TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional - Comunicação

Por:   •  24/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  2.068 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Aline Torres da Silva                                                 23/10/2017

Questões Disciplina: Comportamento Organizacional

1. “A comunicação ineficaz é culpa do emissor”. Você concorda com esta afirmação? Justifique sua opinião.

Concordo parcialmente. A maior responsabilidade do sucesso ou insucesso da compreensão da mensagem parte do emissor, porque é ele que concentra a informação inicial e possui o poder de decisão de como realizará a transmissão da mensagem. Por outro lado, os demais elementos da comunicação precisam funcionar e o receptor precisa estar apto a decodificar de maneira correta o que está sendo dito.

2. O que você pode fazer para aumentar a probabilidade de fazer com que seus comunicados sejam recebidos e compreendidos da maneira que você pretende?

Há vários mecanismos que auxiliam na transmissão das mensagens com eficácia. Esses meios variam de acordo com o canal utilizado e com a necessidade do emissor. Um deles é a estratégia de saber quem é o interlocutor, ou seja, quem será o público alvo a que se destina a mensagem. Com isso, é possível selecionar a linguagem a ser utilizada. Por exemplo, caso se pretenda direcionar a mensagem para pessoas com grau de instrução fundamental, não é aconselhável utilizar uma linguagem muito rebuscada ou técnica.

3. Como os executivos podem usar a rede de rumores em seu benefício?

Não se pode negar a existência de um sistema informal de comunicação dentro das organizações – a famosa rádio peão. Trata-se de uma realidade corporativa decorrente da condição natural do ser humano: querer saber o que está acontecendo e procurar meios para sua segurança. O rumor se mantém enquanto os desejos e expectativas que geram a incerteza dos colaboradores não forem atendidos, ou enquanto a ansiedade não for reduzida. A rede de rumores merece ser bem compreendida.

Para os executivos, essa rede pode ser uma fonte de informações, funcionando como um termômetro que indica como os funcionários veem a empresa. Também é possível que a liderança formal se alie à organização informal em prol de obter e disseminar informações benéficas em relação aos interesses da empresa.

4. Utilizando o conceito de riqueza de canal, dê exemplos de mensagens que podem ser transmitidas com melhor eficiência por e-mail, por comunicação face a face e pelo boletim informativo da empresa.

A comunicação eficaz depende de veículos que sejam adequados para o teor das mensagens que estão sendo enviadas.

Comunicação face a face: uma conversa séria entre um gerente e um funcionário sobre uma falta ou indisciplina grave jamais poderia ser feita por e-mail ou outro recurso escrito. Nem sempre as palavras (textos) dão conta de uma situação delicada. Nesse contexto, há perigo de haver ruídos e falhas na interpretação das mensagens.

Comunicação por meio de e-mail: geralmente é um veículo “frio” que deve transmitir somente informações técnicas e operacionais das organizações. Por exemplo, informações instrutivas referentes a ordens de serviços; formalização de relação de patrimônio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com