro o preconceito em algo novo trazido por parte de outra cultura. O etnocentrismo é a visão preconceituosa e unilateralmente formada sobre outros povos, culturas, religiões e etnias. Esse conceito refere-se, portanto, ao hábito de julgar inferior uma cultura diferente da sua própria cultura, considerando absurdo tudo que dela deriva e considerando a sua como a única correta.

 

  1. Qual a lógica do costume esquimó que determina o armazenamento de alimento como crime?

RESPOSTA: A ganância, até mesmo a extinção de espécies, ou a dificuldade de outras pessoas terem sucesso na caça por outros terem sido gananciosos prejudicando os demais.

 

  1. É correto afirmar que os papéis sociais exercem controle absoluto sobre a conduta dos indivíduos? Justifique.

RESPOSTA: Sim, o controle social é um conjunto de formas externas e internas de intervenção no comportamento do sujeito desviante, como o criminoso que é detido pela polícia.

  1. Quais os fatores que podem levar uma cultura a modificar-se?

RESPOSTA: São vários os fatores que contribuem para a mudança e inovação em uma sociedade: fatores internos à própria sociedade ou fatores externos do ambiente que a cerca. Em nossos dias, tornou-se muito clara a extrema importância da relação entre a sociedade e o seu ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com