TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.482 Palavras (6 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O comportamento Organizacional dentro de uma empresa, é fundamental. Ele estuda as relações entre pessoas, grupos, e equipes nas organizações, com  propósito de absorver melhor o conhecimento obtido para se ter um ambiente mais propício a novas inovações.

Para isso, deve-se ter um líder que leve a equipe à eficácia, motivando-os, mantendo todos unidos, apoiando e respeitando uns aos outros, buscando inovações, que valorize o trabalho em equipe, e principalmente que conheça sua equipe. Um líder coerente, está sempre mudando, buscando mais conhecimento tem visão de mercado, é responsável, compreensivo, enfim que mantenha sempre a harmonia.

Uma empresa para dar certo, deve procurar ser eficiente, ou seja, produzir mais produtos com o menor gasto possível, e ter eficácia, que é alcançar os objetivos esperados de um grupo, com sucesso. E precisa ter um bom planejamento, para não haver imprevisto.

Em vista disso, se uma empresa obtiver todas estas e outras qualidades será uma empresa bem organizada, gerenciada e sucedida. E conseqüentemente, mantendo a satisfação do cliente, que é o mais importante, em primeiro lugar.

                                                        3

CAPÍTULO 1

O comportamento organizacional busca estudar as relações e as atitudes existentes entre os colaboradores dentro dos grupos e equipe de uma empresa. Seu objetivo é promover um ambiente mais propício ao crescimento de organização, procurando valorizar o trabalho em equipe.

Segundo a definição de John A. Wagner & John R. Hollenbeck (2006):

Comportamento Organizacional é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. Segundo os autores, subjacentes a esta definição, encontram-se três considerações importantes:

- O Comportamento Organizacional enfoca comportamentos observáveis, como conversar com colegas de trabalho, utilizar equipamentos ou preparar um relatório. Porém, também lida com as ações internas, como pensar, perceber e decidir, as quais acompanham ações externas;

- O Comportamento Organizacional estuda o comportamento das pessoas como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores;

- O Comportamento Organizacional também analisa o “comportamento” dessas unidades sociais maiores – grupos e organizações.

De acordo com Robbins, Stephen P. (2005):

Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Como este estudo está voltado especificamente para situações relacionadas ao emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, desempenho humano e administração.

Comparando: Segundo John A. Wagner & John R. Hollenbeck (2006):

Com o surgimento da abordagem dos sistemas abertos, as preocupações da abordagem das relações humanas quanto à satisfação e ao desenvolvimento do trabalhador ampliaram-se para incluir um foco no crescimento e na sobrevivência das empresas. De acordo com a abordagem dos sistemas abertos, toda empresa é um sistema aberto.

Em conjunto, estas duas noções formam os sistemas abertos: empresas, cujos subsistemas conseguem dar conta do ambiente circundante, podem continuar em atividade, ao passo que as organizações cujos subsistemas não o conseguem não sobrevivem.

                                                                                                                4

De acordo com CHIAVENATO (1987):

Sistemas fechados são os sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circundam, pois são herméticos a qualquer influencia ambiental. Sendo assim, os sistemas fechados não recebem nenhuma influencia do ambiente e, por outro lado, também não influenciam o ambiente. A rigor, não existem sistemas fechados, na acepção do termo.

Os autores têm dado o nome de sistemas fechados, aqueles sistemas cujo comportamento é totalmente programado e que operam com muito pequeno intercâmbio de matéria e energia com o meio ambiente. Também o termo é utilizado para os sistemas totalmente estruturados, onde os elementos e relações combinam-se de uma maneira peculiar e rígida produzindo uma saída invariável             

A busca para novas informações está aumentando cada vez mais. Sendo um ponto muito positivo para as organizações, por estarem procurando melhorar os seus produtos e/ou serviços ou buscando novos.

Para que isso ocorra deve ser levado em consideração, todas as idéias, sugestões dos colaboradores, e ter a mente aberta para abraçar novos desafios. Não só isso, mas também pôr suas idéias em prática, pois não resolve ter uma novidade e não usá-la.

A inovação no Brasil ainda é pouco incentivada, mesmo tendo altos recursos para propagá-la melhor. De acordo com Maristela Duarte, “o Brasil precisa de novas boas idéias para ser mais valorizado pelos outros países, acrescentando que deve facilitar mais a entrada de pessoas no mundo dos negócios”.

A exploração com sucesso de novas idéias se dá pelo fato da competitividade entre as empresas. E todos têm a ganhar com isso, pois inovações geram novas parcerias, conseqüentemente mais empregos e um maior faturamento para a empresa.

Assim sendo, inovar é essencial para as organizações crescerem, pois precisamos sempre estar modificando e qualificando os nossos produtos pensando no futuro e no novo por que não adianta copiar alguma coisa que é passado, que já foi inovadora. Visto que uma inovação deve ser motivada e posta a disposição e analisada de forma coerente para se tornar um sucesso.                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (129.7 Kb)   docx (177.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com