TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional

Por:   •  3/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.399 Palavras (18 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Desafio de Aprendizagem

Comportamento Organizacional

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Aline Nogueira Graça - RA 3831694069

Ana Regina C. Santos - RA 4300067012

Mileide Alves e Souza - RA 3856651569

Silvana Regina F. Gagliano - RA 4300067010

Simone Rossi Cao - RA 4342825701

São Caetano do Sul / SP

2012

INTRODUÇÃO

Comportamento organizacional é o estudo das relações dos indivíduos dentro das organizações. Podemos afirmar que há muito mais detalhes, que são notados o aprofundamento do estudo na matéria. Há envolvimento das relações de chefe com os subordinados; dos colegas de trabalho; com os fornecedores; das equipes; nível educacional dos envolvidos; ética; mudanças; inovação; motivação e personalidade dos envolvidos.   Com esse desafio, pretende-se sintetizar os assuntos mais importantes da disciplina de comportamento organizacional, de modo que esses assuntos sejam entendidos de forma clara e simples, servindo de acréscimo de conhecimento para os futuros administradores. A importância da satisfação e da qualidade do ambiente de trabalho; Planejamento: metas, estratégias e planos para integrar e coordenar as atividades; Organização: descrição das tarefas e atribuição dos papeis; Liderança: dirigir e coordenar as pessoas; Controle: monitorar o desempenho da organização. Comportamento Organizacional É o campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional; É importante compreender que o CO não busca leis válidas universalmente, uma vez que compreende que o comportamento humano é influenciado pelas condições situacionais ou contingenciais. Objetivos do Estudo do Comportamento Organizacional Explicação: busca explicar as causas de determinado comportamento realizado. Previsão: seu foco está na previsão de eventos futuros. A partir do estudo atual, se busca imaginar o comportamento em um determinado cenário potencial, possibilitando a antecipação das dificuldades e o controle do comportamento. Controle e modelagem: o controle visa à realização de um comportamento desejável. A modelagem envolve um processo de aprendizagem e de mudanças comportamentais visando o desempenho do comportamento desejável.

CAPÍTULO 1

1 – Definição Sobre Comportamento Organizacional.

  1. - Comportamento organizacional.

“Comportamento Organizacional se trata de uma área de especialidade administrativa que estuda três determinantes comportamentos das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria das organizações. O Comportamento Organizacional foca nas atitudes e ações do ser humano com as finalidades de ter impacto no desempenho de empresas melhorando setores produtivos, rotativos, administrativo e na cidadania organizacional. O Comportamento Organizacional é muito importante para o gestor geral da empresa, lembrando que um funcionário motivado desempenha mais suas atividades na empresa e melhora sua produtividade.

Para poder compreender melhor o Comportamento Organizacional pesquisadores e praticantes teriam que pesquisar outras disciplinas para poder ter mais informações como, por exemplo: Psicologia, Sociologia Antropologia e Ciência Política.

Segundo o autor Robert P. Vecchio, o Comportamento Organizacional envolve o campo psicológico, a personalidade de um colaborador e o principal motivo que o influenciara nas decisões dentro de uma organização, outro ponto que ele coloca é que a preocupação principal com os indivíduos prevalece para uma organização ser mais eficaz, e não entrando nos méritos técnicos e financeiros como forma de obter um crescimento maior.

Já os autores Wagner e Hollenbeck, o Comportamento Organizacional busca a análise do comportamento humano, através da previsão, explicação, compreensão e modificação dentro das organizações, eles acreditam que a estimulação deve ser com diálogo e ações imediatas para resolução de problemas ou mudanças positivas.

Comparando os dois autores podemos perceber que os seres humanos são considerados como principal preocupação dentro das organizações, e que através dos diálogos podemos chegar às soluções de problemas, evitando abalar o psicológico dos colaboradores, e isso gera comprometimento do colaborador, e consequentemente o crescimento das organizações. Podemos dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta no desempenho das empresas. Como esse estudo está voltado especificamente para situações relacionadas com o emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.”

 (Caravantes)

  1. – Sistemas Abertos e Sistemas Fechados.

“Sistemas Fechados - não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, sendo assim não recebem nenhuma influencia do ambiente e por outro lado não influenciam. Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora. Ex: A matemática é um sistema fechado, pois não sofrerá nenhuma influência do meio ambiente, sempre 1+1 será 2. 

Sistema Estático Simples - Trata-se de onde vivemos Planeta Terra ou Sistema Solar;

Sistema Dinâmico Simples – Tratado como mecanismo de relógio é considerado estrutura teórica de algumas disciplinas como Física, Química etc..

Sistema Cibernético Simples – Trata-se de uma estrutura termostato, permite manter comunicação e integração de informações causando equilíbrio dentro dos limites estabelecidos.

Sistemas Abertos - são os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, por meio de entradas e saídas. Os sistemas abertos trocam matéria, energia e informação regularmente com o meio ambiente. São eminentemente adaptativos, isto é,para sobreviver devem reajustar-se constantemente as condições do meio.

Sistema Aberto Auto-Regulável – Um sistema onde a vida é diferenciada da não vida e os processos de mudanças de cada uma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (220 Kb)   docx (54.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com