TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional

Por:   •  27/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.154 Palavras (9 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP - GUAICURUS[pic 2]

                  CURSO: ADMINISTRAÇÃO

                  DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

                  PROFº: MARIA CRISTIANE VINHOLI DE BRITO      

                  ALUNOS:  CLAUDIO DE SOUZA MOTA                         RA: 365846

                                        RUBENS ANTÔNIO DE OLIVEIRA                RA: 369472

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

CAMPO GRANDE, MS

20 DE ABRIL DE 2012.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP GUAICURUS[pic 3]

ALUNOS:

CLAUDIO DE SOUZA MOTA                RA: 365846

RUBENS ANTÔNIO DE OLIVEIRA        RA: 369472        

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentado a Professora Maria Cristiane Vinholi de Brito da disciplina Comportamento Organizacional da turma N 10, 1º Bimestre , turno Noturno do curso de Administração.

CAMPO GRANDE, MS

20 DE ABRIL DE 2012.

                                                       SUMÁRIO
Introdução    .........................................................................................................1 Capítulo 1
Comportamento Organizacional   .........................................................................2
Capítulo 2
Inovação   .............................................................................................................3
Capítulo 3
Trabalhar em equipe: Uma vantagem competitiva   .............................................4
Capítulo 4
Percepção e Comunicação   .................................................................................5
Conclusão   ...........................................................................................................6
Referências Bibliográficas  ...................................................................................7

Introdução        

    O comportamento organizacional e um dos temas mais estudados atualmente em gestão de pessoas numa empresa, ainda assim, permanece como um dos aspectos mais preocupantes do cotidiano das organizações.

     A personalidade, percepção, motivação, atitudes, gestos, palavras, expressões, comportamento grupal e outros, tudo estuda o comportamento individual do ser humano suas causas e consequências motivacionais, como principais metas do CO que são explicar, prever e controlar o comportamento.

    Uma das principais funções dos funcionários de uma organização e cumprir metas, com prazos estabelecidos, da melhor forma possível e com o menor número de erros. Nesse processo estão envolvidos a eficiência e eficácia, unindo-os são essenciais para o cumprimento desejado, porém nem todos possuem. A eficácia é indispensável para o trabalhador, apresentar os resultados esperados, e o que as empresas exigem. Para um trabalhador ideal seria com eficácia e eficiência juntos, pois, apresentar os propostos resultado em curto prazo, com qualidade e sem cometer erros seria bom.

    Lidar com os processos emocionais dos funcionários nas organizações requer uma tarefa complexa, porém necessária. Para uma boa compreensão dos aspectos comportamentais observados nas organizações é necessário conhecer as principais ideias e estudos sobre o tema.

    No presente trabalho serão expostas as abordagens teóricas mais relevantes, conceitos e a importância para o comportamento organizacional. Por fim, será feito um levantamento onde se pretende relacionar as qualidades essenciais para elevação de uma empresa através do comportamento organizacional.

Capítulo 1        

Comportamento Organizacional

    O Comportamento organizacional é o ambiente humano, um conjunto de sentimentos favoráveis ou desfavoráveis com os quais os colaboradores vêem seu trabalho. Não pode ser tocado ou visualizado, porém pode ser percebido e mensurado em seus diversos aspectos. Significa ao mesmo tempo, percepção e reação; é possível, portanto, imaginar o impacto de um clima negativo sobre o desempenho das pessoas, e a longo prazo, da própria organização. As variáveis do clima organizacional identificam à forma pela qual o indivíduo percebe seus colegas, a supervisão, as políticas organizacionais, pressão a altos padrões de desempenho, a comunicação entre empregados e supervisor e o grau de risco na tomada de decisão administrativa.

    Chiavenato (1999, p.304), define que Comportamento Organizacional é o estudo da dinâmica das Organizações e como os grupos e pessoas se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Como a organização é um sistema cooperativo racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõe coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam.

    De acordo com Wagner III e Hollenbeck(2003, p.6 e7), Comportamento Organizacional e um campo da pesquisa que ajuda a prever, explicar e possibilitar a compreensão de comportamentos humano nas Organizações. O Comportamento Organizacional tem suas origens no final dos anos de 1940 quando os pesquisadores das áreas de psicologia, sociologia, ciência política, economia e de outras ciências sociais procuravam desenvolver uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais.

SISTEMAS FECHADOS

 SISTEMAS ABERTOS

*As pessoas são preguiçosas e indolentes.

*As pessoas são esforçadas e gostam de ter o que fazer.

*As pessoas evitam o trabalho.

*O trabalho é uma atividade tão natural como brincar ou descansar.

*As pessoas evitam a responsabilidade, a fim de se sentirem mais seguras.

*As pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios.

*As pessoas precisam ser controladas e dirigidas.

*As pessoas podem ser automotivadas e autodirigidas.

*As pessoas são ingênuas e sem inciativa.

*As pessoas são criativas e competentes.

Fonte: Idalberto Chiavenato, Introdução a Teoria Geral da Administração, 1999, p.293.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (160.2 Kb)   docx (73.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com