TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.463 Palavras (6 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

EAD – Unidade Porto Seguro

Gestão Pública

          Comportamento Organizacional – Técnicas de Negociação

Guilherme Fernando dos Santos   RA: 2800771300                          

Desafio Profissional

Tutor(a): Rúbia Tatiane da Luz Silva

Porto Seguro-Ba, 15 de abril de 2015

SUMÁRIO:


1. INTRODUÇÃO.
2. MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES DA NEGOCIAÇÃO.
2.1 PERFIL DOS OPONENTES.
2.2 PERFIL DO NEGOCIADOR.
3. HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES SEGUNDO O MODELO DE JUNG.
3.1 PONTOS A SEREM NEGOCIADOS.
3.2 CONHECIMENTOS DA CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL.
4. ACORDOS FIRMADOS NA REUNIÃO ENTRE AS PARTES ENVOLVIDAS NA NEGOCIAÇÃO.
5. DESFECHO DO ACORDO .                                                                                           6. REFERÊNCIAS.

INTRODUÇÃO.

A gravadora de música JS MUSIC representada pelo o Srº Jorge Andrade tem como objetivo a construção de uma nova sede, em um bairro de classe média numa cidade do interior do Estado de São Paulo, visando ampliar as suas instalações para melhor atender seus clientes e com isso trazer melhorias para a região.
Em contra partida temos a associação de moradores do bairro representada pelo o Sr.Carlos, que não aceitam a ideia da instalação da referida gravadora na localidade, alegando que isso perturbará a ordem pública e a tranquilidade dos moradores do bairro.
Por fim essa negociação tem como objetivo encontrar a melhor solução para o conflito, e conseguir um ponto de convergência de posturas, ideias e opiniões, visando um acordo que seja favorável para ambas às partes.

MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES DA NEGOCIAÇÃO.

Carlos Henrique, líder da associação de moradores, formado em administração, tem o objetivo de impedir a construção da gravadora, alegando que irá perturbar a ordem pública do bairro e apresentam para isso os seguintes argumentos: barulho excessivo, questões relacionadas a infraestrutura do trânsito e segurança do bairro, cabe ressaltar a mentalidade e a postura conservadora dos moradores do bairro, que em sua maioria são indivíduos de terceira idade, que prezam pelo tranquilidade e sossego da localidade e que possuem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.

PERFIL DOS OPONENTES.

REPRESENTANTE DOS MORADORES DO BAIRRO:

Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a Construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da Ordem Pública
Argumentos: Barulho, Segurança, e Infraestrutura (trânsito)
Informações relevantes: Público conservador e questionador, que prezam pelo sossego tranquilidade do bairro, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.
Estímulos de Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.

REPRESENTANTE DA GRAVADORA JS MUSIC.

Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de Negócios que possui experiência em negociar em meio a conflitos.
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.
Alegação: O empreendimento trará progresso e melhorias para o bairro.
Estímulos a Negociação: Pode contribuir para diversas melhorias no bairro, que abrangem as esferas de segurança, infraestrutura do trânsito, e aspectos culturais.

HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES SEGUNDO O MODELO DE JUNG.

Segundo modelo de JUNG, os moradores do bairro souberam das instalações da gravadora no local, através do líder da associação Sr. Carlos Henrique, assumiram uma posição restritiva, na qual estão pensando em seus próprios interesses, sem levar em consideração as necessidades da Gravadora e do bairro, onde a empresa planeja trazer progresso e benefícios com suas instalações.
Os moradores através do Sr. Carlos Henrique são contra o empreendimento e não aceitam a instalação da gravadora, alegando que com a instalação da empresa haverá perturbação aos moradores devido ao barulho, trânsito intenso, segurança com o fluxo de artistas renomados no cenário musical que irão transitar pelo bairro.
Outro questionamento dos moradores é que com a instalação da empresa irá tirar a tranquilidade oferecida pelo bairro aos moradores que na sua maioria são de terceira idade, e que necessitam de descanso, e de que o progresso oriundo das instalações da gravadora é desnecessário.
Diante das reivindicações e dos argumentos apresentados pelos moradores para a não instalação da empresa no bairro, o Sr. Jorge Andrade, gerente de negociação da Gravadora, nomeado porta voz da empresa para as negociações com o representante dos moradores, vem defender a instalação do novo empreendimento na cidade e no bairro, apresentando uma proposta para negociação amigável sem prejuízo para ambas as partes.
O Sr. Jorge Andrade, baseado no modelo Jung tem um perfil de confrontador, sendo favorável e defendendo a instalação da Gravadora, apresentando propostas para reafirmar os pontos de vista da gravadora, e assume uma postura compreensiva em relação aos questionamentos dos moradores, com isso mostra os pontos fortes do projeto, eliminando indagações desnecessárias como o problema do barulho excessivo, sendo apresentada a forma como a empresa trabalha com dispositivos para impedir a propagação do som.

PONTOS A SEREM NEGOCIADOS.


Após estudos realizados em um bairro de classe média em uma cidade do interior de São Paulo, levando em consideração pesquisas de localização, ambiente e custos, a gravadora de grande porte insiste em construir suas novas instalações na localidade, apresenta através de seu negociador plano de proposta aos moradores visando manter uma boa relação com os mesmos. Apresenta proposta de melhorias na infraestrutura do bairro, que seja adequada as instalações da gravadora.


Proposta da Gravadora:

Para eliminar o problema com o barulho a empresa trabalha com tecnologia de ponta, será realizada demonstração de abafamento de ruídos para os moradores, convidando o representante e outros moradores para fazerem uma visita na matriz da gravadora a fim de verificarem a eficácia dos equipamentos de isolamento acústico. 

Itens de segurança serão instalados, bem como câmeras de monitoramento e vigilância diurna e noturna com vigias contratados pela empresa.

No que se refere à infraestrutura de trânsito serão instaladas sinalizações e semáforos, será negociado com a secretaria responsável da prefeitura a possibilidade de uma obra para construção de um retorno na rodovia para melhoria do acesso dos veículos ao bairro. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (179.5 Kb)   docx (89.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com