TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional .

Por:   •  4/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  5.509 Visualizações

Página 1 de 5

Livro "Comportamento Organizacional"

CAPÍTULO 1

QUESTÕES PARA REVISÃO

1- Como os conceitos do comportamento organizacional se relacionam com as funções, papéis e habilidades dos executivos?

R. Uma linha comum une as funções, papéis e habilidades dos executivos, pois todos eles reconhecem a suprema importância da gestão de pessoas, com isso fica claro que o executivos precisam desenvolver suas habilidades humanas para que possam tornar-se eficazes e bem-sucedidos.

2- Defina Comportamento Organizacional. Relacione isto com administração.

R. É um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Como o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento afeta o desempenho das empresas, por esse motiva ele visa ser de grande importância para ramo da administração.

3- O que é uma organização? Uma família pode ser considerada uma organização? Explique.

R. Organização pode ser definida como um unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua para atingir um objetivo comum.

A família é um tipo de organização porque tem dois ou mais membros, e cada um deles tem seus devidos papéis. A diferença é que as metas de uma família podem não ser explícita.

4- Identifique e compare os três principais papéis dos executivos.

R. Papéis de Relacionamento Interpessoal: O executivo desempenha tarefas de caráter cerimonial e simbólico e dentro desse conjunto ele também está desempenhando o papel de figura de proa, liderança e ligação.

Papéis de Informações: Todos os executivos obtêm de algum modo, informações de outras organizações e instituições. Informações sobre mudanças nos gostos dos consumidores ou sobre concorrências, que são obtidas de diversas maneiras. Além de monitorar,disseminar e servir de porta-voz quando representam suas empresas em eventos.

Papéis de Decisão: Nesse papel os executivos buscam melhorias para suas unidades, tomando atitudes e decisões que vem solucionas quaisquer complicações que possam ocorrer. Dentro deste papel o executivo também exerce o papel de Empreendedor, Gerenciador de turbulências, Alocador de recursos e negociador.

5- O que é a "abordagem contingencial" no estudo do comportamento organizacional?

R. Contingência quer dizer alguma coisa incerta ou eventual, que pode ou não acontecer. O comportamento organizacional adapta uma abordagem contingencial. Procura identificar as diferentes situações organizacionais para que se possa lidar com elas e extrair o máximo proveito delas.

6- Compare as contribuições da psicologia e da sociologia para o estudo do comportamento organizacional.

R. A psicologia foca sua atenção sobre os indivíduos. Tem contribuído para o comportamento organizacional em nível micro,analisando problemas que estejam comprometendo a produtividade do funcionário,seu desempenho e assim tentar modificar comportamento da pessoa, contribui também para aprendizagem, a percepção, a motivação, a memória, a aprendizagem, a consciência, o pensamento, a emoção o estresse profissional e etc.

Já a sociologia está mais envolvida no estudo da relações das pessoas entre si, sendo que a maior contribuição da sociologia foi no estudo comportamental de grupos. E também a dinâmica de grupos,o desenho de equipes de trabalhos, a cultura organizacional, etc.

7- “ O comportamento é geralmente previsível, não havendo necessidade de ser estudado formalmente”. Por que essa afirmação está incorreta?

R. Porque o comportamento é imprevisível, cada pessoa tem sua personalidade. O comportamento varia conforme a situação, duas pessoas não reagiriam numa determinada situação da mesma maneira. Mas também não quer dizer que não podemos dar explicações razoavelmente precisas sobre o comportamento humano.

8- Quais os três níveis de análise em nosso modelo de comportamento organizacional? Eles estão relacionados? Se estão, como?

R. Nível individual, Nível do grupo e Nível dos sistemas organizacionais. E estão totalmente relacionados, pois uma coisa liga a outra como a estrutura organizacional com a liderança, em que os executivos exercem influência sobre o comportamento do grupo por meio da liderança;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com