TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.492 Palavras (10 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 10

Faculdade  Anhanguera De Joinville Unidade 1

Curso de Graduação Superior e Bacharelado em Administração

1ª Fase

Comportamento Organizacional

Álisson dos Santos  

RA: 6789401927

Jaqueline Machado

RA: 6397250930

Jessica Cristina Baptista

Ra: 6942013597

Professor: Imanir Lorena

Joinville

19/Abril/2013 

Introdução

Temos como objetivo neste trabalho definir alguns conceitos a respeito do comportamento organizacional, que nada mais é a avaliação dos colaboradores diante das mais variadas mudanças que a empresa acha necessário, graças às necessidades das pessoas, por vezes fúteis.

Existem as organizações, que unicamente visam o lucro, para que haja um bom rendimento no processo, deve-se assim haver uma determinada percepção no comportamento das pessoas, e como elas interagem com o ambiente interno e externo a empresa, que se não forem bem analisados podem levar a empresa para baixo, como também se forem bem planejados pode impulsionar o negócio até onde as expectativas já previam.

Isso pode ser um problema para o administrador, que se não souber usar as ferramentas certas, poderá ter baixa produtividade entre outros fatores desfavoráveis a empresa, pode ser estudadas estas ferramentas entre outro atributo dentro da disciplina comportamento organizacional que lida com a motivação, consequentemente a satisfação no trabalho, rendimento, capacidade de liderança, comunicação eficiente.Se isso for bem trabalhado, gerará eficiência, eficácia, contudo a efetividade.

Capitulo 1

Conceito: Comportamento Organizacional

Existem varias definições sobre comportamento Organizacional, pois podemos entender de várias formas. Mas vamos deixar uma bem clara que seria: O Comportamento Organizacional é  uma aréa no qual é estudada dentro da metodologia de Administração, que avalia as atividades causadas pelos individuos que tem uma empresa.

E a função que ele desempenha durante a organização na vida de um ser humano é consideradamente regular, pois modelam o jeito de agir dos membros de uma sociedade, que podem influenciar alguma necessidade ou motivos de um individuo em diferentes organizações, ou ate mesmo em alguns grupos da mesma. E com isso leva uma iniciativa maior na produção deles, ou seja, respostas estrátegicas e rápidas numa administraçãoo sortida. Isso é resultado da complexão e do desempenho em atingir algumas pressões sociais, economicas, culturais, tecnologicas e politicas na sociedade.

Então ocomportamento organizacional é um estudo que visualiza o comportamento do ser humano, atráves das suas ações e atitudes, podendo ser formada em um grupo, aonde ele trabalha, ou seja, no ambiente organizacional. E o objetivo dele é superar suas expectativas na sua produção, reduzindo a ausencia do trabalhador no seu trabalho e promovendo mais a cidadania organizacional estre os individuos.

E com base nisso podemos descrever algumas caracteristicas como:

  • Elemento para o crescimento na formação do administrador;
  • Uma aplicação da ciência;
  • Resulta do conhecimento de várias aréas como: psicologia, sociologia e administração;
  • Representação gradual de várias escolas de pensamento;
  • Uma abordagem integrativa;
  • Ligação entre os quatro tipos de comportamentos;
  • Procupa com a satifasção do trabalho, se é eficaz ou eficiente.

E para garantir que o comportamento organizacionar se definia com esse conceito, fomos atras de mais resultado, no qual tivemos a comprovação da pesquisa em alguns livros que  abordavam esse assunto, que dizia o conceito de comportamento organizacional de várias formas, mas chegavam num mesmo resultado, que seria, o comportamento organizacional, é gerado pela ação, atitude e também pelo comportamento de um individuo na sociedade, para que com esses atos gere uma organização no seu trabalho ou em tudo que você for fazer, se tem organização o resultado será positivo concerteza, algo bem organizado so terá sucesso. E isso tem um intuito de atingir uma produtividade, aonde reduz o absenteismo e promove aos cidadões uma sociedade mais organizada.

Portanto, para ter um bom comportamento organizacional, devemos saber alguns principios e como fazer o bom uso deles dentro do nosso ambiente de trabalho, para que ocorra tudo bem, com um trabalho de qualidade, que mostra uma produtividade, que você alcançou sua meta, ou até mesmo superou ela, com sua capacidade. Então de sempre seu melhor em tudo o que for fazer, pois mais tarde você será recompensado de alguma forma, pode ter certeza.

E para concluir isso vamos fazer uma comparação do Sistema Aberto e Fechado do Comportamento Organizacional.

O sistema aberto interage com o ambiente, por exemplo: a pessoa so trabalha num local, com as mesmas coisas,e se a pessoa sair dali não vai conseguir trabalhar da mesma forma em outro ambiente. Sendo assim eles tem relações com o ambiente que trabalha, por meios das influencias recebidas e das influendas deixadas. E no sistema aberto, existem permutas da empresa com o meio externo, tudo interfere no ambiente se acontecer algo.

E já no sistema fechado, não interagem com o ambiente, independentemente do local ele funcionara, ele irá existir. Pois não depende daquela coisa para ser realizado. Sendo assim ele não recebe influencias do ambiente e nem o influencia de nenhuma maneira, pois não recebe nenhum recurso externo e além disso não produz algo para enviar para fora. Ex: Matemática

Se a soma for 4, pode fazer qualquer conta que o resultado tem que dar 4 daquela soma. Ele não muda.

Então nos sistemas de empresas fechadas não existem mudanças da empresa com o meio ambiente externo que está a sua volta, as mesmas são  indiferentes a qualquer influencia ambiental, nada o interfere da sua existencia.

Capitulo 2

Conceito de Inovação

        Foi realizado uma  pesquisa com  pessoas de diferente faixa etaria na sociedade, com objetivo de obter um resultado do que seria inovação para elas. Levamos ate elas um questionario com cinco conceitos diferentes de inovação para que elas assinalassem a que mais se identificava com seu conceito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (340.5 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com