TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.035 Palavras (9 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 9

Anhanguera Educacional – Pólo Marabá

Administração

Comportamento Organizacional

Conceitos de Comportamento Organizacional

Professora: Cristiane Vinholi de Brito

Marabá, 21 de Abril de 2012.

Índice

  1. Introdução.......................................................................................................................1
  2. Desenvolvimento............................................................................................................2

2.1. Capítulo 01 – Conceitos de Comportamento Organizacional.................................2

2.2. Capítulo 02 – Efeitos da Inovação...........................................................................3

2.3. Capítulo 03 – Trabalho em Equipe..........................................................................5

2.4 Capítulo 04 – Percepção e Comunicação.................................................................6

  1. Conclusão........................................................................................................................7
  2. Bibliografia. ............................. ............................. ............................. .........................8

Introdução

O trabalho a seguir tem por objetivo expor e compreender o conceito de Comportamento Organizacional e enfatizar os efeitos da inovação, equipes e estilos de liderança, percepção e comunicação dentro das organizações, sob o ponto de vista de alguns autores e integrantes do grupo, para que assim possamos entender a importância das diversas dimensões do CO nas empresas e no espaço onde vivemos. A organização necessita de pessoas que realizem tarefas, e para a busca destes desafios, precisa encontrar estudos sobre o comportamento humano e suas motivações. Embora o estudo do CO no trabalho seja rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes, e as abordagens consideram várias situações para entender as relações de causa e efeito, assim examinando caso a caso relacionados com o ambiente de trabalho.

CAPÍTULO 01

Conceitos Comportamento Organizacional

O Comportamento Organizacional é uma ciência que estuda o Indivíduo em particular e também o Indivíduo em grupo com o objetivo de entender e aperfeiçoar suas habilidades no ambiente de trabalho de forma que tanto ele quanto a organização cresçam alcançando alto nível de produtividade e reduzindo absentismo, rotatividade além de promover cidadania organizacional. Esta é uma área muito valorizada nos dias de hoje e necessária no conhecimento dos administradores para que possam fazer uma boa gestão dentro do seu negócio ou ambiente de trabalho.

O CO consiste em três propósitos a seguir; Explicação: Identificação de causas ou razões para um determinado fato/fenômeno ter ocorrido; Previsão: é direcionada a acontecimentos futuros observando-se os resultados obtidos por meio de uma ação específica; E o Controle: que é um objetivo controverso, pois apresenta dificuldade no que diz respeito a monitorar o comportamento humano, o qual é integrante fundamental nas organizações, sendo assim a contribuição mais valiosa dentro do CO gerando eficácia.

Ao comparar as definições de John A. Wagner e Stephen P. Robbins vemos que:
Segundo John A. Wagner, o Comportamento Organizacional se divide em vários segmentos, comportamento micro, meso e macro organizacional e os apresenta da seguinte forma: Micro procura mostrar a produtividade da equipe de trabalho, o desempenho que apresentam nos cargos que ocupam e como se sentem nesse local de trabalho; Meso procura assimilar o comportamento das que compõem a equipe de trabalho, pela comunicação, sociologia da interação e a psicologia social; Macro demanda entender o comportamento da empresa como um todo, como objetivo de resolver problema, administrar suas atividades além de criar soluções para problemas que possam vir a acontecer.

Já para Stephen P. Robbins, o Comportamento Organizacional caracteriza-se por um estudo sistemático das ações e das atitudes das pessoas, uma área que deve fazer parte das organizações dos nossos dias, que exige dos seus subordinados um grande comprometimento com o resultado. Segundo Robbins, “a disciplina comportamento organizacional procura substituir as explicações intuitivas por um estudo sistemático, ou seja, busca evidências científicas obtidas sob condições controladas, medidas e interpretadas de maneira rigorosa para a atribuição de causa e efeito”.

CAPÍTULO 02

Efeitos da Inovação

“Inovação é o sucesso da análise de novas idéias.”

O conceito de inovação é bastante variado, dependendo principalmente, de como é aplicado. Sempre que inovamos, automaticamente estamos perto das realizações. De forma curta, considera-se que inovação é a exploração com sucesso de novas idéias. E sucesso para as empresas, por exemplo, significa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios. Dentre as várias possibilidades de inovar, aquelas que se referem a inovações de produtos ou processos, são conhecidas como inovações tecnológicas. Inovar envolve uma série de competências tecnológicas, mercadológicas e gerenciais. Outros tipos de inovações podem se relacionar a novos mercados, modelos de negócio, processos e métodos organizacionais, ou até mesmo a fontes de suprimentos.

As pessoas frequentemente confundem inovação e processos de inovação com melhoria contínua e processos relacionados a esse tema. Para que uma inovação seja caracterizada como tal, é necessário que seja causado um impacto significativo na estrutura de preços, na participação de mercado, na receita da empresa etc.

As melhorias contínuas, normalmente, não são capazes de criar vantagens competitivas de médio e longo prazo, mas de manter a competitividade dos produtos em termos de custo.

É preciso ter foco para se inovar o produto, de forma que o consumidor venha perceber suas modificações. Outra inovação é a de processo e produção ou serviço. Não gera necessariamente impacto no produto final, mas produz benefícios, geralmente com aumentos de produtividade e redução de custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (124.5 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com