TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional/Visão Sistêmica/Mudança

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

               FACULDADE ANHANGUERA DE VALPARAÍSO – FAV[pic 1]

       Curso de Administração de Empresas-1ºB

Comportamento Organizacional/Visão Sistêmica/Mudança.

Uma importante definição de comportamento organizacional citada no PLT escrito pelo autor John Ivancevich com algumas modificações dos autores do PLT Geraldo R. Caravantes, Cláudia B. Caravantes e Mônica C. Kloeckner no qual achamos esplêndida a definição de comportamento organizacional é: O comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ação dos trabalhadores; o efeito dos trabalhadores sobre a organização, seus recursos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade. É o comportamento humano no seu ambiente, é interagir, organizar, prever, disciplinar e ter o essencial controle do seu comportamento dentro de determinada organização.  

Pra Dubrin (2003) ele complementa a teoria que comportamento organizacional é o estudo do comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, como se interagir com as outras pessoas do mesmo convívio profissional e como a empresa se relaciona com estes colaboradores, sendo que o processo do trabalho administrativo jamais pode ser entendido como conteúdo do mesmo.

Podemos definir Comportamento Organizacional como um costume de pai para filho ela e passada, com a intenção de melhorar o convívio nas empresas e agradar os clientes, criar um clima saudável entre empresa e colaborador e importante para um desenvolvimento melhor para ambos no ambiente de trabalho pra isso e preciso ter ética, criatividade, organização, eficácia e comprometimento.

O conceito de Visão Sistêmica, depois de uma pesquisa realizada em grupo, tem que se adequar a realidade e entender a organização, assim sendo um sistema integrado. Segundo Capra (1996), a realidade é uma visão sistêmica que não pode ser solucionada isoladamente, mesmo sendo interligados eles são interdependentes. O conceito consiste na habilidade, no conhecimento do conceito em entender os sistemas de acordo com a abordagem. Visão sistêmica consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo.

A visão sistêmica é formada a partir do conhecimento do conceito e das características dos sistemas.

Visão sistemática é a capacidade de identificar as ligações de fatos particulares do sistema como um todo. É contextualizar as partes para se entender o funcionamento de um todo, estudar as partes levando em consideração o seu papel na estrutura do todo.Abordagem sistêmica foi desenvolvida a partir da necessidade de explicações complexas exigidas pela ciência.

Em uma entrevista o escritor e palestrante Mário Persona feita pela a Revista Supermercado Moderno disse que a mudança é uma característica da natureza como um todo, tanto da realidade que nos cerca como de nós mesmos. Tudo ao nosso redor está em constante mudança e nós mesmos temos em nossa índole natural, essa tendência de mudar, de buscar coisas novas, de explorar novos mundos. Um gestor de uma empresa tem que preparar seus funcionários diariamente para eventuais mudanças, sabemos que às vezes sair da rotina não é fácil, ter alguns tipos de mudanças podem ser boas ou podem ser problemas futuros por isso e preciso ter clareza, entendimento e mostrar que essa mudança trará frutos bons para todos. Temos que nos adaptar diariamente com as mudanças pra isso precisamos quebrar paradigma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com