TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional

Por:   •  22/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Quais os conceitos de Comportamento Organizacional segundo ROBBINS 2005 E NEWSTROM 2008?

Para Robbins (2005), o comportamento organizacional: “É um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar esse conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização”.  Quando estudado o comportamento organizacional é possível analisar e compreender o indivíduo na organização e os ocorridos dentro de seu ambiente de trabalho.

Para Newstrom (2008), o comportamento organizacional “É o estudo sistemático e a aplicação cuidadosa do conhecimento sobre como as pessoas agem dentro das organizações, seja como indivíduos, seja em grupo.’’ Para ele, o comportamento organizacional é uma disciplina científica  que auxilia os gestores a analisarem o comportamento dos indivíduos e seus relacionamentos interpessoais ou em grupos, dentro de uma organização.

  1. Quais são os 3 sub-conjuntos centrados em processos no comportamento organizacional? Defina cada um deles.

Individual, onde o perfil do colaborador é levado em consideração, assim como sua forma de trabalhar, rendimento e personalidade. A psicologia estuda o que motiva as pessoas dentro da empresa e quais são suas habilidades e competências em potencial para melhor aproveitamento.

Grupal, que tem como foco de estudo os nichos e departamentos que estruturam a empresa. A psicologia e a sociologia estudam como ocorre a integração entre as pessoas e a eficiência da comunicação, com o objetivo de apontar a melhor forma de conectar os times para gerar um trabalho efetivo e em conjunto.

Empresarial, conhecer e entender o ambiente de trabalho ajuda a manter um espaço harmônico, com pessoas motivadas e trabalhos interligados. Com o estudo do comportamento organizacional, facilitamos a manutenção e a melhoria dos processos de gestão dentro da empresa. Isso porque os gestores, por exemplo, conseguem prever e evitar problemas individuais ou coletivos diante os colaboradores, ou então estruturar métodos de liderança e estratégias de gestão mais efetivas para alcançar as metas e resultados desejados.

  1. Quais são os desafios e oportunidades do Comportamento Organizacional?

Desafios

-O principal desafio do comportamento organizacional é a reforma, se uma empresa é afetada por uma liderança ineficaz, uma ética de trabalho ruim ou pela falta de motivação do funcionário, existe uma grande dificuldade para mudar este cenário.

-Outro desafio do estudo do comportamento organizacional é determinar onde os problemas se encontram e como corrigi-los. As questões podem variar em grau e gravidade, por isso, o sucesso da abordagem depende de sua estratégia.

Oportunidades

-Notar áreas que apresentarem problemas trabalhar para melhorá-las.

-Descobrir oportunidades de melhorias desconhecidas de aspectos que já são fortes.

-Avaliar a liderança da empresa e caso necessário introduzir novos programas de treinamento para lidar com os pontos fracos de cada funcionário dar incentivos à medida que o desempenho aumenta.

4- Qual a diferença entre os conceitos de Clima e Cultura Organizacional?

5- Descreva o que expressa os elementos da Cultura Organizacional (crenças, valores, ritos, estórias, tabus, heróis, normas e sistemas de comunicação).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com