TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 5

Comportamento Organizacional

Atividade de portfolio 4° semana

Conhecido como o estudo e ciência que investiga o impacto  da ações e comportamentos do indivíduos e das organizações, o comportamento organizacional pode ser definido simplesmente  pela sua grande importância no desenvolvimento do comportamento humano, dentre atitudes que definem se esse comportamento afeta ou não de forma geral o ambiente organizacional. Um fator muito importante de que influencia diretamente o comportamento organizacional esta ligado a motivação,  hoje o mercado esta cada vez mais exigente e para isso a preparação profissional  são essenciais, para o profissional a motivação empresarial e entendida como um incentivo que o individuo possui para atingir metas e objetivos na empresa. A Satisfação pode ser entendida também como um fato também que influencia pois satisfação esta muito mais além das atividades cotidianas e obvias da pessoa na empresa e sim segundo Robbins (2005, p66) é atitude geral de alguém em relação ao trabalho que realiza, a convivência com os colegas de trabalho e superiores, o respeito as regras e politicas organizacionais, o alcance de padrões de desempenho, a aceitação de condições de trabalho geralmente abaixo do ideal e outras coisas do gênero. Robbins entendia também que  as variáveis dependentes são como os fatores-chave que  explica ou prever e que são afetados por outros fatores. A produtividade, o absenteísmo, a rotatividade e a satisfação com o trabalho são bem enfatizadas como as variáveis dependentes básicas no comportamento organizacional.

1° Produtividade- Uma organização produtiva  consegue atingir seus objetivos e suas metas,  uma das maiores preocupações no estudo do comportamento organizacional é a produtividade pois é preciso descobrir quais são os fatores que influenciam na eficácia e sucesso dos indivíduos, dos grupos e da organização de forma geral.

Absenteísmo – essa variável esta relacionada a falta  do funcionário ao trabalho. Para uma organização atingir seus objetivos, é indispensável que o colaboradores compareçam para trabalhar, existem situações que não são prejudiciais à organização, pois  situações como em questão de saúde em que é melhor para a organização que eles faltem ao trabalho em vez de apresentar um desempenho ruim.

3° Rotatividade – essa variável esta relacionada  a  saída e entrada de pessoas da organização, de forma voluntária ou involuntariamente. Questão que dever ser estudada pois a rotatividade pode prejudicar a empresa.

4° Satisfação com o Trabalho -  bom essa variável pode ser definida mais como uma atitude do que um comportamento, como já dito a satisfação vai além das atividade cotidianas, embora haja bastante evidência de que os colaboradores satisfeitos são mais produtivos que os insatisfeitos.

Ao se determinar as variáveis dependentes chegamos as às Variáveis Independentes. Robbins (2002, p.23) sugeriu  a organização destas variáveis em três níveis

Variáveis no nível do indivíduo- essa variável esta relacionada aquelas pessoas possuidoras de determinadas características, que acabam influenciando no seu trabalho, características essas como idade, sexo, estado civil, personalidade, valores e atitude, nível de conhecimento, etc.

Variáveis no Nível do Grupo – relacionada a comportamento em grupo, o mesmo não pode ser entendido como somatória de ações. Assim  o comportamento das pessoas em um grupo é diferente de quando elas   estão sozinhas, quando as em grupos as pessoas acabam  influenciadas pelos comportamento que são esperados, o que as outras pessoas consideram padrões aceitáveis de comportamento. Deste modo o a aspecto a se estudar e o entendimento da formação de equipes eficazes de trabalho, liderança e comunicação.

3° Variáveis no Nível do Sistema Organizacional- a assim como os grupos as organizações representam, O desenho da organização formal, os processos do trabalho e as funções, as políticas e práticas de recursos humanos da organização e a cultura interna, tudo isso tem impacto sobre as variáveis dependentes.

De forma geral podemos entender que o comportamento organizacional possui um conceito muito amplo de cultura além de ser a essência por traz dos negócios.  Segundo a definição de Schein (1985, p.8-9)
"Cultura é a experiência que o grupo adquiriu à medida que resolveu seus problemas de adaptação externa e integração interna, e que funciona suficientemente bem para ser considerada válida. Portanto, essa experiência pode ser ensinada aos novos integrantes como forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas". Mas para se descrever e pesquisar a cultura de uma organização é preciso  buscar e recuperar suas propostas, visão de mundo, metas, identificar os principais períodos de formação da cultura. Estes períodos são marcados por aspectos visíveis desde o vestuário a os valores das pessoas presentes que cooperam dentro da organização. O clima organizacional e algo muito importante a ser lembrado pois ele é um objeto de estudo com a principal função de compreender as necessidades e percepções dos colaboradores, em busca de melhorar cada vez mais a satisfação dos membros da empresa e tornar o ambiente mais agradável onde todos estejam trabalhando em harmonia. Assim um bom clima dentro da empresa contribui diretamente para seu desenvolvimento e alcance de metas. Os gestores dentro da organização devem exercer seu papel de forma eficaz para que não ocorra problemas com a própria produção e administração, realizar uma boa gestão é muito importante, mas para isso o gestor deve saber liderar, ter boas estratégias, saber lidar com as pessoas, ser estratégico e justo, investir sempre em conhecimentos, saber executar seus planos, etc..  com um mercado cada vez mais exigente a seleção de funcionários ficou cada vez mais criteriosa, pois as empresas buscam pessoas empenhadas e com muita garra e força de vontade, uma pessoa que sempre busca adquirir mais conhecimento e  possui alta confiança, responsabilidade e empenho possui um potencial a mais que outros candidatos para uma vaga de emprego, assim para seleção de um cargo o profissional deve possuir os requisitos adequados para preencher a vaga. O comportamento organizacional trata-se de uma área de especialidade assim investiga os impactos que os indivíduos e grupos possuem dentro da organização, assim o mesmo esta ligado diretamente e indiretamente desde uma contratação, a uma demissão, o meio organizacional, o clima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (148.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com